>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Todos os caminhos levam à ROM:o Project Treble capacita os modders do Android


Graças ao Project Treble, o Android Oreo pode entrar em uma nova era de mods Android e ROMs personalizados. Como a engenharia reversa não é mais necessária para que a câmera, o sensor de impressão digital e outros componentes funcionem, você pode alterar completamente o software nos smartphones Oreo rapidamente. Vários exemplos mostram que as novas ROMs são até compatíveis com vários dispositivos ao mesmo tempo.
  • O que significa ROM personalizado e raiz?
  • As melhores ROMs personalizadas para Android

Muitos usuários de smartphones ainda têm um forte desejo de escolher o software para seus smartphones. Certas skins de fabricantes, como a Samsung Experience ou a EMUI da Huawei, são bem concebidas e abrangentes; no entanto, alguns usuários os acham muito cheios de funções que nunca usarão, mas também nunca poderão se livrar.

Até agora, uma solução para esse problema era procurar um smartphone para o qual vários fornecedores terceirizados desenvolveram paciente e meticulosamente o que é conhecido como ROM personalizada:um sistema operacional alternativo com a mesma gama de funções.

No entanto, essa alternativa exige um esforço considerável:o código-fonte do Android de acesso livre (AOSP) deve ser reconciliado com os componentes de hardware de código fechado do smartphone. Vários meses de engenharia reversa ocorrem até que o Wi-Fi, a câmera, o sensor de impressão digital, o NFC e outros componentes funcionem perfeitamente com o software personalizado.

E é exatamente aí que entra o Project Treble:toda essa confusão com engenharia reversa de hardware não é mais necessária graças aos novos padrões obrigatórios para dispositivos lançados com Android Oreo. Quem não joga bola com o padrão não tem permissão para liberar um celular com a Play Store do Google, mas como exatamente o sistema funciona?
  • O que exatamente é o Project Treble e como ele ajuda nas atualizações do Android?

Os fabricantes de smartphones devem implementar seu hardware para o Project Treble de forma que o Android possa se comunicar com ele por meio de uma linguagem unificada (a HAL Interface Definition Language (HIDL)). Se você comparar com carros, como fez Mishaal Rahman da XDA Developers, seria o seguinte:

Imagine se vivêssemos em um mundo onde cada fabricante de automóveis decidisse projetar seus volantes ou reorganizar seus freios de uma maneira completamente diferente. Se você colocar um motorista em um carro novo, ele pode ficar confuso com a forma de manusear o veículo inicialmente. Mas, graças aos padrões, todo motorista deve estar familiarizado com a operação de um volante e freios em quase todos os carros. Além disso, a escola de condução ensina a todos os motoristas a maneira correta de operar um veículo. Nesta analogia, os padrões do veículo são o Project Treble e a escola de condução é HIDL.

Para Modders, o Projeto Treble é a Revolução


As novas regras do jogo que o Google impôs aos fabricantes de smartphones são inovadoras na comunidade de mods, porque não apenas elimina muitos problemas com hardware incompatível, mas também significa que as imagens do sistema criadas uma vez são compatíveis com vários smartphones, tornando-os intercambiáveis.

Isso já está refletido em uma nova estrutura no fórum XDA Developers. Em vez de sub-fóruns de dispositivos para Google Pixel, Honor 8 Pro, Essential Phone ou Sony Xperia XZ1, o desenvolvimento de ROM é agrupado em um sub-fórum coletivo para dispositivos habilitados para Treble.

Multi-ROMs estão se tornando uma realidade. Vários desenvolvedores que até agora só conseguiam trabalhar em um dispositivo agora podem colaborar com desenvolvedores de forma mais eficiente em outros dispositivos, o que é um benefício para a qualidade das ROMs de terceiros.

Um pouco de trabalho ainda precisa ser feito


Claro, o Treble não resolve o problema dos bootloaders bloqueados e a perda de garantia que muitas vezes vem com o desbloqueio deles. Continuaremos a lidar com travessuras se quisermos escolher livremente o software para nossos dispositivos, mas pelo menos existem fabricantes suficientes como Sony, OnePlus, LG ou HTC que suportam pelo menos parcialmente o desbloqueio do bootloader e dão um bom exemplo.

Treble Will Not Come Via an Update


Devices that are released to market with Android 8.0 Oreo have to fully support Project Treble and HIDL. Devices that are slated to receive an update to Android 8.0 Oreo are not subject to this obligation. Since a re-partitioning of the flash memory is necessary for Project Treble, it’s likely that nearly all manufacturers do not want to bring it to existing devices via an update.

One positive example of the contrary is demonstrated by Huawei with its Mate 9. Here, the system hardware drivers are swapped into the new vendor partition and coupled to the system according to Project Treble. It is one of the first devices that has been successfully used for testing Treble custom ROMs.

Are Android Smartphones Now Totally Free?


Project Treble is certainly not a liberation in the sense of free software. The amount of freedom is naturally much greater via an alternative ROM, but there is still a lot of closed-source software in the new vendor partition. Taking a look inside is outside of our control, and it’s practically impossible to control the activities programmed therein as well.

If you truly want a free smartphone, your only choice is to wait for the Purism Librem 5, which is slated to be available with mainly openly documented hardware and software and contain physical switches for all other components.

On the other hand, Project Treble represents Android’s greatest liberation in years.

O que você acha? Are you excited for more control over your device's software?