Não é tão incomum ouvir falar de um telefone explodindo ou explodindo em chamas. Em um caso, o Galaxy S4 pegou fogo e incendiou um apartamento inteiro e, em outro, a bateria do telefone de uma garota explodiu enquanto ela dormia. Por isso, pensamos em compartilhar alguns motivos pelos quais isso pode acontecer, além de algumas dicas para evitar que a bateria do seu smartphone exploda.
- Melhores maneiras de economizar bateria no seu Android
- Assassinos de bateria de smartphones:os piores aplicativos para sua bateria
Primeiro, vamos esclarecer um ponto:a menos que haja uma falha grave na montagem ou design da bateria, é altamente improvável que um dispositivo eletrônico, seja um smartphone, tablet ou rádio-relógio, exploda. Mesmo nos raros casos em que isso acontece, muitas vezes não é apenas culpa da bateria.
Na maioria das vezes, o incidente é causado por um de dois fatores:a bateria ou o carregador não é o produto original.
As baterias de lítio podem sofrer de um problema chamado de fuga térmica, em que o excesso de calor promove mais excesso de calor e assim por diante. Por isso, eles são equipados com um sistema que protege contra sobrecarga e evita reações perigosas dos produtos químicos contidos neles. Costuma-se dizer que as baterias baratas produzidas por empresas desconhecidas são tão confiáveis quanto as originais do fabricante. Isso é apenas parcialmente verdade.
Como as baterias dos telefones celulares estão ficando mais finas, há menos espaço disponível para manter as placas positivas e negativas da bateria separadas, e um separador cada vez mais fino está sendo usado. Se algo ficar entre essas duas placas, isso pode causar problemas, especialmente se as coisas não foram projetadas de acordo com os padrões necessários, e você coloca a bateria sob o estresse da sobrecarga.
Se um fabricante de baterias seguir todas as diretrizes, certamente poderá produzir uma bateria perfeitamente segura, mas alguns também são conhecidos por economizar dinheiro ao não inserir o fusível que desconecta o circuito no caso de superaquecimento da bateria. Os efeitos dessa falta de fusível podem ser muito perigosos, principalmente se você tem o hábito de carregar o smartphone a noite toda... na mesinha de cabeceira... a 30 cm da cabeça.
Em geral, a melhor maneira de evitar problemas inesperados de combustão da bateria são:
- Use apenas a bateria original do fabricante ou de marcas de substituição conhecidas. Pode ser tentador comprar baterias baratas, mas considere quanto você paga pelo seu telefone e quanto você gosta do seu apartamento inteiro. Você não colocaria pneus surrados em uma Ferrari.
- Não deixe seu dispositivo em áreas quentes, especialmente se estiver carregando. Isso só piora os problemas de superaquecimento. As temperaturas ambientes afetam muito as baterias.
- Se o telefone estiver carregando ou se você estiver usando funções que o aqueçam muito, certifique-se de usá-lo em um local ventilado (o que significa retirá-lo do estojo, se houver). Isso é especialmente importante se estiver carregando durante a noite.
- E, surpreendentemente, carregar sua bateria quando ela atinge 50% é realmente uma coisa boa. As baterias de íons de lítio não sofrem problemas de memória, como algumas baterias, mas podem ser danificadas por baixa tensão.
Portanto, lembre-se dessas dicas para manter sua bateria se comportando da maneira que você deseja e não se preocupe com o fato de seu dispositivo explodir no meio da noite. Se isso realmente o incomoda, não carregue seu dispositivo durante a noite – basta conectá-lo quando você se levantar.
Você já teve a bateria do seu smartphone explodir? Deixe-nos saber nos comentários.