O Android Oreo não é a versão mais empolgante do Android, mas possui alguns recursos bem legais que tornam sua usabilidade um pouco mais prática. Uma das características mais essenciais, neste contexto, é o modo PIP (Picture-In-Picture). É reconhecido em algumas interfaces de fabricantes de Android, iOS para tablets e também MacOS. Neste artigo, vou detalhar como funciona e quais aplicativos são compatíveis com ele.
- Todos os superpoderes do Android Oreo
- Como baixar e instalar o Android 8.0 Oreo
Como funciona o Picture-In-Picture no Android Oreo?
O modo PIP (Picture-In-Picture) é basicamente uma janela flutuante que se sobrepõe a outras partes do sistema. Além dos vídeos, que você pode assistir enquanto navega em outros sites, apps e até multitarefas, o PIP funciona com mapas e videochamadas. Eu vou tocar nisso um pouco mais tarde.
Você pode encontrar essa opção no Android Oreo indo para o menu "Acesso especial ao aplicativo" e depois "Picture-in-picture". Ao clicar nele, você verá uma lista de todos os aplicativos compatíveis. Alterne a opção para os aplicativos que você deseja usar com PIP.
Aplicativos compatíveis com o modo Picture-In-Picture
Atualmente, a lista de aplicativos compatíveis é bastante limitada, mas deve crescer assim que o Oreo ganhar alguma popularidade. Usá-lo, no entanto, é muito fácil. Tudo o que você precisa fazer é abrir um aplicativo compatível e, durante uma vídeo ou chamada de vídeo, abrir o modo de tela cheia e pressionar o botão home. Funcionou? Bem, nem sempre. O YouTube, por exemplo, restringe a função a usuários com a conta paga do YouTube Red. Mais sobre isso abaixo.
YouTube
O modo PIP no YouTube está disponível apenas para o YouTube Red, que é um serviço pago disponível exclusivamente para usuários nos EUA, Austrália, México, Nova Zelândia e Coreia do Sul.
Google Duo
Alguém aí usa o Google Duo? (enfileire os grilos) Então, tudo que você precisa saber é que você pode usar o modo PIP durante as videochamadas. Quando você estiver no modo de tela cheia, olhando para a pessoa com quem está falando, pressione o botão home e não deve funcionar nenhum problema.
Google Maps
O PIP on Maps é compatível apenas com o modo de navegação por voz, perfeito para quem usa o aplicativo para se locomover usando transporte público. Acontece que a janela PIP do Google Maps é muito pequena e só vem em dois tamanhos. Se você está tentando ler algo sobre isso, apenas esqueça.
- Melhores dicas e truques para o Google Maps
Tudo funciona muito bem, porém, e sem falhas no sistema. Tudo o que você precisa fazer é clicar no botão home assim que a rota começar.
Netflix
A Netflix anunciou em 5 de setembro que liberaria a compatibilidade do modo PIP com uma atualização, mas atualmente só funciona com a versão beta do Android 8.1 Oreo. Entre os aplicativos que funcionam atualmente e os que estão listados para serem lançados, o lançamento da Netflix é provavelmente o mais esperado.
WhatsApp
Sem contar os serviços do Google, o WhatsApp foi um dos primeiros aplicativos a ter compatibilidade com PIP no Android Oreo. No entanto, funciona apenas para videochamadas, assim como no Duo. Tudo que você precisa fazer é fazer uma chamada e pressionar o botão home.
VLC
O VLC vem com um recurso chamado “janela flutuante pop-up” que ativa três tamanhos de janelas flutuantes compatíveis com PIP. Abra o modo de tela cheia, clique em “opções” no menu e selecione o recurso PIP. De todos os aplicativos mencionados, o VLC é o único com uma janela de tamanho decente.
Obviamente, muitos outros aplicativos serão lançados no Oreo com essa compatibilidade. Fique atento ao AndroidPIT para mais atualizações.
Você já tinha ouvido falar desse recurso? Já testou no Android Oreo?