O Nexus 6P é um ótimo aparelho, mas como qualquer outro smartphone ou phablet ele pode começar a apresentar comportamentos estranhos como travar, desacelerar ou descarregar a bateria muito rápido. Se outros métodos de solução de problemas falharem, limpar o cache pode ajudar. Veja como limpar o cache no Nexus 6P.
- Comparação do Nexus 6P com o iPhone 6S
- Android 6.0 Marshmallow:principais recursos explicados
O cache do Nexus 6P:o que é e por que você deseja limpá-lo
Imagine que você é um esquilo e o inverno está chegando. Você deixa suas bolas espalhadas por aí, espaçadas para que você tenha que andar quilômetros pela neve para conseguir seu jantar? Claro que não:você encontra um buraco, coloca todas as suas bolas nele e se parabeniza por um trabalho bem feito. Esse buraco é um cache.
O Android também tem um cache, mas nesse cenário é um pouco de espaço de armazenamento. Imagine os bilhões de bits de dados que seu telefone está lançando o tempo todo:se os dados mais usados estivessem o mais próximo possível, isso teria um efeito significativo no desempenho. Ao colocar os dados do sistema e do aplicativo comumente usados em um local conveniente, o cache do sistema faz exatamente isso.
Funciona muito bem, exceto quando não funciona. Se algo der errado com o cache, isso pode ter um efeito negativo no seu dispositivo:dados corrompidos podem causar falhas no aplicativo ou no sistema, afetar o desempenho ou afetar o consumo de bateria. Ao esvaziar completamente o cache e permitir que o Android o repovoe com dados limpos posteriormente, uma limpeza de cache pode resolver muitos problemas misteriosos do sistema.
Como limpar o cache no Nexus 6P
A limpeza de cache não é particularmente complicada ou remotamente perigosa, mas é sempre uma boa ideia ter um backup atualizado de qualquer coisa importante para que você possa fazer um agora. Feito isso, o procedimento não poderia ser mais simples.
Existem dois tipos de cache no Android:o cache do aplicativo, que armazena dados por aplicativo, e o cache do sistema, que armazena os principais bits do Android e alguns aplicativos. Para limpar caches de aplicativos individuais:
- Vá em Configurações> Armazenamento e USB> Aplicativos
- Toque no aplicativo cujo cache você deseja limpar
- Toque em Limpar cache
Para limpar o cache do sistema, você precisará desligar o Nexus e:
- Pressione e segure Diminuir volume e Energia simultaneamente até ver a tela de inicialização
- Use Diminuir volume para navegar até o Modo de recuperação
- Pressione Power para confirmar
- Aguarde até ver o robô Android e mantenha pressionado o botão Power. Pressione e solte Aumentar volume.
- Navegue com Volume Down até a opção Wipe Cache Partition.
- Pressione Power para selecionar.
- Use Diminuir volume para destacar a opção Sim.
- Pressione Power para selecionar.
- Pressione Power para reiniciar seu Nexus.
Depois de reiniciar, o cache ficará completamente vazio, por isso levará um tempo para repovoar. Não se preocupe se as coisas parecerem um pouco mais lentas do que o normal; assim que o cache estiver de volta em ação, seu Nexus deve retornar ao seu estado normal de velocidade.
O que fazer se a limpeza do cache do Nexus 6P não resolver o problema
Se todos os truques usuais de solução de problemas - desinstalar aplicativos, limpar o cache, atualizar o Android - não corrigiram seus problemas, é hora da opção nuclear de uma redefinição de fábrica. Isso restaura seu telefone para a condição de fábrica, mas também limpa seus dados, por isso é absolutamente crucial ter um backup de tudo o que importa.
Para redefinir o Nexus 6P de fábrica, siga as mesmas etapas acima, mas em vez da opção Wipe Cache Partition, você deseja a opção Wipe Data / Factory Reset. Você encontrará uma explicação mais longa aqui.
Você encontrou problemas estranhos com seu Nexus 6P? Como você os resolveu? Deixe-nos saber nos comentários.