O Android Auto começou lentamente a entrar em nossos carros e nas estradas há pouco mais de dois anos, mas desde então mudou muito ao longo do caminho. Por isso, reunimos um guia prático para apresentar o Android Auto e o que ele pode fazer por você e pelo seu carro.
- Melhores telefones Android de 2016
- Google I/O 2017:o que você pode esperar
O que é o Android Auto?
Embora o Android Auto esteja disponível há alguns anos, há uma boa chance de que muitas pessoas realmente não saibam o que é ou do que é composto. Em suma, o Android Auto é a combinação do seu smartphone com uma 'unidade principal' no carro para fornecer funcionalidades específicas relacionadas à direção e fácil acesso a itens como direções e música.
Ou costumava ser até o final de 2016. Agora, você também não precisa necessariamente de uma unidade Android Auto no seu carro. De certa forma, isso é obviamente uma coisa boa, pois significa que qualquer driver com um telefone Android pode usar a opção Android Auto sem necessariamente precisar de hardware adicional.
Atualmente, o aplicativo Android Auto está disponível em 31 países.
O que preciso para usá-lo?
No final do ano passado, o Android Auto havia sido incorporado em mais de 200 modelos diferentes de carros de mais de 50 marcas, o que significa que as pessoas que moram nos EUA e em outros países suportados pelo aplicativo têm um número crescente de opções nativas, se você definitivamente quer isso embutido.
Se você tiver uma tela compatível no carro, ter o sistema é obviamente um pouco mais conveniente do que usar seu telefone e ancorar em uma base de painel. Se você seguir esse último caminho, poderá usar qualquer montagem de painel, mas alguns fabricantes ajustaram suas ofertas para aproveitar o Android Auto.
A Logitech, por exemplo, substituiu o lançamento rápido ZeroTouch em suas docas pelo aplicativo Android Auto para sua montagem de painel 'SmartCar'. Se você não quiser gastar cerca de US $ 80 em uma montagem de painel magnético, qualquer outra funcionará bem, você só precisará iniciar o aplicativo manualmente.
Você pode configurar o aplicativo Android Auto para iniciar sempre que se conectar a um dispositivo Bluetooth específico de sua escolha.
O que ele pode fazer?
O objetivo do Android Auto é colocar na ponta dos dedos todas as funcionalidades que você provavelmente precisa ao dirigir um carro, ou mesmo, desde o final de 2016, acessível por comandos de voz para que você possa manter as mãos no volante o tempo todo .
Isso significa que você pode fazer coisas como iniciar o Maps e navegar até seu destino, controlar sua música, reproduzir mensagens e fazer chamadas com comandos de voz e controlar aplicativos de terceiros que tenham suporte adicional para Android Auto.
Atualmente, a lista inclui os suspeitos habituais que você esperaria ver, como Spotify, Skype, WhatsApp, mas também inclui aplicativos menos conhecidos. Os viciados em podcast também são servidos, com aplicativos como Stitcher Radio e PocketCasts, mas você precisará esperar (ou se preocupar) para que seu aplicativo favorito adicione suporte, se ainda não estiver mostrado na página de aplicativos suportados.
Quanto custa?
É grátis! Bem, mais ou menos. Tal como acontece com a maioria dos serviços do Google, o aplicativo é gratuito para baixar e usar, mas você vai querer algum tipo de dock no carro ou suporte de telefone para aproveitar ao máximo a interface do usuário orientada para o carro.
Portanto, dependendo de como você deseja acessar o Android Auto (no telefone na mão ou em um carro novo), o custo de acesso à plataforma fica entre o gratuito e o preço de um carro novo.
O que isso realmente significa, e principalmente desde a atualização de dezembro passado, é que milhões de pessoas têm acesso ao uso do Android Auto para suas viagens sem gastar um centavo a mais ou precisar de um fone de ouvido/estéreo/unidade específico no carro.
Se você deseja comprar um carro com ele integrado, pode ler esta lista de fabricantes atuais que enviam carros com o Android Auto integrado.
Ainda crescendo
Com a atualização de dezembro adicionando suporte para o comando 'OK, Google' e permitindo que pessoas sem um carro específico comecem a usar a plataforma, fica claro que o Google ainda tem algumas ambições no carro para o Android Auto ainda a cumprir, o que é reconfortante, pois o A Open Auto Alliance, que prometeu trazer o Android para vários carros e dispositivos diferentes, não emitiu um comunicado à imprensa em mais de três anos.
Felizmente, isso não impede que muitos fabricantes de dispositivos anunciem uma série de novos produtos para oferecer suporte ao Android Auto para 2017.
Alguns fabricantes de automóveis estão levando a interação um passo adiante e permitindo que o Google Home envie comandos aos carros. O serviço Blue Link da Hyundai, por exemplo, permitirá que você diga coisas como "Ok Google, diga ao Blue Link para iniciar meu Santa Fe e defina a temperatura para 72 graus" ou "Ok Google, peça ao Blue Link para bloquear meu carro" para Hyundai suportado carros.
Claramente, quanta funcionalidade você obtém do Android Auto depende de qual hardware você usa para começar e quão profunda é a integração, mas com uma baixa barreira de entrada, não há motivo para não começar a explorar agora que você sabe um pouco mais.
Você usa o Android Auto? Você nem sabia que podia? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!