Como a experiência mostrou, todos os smartphones têm seus próprios problemas particulares, e o Galaxy S5 não é exceção. Se tivermos sorte, o problema é generalizado e a solução se torna rapidamente conhecida. Mas isso nem sempre acontece e alguns problemas só aparecem gradualmente ou após uma nova atualização do Android. Aqui estão os 10 problemas mais comuns do Samsung Galaxy S5 e como corrigi-los.
- Dicas e truques do Galaxy S5
- Atualização do Galaxy S5 Android:quando vou recebê-la?
- Compre agora:capas e capas para Galaxy S5 da Amazon
1. Meu Galaxy S5 está lento
Mesmo após a atualização do Galaxy S5 Android para o Lollipop, o TouchWiz ainda é um pouco lento. Uma coisa que você pode fazer com todo esse bloatware pré-carregado é desabilitar o maior número possível de aplicativos no Application Manager. Eles aparecerão em uma nova guia chamada Desativado e poderão ser reativados posteriormente, se desejar.
Você também pode tentar substituir o TouchWiz por outro iniciador mais rápido. Temos um ótimo resumo dos melhores lançadores Android que você pode escolher. Lembre-se de que quanto mais sinos e assobios um lançador tiver, mais lento ele será. Você também pode seguir nosso ótimo guia sobre como acelerar o Galaxy S5.
Se você quiser ficar com o TouchWiz, você pode desativar animações e transições, livrar-se do atalho de voz do botão Home S, descartar widgets em excesso, assumir o controle de seus aplicativos e serviços e limpar o cache do sistema ou do aplicativo. Instruções sobre como fazer tudo isso podem ser encontradas no link acima.
2. A bateria do meu Galaxy S5 acaba muito rápido
Nenhum guia de solução de problemas do S5 estaria completo sem uma seção de drenagem da bateria. O consumo de bateria é um dos problemas mais comuns do Galaxy S5. Todos nós já estivemos lá - com tanta frequência que dedicamos um artigo inteiro às dicas de bateria do Galaxy S5, então confira também. Se você quer apenas uma solução rápida, você pode tentar o seguinte.
Reinicie o telefone, limpe a partição de cache (as instruções estão no artigo vinculado), gerencie o tempo limite da tela e o brilho da tela e verifique se as outras configurações não estão acabando com a bateria. Se o consumo de bateria ocorrer após uma atualização do Android, convém criar um backup e redefinir a configuração original do Galaxy S5.
3. Minha câmera Galaxy S5 trava
Se você encontrar falhas na câmera do Galaxy S5, tente algumas opções. Primeiro, desligue o telefone e aguarde um minuto, depois reinicie-o. Este truque simples ajuda surpreendentemente muitas vezes.
Em segundo lugar, tente ativar e desativar a estabilização de vídeo. Esta foi uma correção inicial para o problema e pode ser acessada nas configurações da câmera. Basta acessar o aplicativo da câmera e tocar no ícone de engrenagem e, em seguida, tocar no bloco de Estabilização de vídeo até dizer 'Desativado'.
Em terceiro lugar, você pode precisar apenas limpar os dados do aplicativo para a câmera. Certifique-se de ter um backup de suas fotos e, em seguida, vá para Configurações> Gerenciador de aplicativos> Câmera e limpe o cache e os dados. Se isso ainda não funcionar, tente usar um aplicativo de câmera diferente da Play Store.
Se a câmera fechar inesperadamente, seguida da mensagem:'Falha na câmera' ou 'o aplicativo da câmera não está respondendo', as coisas são mais sérias. Este erro é um problema de hardware que afetou alguns S5s. Se o seu telefone for um deles, você precisará entrar em contato com a Samsung ou seu revendedor.
4. Meu Galaxy S5 está danificado pela água
O Galaxy S5 pode ser resistente à água, mas tem havido muitas pessoas que confundiram 'resistente à água' com 'à prova d'água' e alegremente deram um banho entusiasmado. Não surpreendentemente, isso geralmente leva a danos causados pela água.
Certifique-se sempre de que a tampa da bateria esteja firmemente no lugar e tente não molhar o S5 mais do que em uma chuva leve. Você definitivamente não quer chegar perto do cloro, do oceano ou de águas profundas com ele.
Caso seu S5 pare de funcionar depois de se molhar, não tente ligá-lo. Separe-o e seque os componentes, com uma toalha de papel, depois coloque-os em um saco de arroz por um dia ou dois antes de remontar e tentar ligá-lo novamente. Para obter mais dicas, consulte nosso guia sobre como consertar um telefone danificado pela água. Se não ligar depois disso, é hora de fazer uma visita a um centro de reparo.
5. Problemas de superaquecimento do Galaxy S5
Se o seu S5 superaquecer, há algumas coisas que podem estar causando isso. Pode estar relacionado a algum processo de aplicativo que está em andamento, portanto, preste atenção especial quando o telefone superaquece. Se sempre superaquecer durante o uso de um aplicativo específico, talvez seja necessário desinstalá-lo. Além disso, vá para a guia Em execução no Gerenciador de aplicativos e familiarize-se com os aplicativos no topo da lista. Eles pertencem lá?
Você também pode executar um teste de benchmark para ver se é simplesmente a CPU trabalhando duro que causa o problema. Obviamente, o tempo prolongado de tela sempre levará ao aquecimento, assim como jogos e tarefas com uso intenso de gráficos e temperaturas ambientes. Não há solução para usar muito o telefone.
Mas se o seu Galaxy S5 esquentar apenas fazendo coisas normais (não durante jogos de alta resolução ou assistindo a vídeos durante o carregamento), convém verificar sua bateria e garantir que não haja problemas como abaulamento ou vazamento. Se você ainda tiver superaquecimento, convém levá-lo a um técnico para uma inspeção adequada e diagnóstico profissional.
6. Problemas de exibição do Galaxy S5
Se você teve problemas com os níveis de brilho automático do seu Galaxy S5 - ou a tela está muito clara ou muito escura para as condições de luz ambiente -, você pode ter um sensor sujo ou com defeito. Dê uma olhada e certifique-se de que não há nada no sensor na frente. Se você puder ver algo sob o vidro, pode precisar de um técnico para ajudar.
Muitas pessoas também sofrem de 'fantasmas', o que faz com que algumas imagens permaneçam na tela como um fundo fraco ou pós-imagem. Ocasionalmente, isso é resolvido prestando atenção aos elementos na tela que causam o efeito fantasma, por exemplo, um widget ou relógio sempre presente.
Também existem aplicativos disponíveis que supostamente reparam o burn-in da tela. Não posso dizer que acho que funcionam tão bem, mas vale a pena tentar. Outro truque para minimizar o burn-in da tela é manter o brilho da tela em uma configuração manual baixa para diminuir a probabilidade de a tela do S5 ficar queimada.
7. Problemas de resposta ao toque do Galaxy S5
Muitos usuários relataram problemas com falta de calibração no sensor de toque do Galaxy S5. Isso significa que o smartphone não responde exatamente onde a tela é tocada, mas poucos milímetros para ambos os lados. Embora a Samsung tenha resolvido isso com atualizações, alguns usuários ainda sofrem com a resposta de toque inconsistente.
Tente acessar o menu de serviço secreto do Galaxy S5 para obter ajuda. Para entrar neste menu, vá para o discador e digite *#0*#. Acesse a seção 'Toque' para testar o quão bem o seu S5 reage à entrada de toque. Se você vir problemas que uma atualização ou redefinição de fábrica não conseguiu corrigir, convém levar seu S5 a um técnico para uma análise mais aprofundada.
8. Problemas no scanner de dedo do Galaxy S5
Agora vamos falar sobre o sensor de impressão digital do S5. Pela minha experiência pessoal posso dizer que nem sempre funciona como deveria, embora tenha melhorado com sucessivas atualizações. Supondo que você não esteja deslizando muito rápido, para o lado ou com as pontas dos dedos suadas, a primeira coisa que você quer fazer é certificar-se de registrar sua impressão digital da maneira correta.
Preste atenção em como você passa seu dígito (com base em como você geralmente segura o telefone). Se você gravar sua impressão digital de uma maneira que normalmente não a segura, não pode esperar uma grande taxa de sucesso. Além disso, registre suas impressões usando algumas técnicas diferentes. Lembre-se de que você sempre pode registrar novamente suas impressões se estiver com problemas.
9. Problemas de Wi-Fi
Os problemas do Samsung Galaxy S5 continuam na terra do Wi-Fi. Antes de apontarmos o dedo, porém, o S5 tem uma opção que faz o Wi-Fi desligar automaticamente se a conexão estiver muito ruim. Chama-se Smart Exchange e mudará para dados de celular se o Wi-Fi estiver ruim, portanto, verifique se o 'problema' do Wi-Fi não está relacionado a isso. Vá para Configurações> Configurações de Wi-FI> Smart Network Switch para verificar.
A queda do Wi-Fi também pode acontecer quando você abre a Google Play Store ou algum outro aplicativo. If you think your Wi-Fi issues are related to an app, try disabling it in Settings> Application manager and see if your Wi-Fi problems go away. You can also try clearing the cache of the app that causes the disconnection (or the whole system cache), or check out our guide on how to improve Wi-Fi signal on Android.
10. Sudden death
This problem may well seem like the end of your smartphone. The sudden death bug was a particular problem for the Galaxy S3 and also affected other devices in the Galaxy range.
If your S5 starts turning itself off without warning, acts particularly erratically or won’t even turn on (assuming you have a charged battery), the only option left is factory reset your Galaxy S5. This will erase your data, so make sure a regular backup is part of your care plan.
If a reset does not bear fruit, the only avenue left to you is to take it to a Samsung technician. If the problem lies with an internal component or the motherboard itself, they are the best people to tackle the issue (and keep your warranty intact).
Did you find the solution to your particular Galaxy S5 problem? Let us know how we can help.