O verão chegou. Vendedores de sorvete e professores estão se alegrando, mas pense no seu smartphone - o verão traz muitos inimigos para nossos dispositivos confiáveis. O calor é o maior perigo, mas a areia e a água também podem ser perigosas.
- Os novos smartphones estão superaquecendo, mas quem é o culpado?
- Como resfriar um telefone quente
Seguindo a noção de que é melhor prevenir do que remediar, reunimos algumas das melhores maneiras de proteger seu smartphone e impedir o superaquecimento. Porque enquanto você pode se cuidar com bastante protetor solar e hidratação regular, essas são técnicas que você deve evitar quando se trata de tecnologia. Tente estes em vez disso.
1. Carregue seu telefone corretamente
Este parece bastante simples, mas existem boas maneiras de cobrar e maneiras ruins de cobrar. Alguns deles provavelmente estão listados no manual do usuário há muito esquecido, mas aqui estão algumas diretrizes gerais a serem seguidas. Aqui estão alguns conselhos mais úteis sobre como economizar bateria.
Em primeiro lugar, certifique-se de que seu smartphone está fora do estojo e longe de qualquer outra coisa que possa causar o aquecimento da bateria. Uma bateria submetida a condições de calor não dura tanto quanto outras e, em casos extremamente raros, pode até causar uma explosão.
Também é melhor não carregar seu dispositivo por muito tempo no calor diurno. Portanto, por mais difícil que seja, talvez carregue até 70 ou 80% durante o dia e carregue totalmente o dispositivo à noite quando a bateria estiver descarregada.
2. Mantenha-o em local fresco e protegido
Todos nós entendemos a necessidade de procurar sombra de vez em quando no verão, mas também é importante para o seu telefone. A exposição prolongada à luz solar direta pode danificar a bateria e a tela. Tente evitar manter o dispositivo em um bolso apertado sempre que possível, principalmente se for provável que você fique suado. É muito melhor manter seu dispositivo em um bolso maior ou em uma bolsa ou bolsa onde possa mantê-lo fresco.
3. Cuidado com a praia e procure cobertura
Podemos amar a praia no verão, mas é repleta de perigos para nossos smartphones. Os maiores assassinos do Samsung Galaxy S5 foram água, poeira e areia - e você sempre terá pelo menos dois deles em abundância à beira-mar.
Portanto, o conselho aqui é direto:use seu dispositivo o mínimo possível na praia. Mas para aqueles que não suportam deixar uma cena de praia sem Instagram, vale a pena considerar uma tela de proteção. Pode não ser a escolha do purista ou do esteta, mas uma ligeira perda de capacidade de resposta parece preferível a uma perda total de funcionalidade.
4. Evite mergulhar
Um mergulho rápido no mar e um mergulho com os peixes (não à maneira da máfia) é uma perspectiva atraente, mas a água e os telefones não funcionam.
O conselho básico aqui, novamente, é bem simples - não molhe o telefone e verifique seus bolsos antes de mergulhar na água. Se você está pensando em levar o celular perto da bebida, invista em uma das muitas capas que funcionam debaixo d'água. Isso dá proteção ao seu dispositivo e tem o bônus adicional de que você pode obter algumas fotos espetaculares.
Uma solução potencial para superaquecimento
Se você seguiu todas essas dicas e seu smartphone ainda parece que acabou de sair da torradeira, provavelmente é hora de, literalmente, relaxar e evitar usá-lo por alguns minutos. É normal que os smartphones superaqueçam às vezes em condições de calor, mas há outras etapas que você pode tomar para tentar evitá-lo.
Se o dispositivo parar de funcionar corretamente, muitas vezes será um problema com o firmware. Uma das melhores maneiras de resolver o problema é Coolify. Veja o que você precisa saber sobre o aplicativo:
O que ele faz?
O Coolify evita o superaquecimento do telefone monitorando continuamente a temperatura ao seu redor e modificando os sistemas do telefone de acordo, principalmente durante o uso intensivo da Internet ou quando você usa um aplicativo pesado. Um efeito colateral do Coolify é que a vida útil da bateria aumenta. Ganha-ganha.
Como funciona?
Muitas pessoas podem ser céticas em relação ao aplicativo, talvez suspeitando que ele simplesmente fecha tarefas para liberar memória, mas esse não é o caso. Os desenvolvedores ajustaram o conceito 80 vezes e o Coolify agora pode alterar os parâmetros do sistema de um dispositivo de várias maneiras, incluindo a interação com a bateria. Esse nível de interação, naturalmente, exigirá permissões de root.
Para aqueles que usam ROMs personalizadas, o aplicativo pode variar em eficiência, dependendo de como as ROMs foram desenvolvidas, embora o Coolify seja compatível com 80% das ROMs personalizadas. Também vale a pena notar o quão silenciosamente ele funciona e quão pouca RAM é necessária para ser executado. Você quase poderia esquecer que estava funcionando se os benefícios não fossem tão óbvios.
Como posso usá-lo?
Coolify é simples de usar e projetado de forma intuitiva. Basta pressionar 'Turn On Normal Temp Protection' para começar, aceitar a solicitação de permissões de root e o processo de inicialização começará. Isso será seguido pela tela principal, onde você encontrará o gráfico de temperatura atual. Outras funções são acessadas através do botão de menu no canto superior direito da tela e incluem:
- Resfriando:um registro das datas e horários em que o aplicativo resfriou o dispositivo.
- Configurações:permite definir quando usar o aplicativo, se usar Celsius ou Fahrenheit e permitir notificações.
- Plano de fundo:altera o plano de fundo para uma das várias imagens predefinidas ou permite que você escolha qualquer imagem do seu telefone para formar o plano de fundo.
Não há dúvida de que Coolify é muito eficaz para controlar a temperatura de seus dispositivos e evitar o superaquecimento. Os fabricantes de smartphones também estão começando a fazer sua parte, tentando integrar processadores e hardwares que produzam o mínimo de calor possível.
Tradicionalmente, o fator mais importante no superaquecimento dos telefones, como os usuários do Galaxy S4 sabem muito bem, é o software de otimização. Parece que o Coolify pode corrigir esse problema, então experimente e veja o que você pensa.
Tudo isso deve dar ao seu smartphone a chance de aproveitar o verão tanto quanto você.
Se você tiver outras dicas ou experiências para compartilhar, informe-nos na seção de comentários abaixo.
Este texto é baseado em um artigo de Mattia Mercato para AndroidPIT Itália.