Dizem-se muitas vezes que não se deve passar muito tempo olhando para uma tela, e que é melhor evitar olhar para seu smartphone ou computador à noite. Há alguma verdade nisso? As telas são ruins para os olhos? Vamos dar uma olhada nisso com mais detalhes.
- Como ativar o modo noturno no Android
- Todos os novos recursos do Android Nougat
Há tantos mitos sobre a tecnologia que decidimos criar uma série de artigos para distinguir os verdadeiros dos falsos. Você poderá encontrá-los rapidamente, pois todos os artigos serão rotulados como “desmantelamento de mitos” e explicaremos se o que você ouve é verdade ou uma simples lenda urbana. Esta semana, estamos tentando descobrir se o uso de uma tela tem efeitos no sono ou não.
Os smartphones impedem que você adormeça:fato ou lenda urbana?
Ouvimos em todos os lugares que usar uma tela é ruim para os olhos e que pode impedir que você adormeça. É por isso que o modo noturno foi introduzido, para combater esse problema. Nougat considerou adicionar o recurso, mas no final das contas não viu a luz do dia. Os fabricantes, portanto, decidiram implementar esse recurso em seus próprios dispositivos, e é por isso que às vezes é encontrado com vários nomes diferentes, como 'modo noturno', 'modo de proteção para os olhos' ou 'filtro de luz azul', com cada fabricante se distinguindo do outro . No entanto, todos eles têm o mesmo conceito:o filtro de luz azul.
Luz azul:o que é?
Para explicar as coisas de forma mais simples, você precisa saber que cada cor está associada a um comprimento de onda. Nosso cérebro é então capaz de distinguir a cor de acordo com o tamanho da onda. Por exemplo, entre 510 a 541, ele entenderá que a cor é verde, enquanto que com um comprimento de onda de 478 a 483, entenderá que a cor é azul.
Vamos entrar nos detalhes. Em nossos olhos (ou mais precisamente em nossas retinas), temos fotorreceptores que são extremamente sensíveis às ondas de cor azul-violeta. Se a luz é geralmente inofensiva para os olhos, as cores com comprimento de onda curto são carregadas com mais energia, o que, em última análise, não é muito bom para isso.
A luz azul perturba a melanopsina (o pigmento usado pelo fotorreceptor) e, por extensão, as células ganglionares fotossensíveis que também a utilizam. Tudo isso, transmitido em larga escala, causa fadiga ocular e problemas de sono, pois o cérebro atua sobre essas informações recebidas.
Vale ressaltar que os efeitos nocivos da luz azul só são um problema quando a luz é artificial; basicamente quando você está olhando para uma tela. Muitos profissionais apelam para os perigos dessa luz azul, principalmente para crianças que crescem olhando constantemente para telas, e outras partes do olho também podem ser afetadas, danificando os tecidos. Ainda não há uma solução milagrosa, mas muitos oftalmologistas oferecem óculos anti-luz azul.
Os filtros de luz azul são eficazes?
Se a luz azul for filtrada, seu olho obviamente ficará menos propenso à fadiga e seu sono será menos afetado. Dito isto, o sono depende de muitos fatores contribuintes, portanto, não tire conclusões precipitadamente. Se o seu dispositivo oferece este modo, não hesite em usá-lo, seus olhos podem se beneficiar dele.
Qual tópico você gostaria de ver discutido no próximo artigo sobre quebra de mitos/fatos?