Facebook e Cambridge Analytica. É por isso que estamos todos loucos agora. Ou talvez os mais cínicos entre nós estejam apenas revirando os olhos. De qualquer forma, você não está um pouco curioso sobre se a Cambridge Analytica acessou seus dados pessoais do Facebook? Em breve poderemos descobrir por nós mesmos. Aqui está como.
- Por que seria loucura confiar no Facebook no futuro
- O Facebook foi longe demais, é hora de dizer adeus
Como parte de seus esforços para salvar sua reputação e reconquistar a confiança do usuário, o Facebook permitirá que os usuários verifiquem se seus dados foram coletados pela Cambridge Analytica. Esta iniciativa começou na segunda-feira, mas está sendo lançada gradualmente, então não se preocupe se você ainda não viu.
Os usuários do Facebook devem ver em breve uma mensagem na parte superior do feed de notícias, intitulada "Protegendo suas informações". O conteúdo da mensagem será diferente dependendo se o usuário foi afetado diretamente pela coleta de dados da Cambridge Analytica ou não.
Se você ou um de seus amigos usou o aplicativo de Alexander Kogan - chamado "This Is Your Digital Life" - você verá uma mensagem especificamente relacionada à Cambridge Analytica.
"Nós banimos o site 'This Is Your Digital Life', no qual um de seus amigos usou o Facebook para fazer login", diz a mensagem. “Você pode saber mais sobre o que aconteceu e como remover outros aplicativos e sites a qualquer momento se não quiser mais que eles tenham acesso às suas informações do Facebook”.
Aqueles que não foram afetados receberão um link direto para as configurações de privacidade de aplicativos e sites do Facebook, onde podem ver quais aplicativos têm acesso aos seus dados e a opção de removê-los.
Essa nova função é lançada ao mesmo tempo em que o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, deve testemunhar perante o Congresso sobre a Cambridge Analytica. Enquanto o chefe do Facebook se prepara para defender sua empresa diante do governo dos EUA, a rede social também está se esforçando para tranquilizar seus usuários reformulando sua política e configurações de privacidade, além de auditar aplicativos de terceiros no site.
O que significa receber o aviso da Cambridge Analytica?
Em 2013, Aleksandr Kogan, pesquisador da Universidade de Cambridge, projetou um aplicativo de teste de personalidade chamado "This is Your Digital Life", que coletava informações pessoais de cerca de 300.000 usuários.
- Como ver quais aplicativos estão rastreando você no Facebook e interrompê-los
- Por que Mark Zuckerberg não resolve os problemas com o Facebook
A estrutura do Facebook permitia que o aplicativo acessasse dados de amigos dos respondentes (com cerca de 87 milhões no total) sem o consentimento deles e depois compartilhasse as informações com a Cambridge Analytica. A empresa de análise de dados usou os dados para ajudar a campanha de Trump durante a eleição presidencial de 2016.
- Como salvar seus dados e excluir permanentemente sua conta do Facebook
A nova ferramenta do Facebook permitirá que você veja por si mesmo se suas próprias informações pessoais foram usadas nesse esforço. Embora seus sentimentos pessoais sobre o assunto possam variar, muitos usuários ficaram indignados com isso e uma reação ganhou força, incitando as pessoas a #DeleteFacebook.
Você recebeu esta notificação? Como você se sente sobre a tentativa de transparência do Facebook?