Um novo xerife chegou à cidade e as ruas agora estarão mais seguras. Por ruas, queremos dizer conexões Wi-Fi e o xerife se chama WPA3, o novo padrão para conexão sem fio segura que em breve se espalhará por todo o mundo. Mas o que significa WPA3 e por que sua chegada é tão importante?
- WikiPIT:suas perguntas técnicas respondidas
- Tudo o que você queria saber sobre roaming, mas tinha medo de perguntar
Ir para:
- O que significa WPA3?
- Quais são as vantagens do WPA3?
- Quando é possível usá-lo?
Vídeo:o que é WPA3 e como ele nos protegerá? O que significa WPA3?
Tenho certeza de que todos vocês, pelo menos uma vez, usaram uma conexão Wi-Fi. Não importa se com seu smartphone, tablet ou PC:Se você se conectou a uma rede Wi-Fi, você usou inadvertidamente o protocolo de segurança WPA, o que significa Wi-Fi Protected Access.
Este protocolo é necessário para permitir que dois dispositivos (idealmente o roteador e o seu PC ou smartphone) façam handshake, se reconheçam e iniciem uma troca de dados segura e protegida.
Desde 2004, o sistema mais usado para conectar dois dispositivos via Wi-Fi é o WPA2, a segunda iteração do protocolo de segurança que substituiu os padrões WPA e WEP e que usa um sistema de criptografia AES para manter os dados trocados pelo cofre da rede. Apesar do aumento da segurança, o procedimento de handshake WPA2 era vulnerável a ataques de força bruta do tipo KRACK em 2017.
A Wi-Fi Alliance, o organismo de certificação para dispositivos Wi-Fi, anunciou recentemente o WPA3. Este novo padrão garantirá maior segurança e facilidade de conexão.
- O que são atualizações de segurança mensais em seu smartphone?
Quais são as vantagens do WPA3?
O WPA3 trará muitas vantagens de segurança sobre o WPA2, mas não apenas. Os fabricantes precisarão implementar todos os recursos necessários para anunciar um dispositivo como compatível com WPA3, a compatibilidade com dispositivos WPA2 permanecerá.
Mais privacidade em redes Wi-Fi públicas
A segurança das conexões Wi-Fi públicas de hoje é um desastre. Se você se conectar a uma rede aberta em um aeroporto, bar ou hotel, qualquer pessoa poderá interceptar seus dados, pois nenhum sistema de criptografia é usado para conectá-lo ao roteador.
O WPA3 tentará resolver o problema usando criptografia de dados individual chamada Wi-Fi CERTIFIED Enhanced Open™. Se você se conectar a uma rede Wi-Fi aberta, seus dados serão criptografados mesmo que você não tenha inserido uma senha ao se conectar. Isso tornará as redes públicas muito mais seguras.
- A melhor coisa que você pode fazer para proteger seu telefone
Conexão simplificada para dispositivos IoT
Wi-Fi CERTIFIED Easy Connect™ também chegará com WPA3. Este sistema de conexão simplificado foi projetado para dispositivos inteligentes que possuem uma interface de usuário limitada ou sem telas, como Google Home ou Amazon Echo.
Dispositivos com esse recurso terão um código de resposta rápida (QR) que você pode digitalizar com seu smartphone para conectar rapidamente este dispositivo à sua rede Wi-Fi sem digitar a senha.
- 7 coisas que você precisa saber sobre o Google Home (Mini)
Proteção contra ataques de força bruta
Quando você se conecta a uma rede Wi-Fi, o roteador e seu smartphone executam um procedimento de handshake para garantir que a senha digitada esteja correta e começar a criptografar os dados a serem usados durante a conexão.
Como o handshake WPA2 é vulnerável a certos tipos de ataques, o WPA3 tentará corrigi-lo. Mesmo que o usuário tenha definido uma senha muito fraca, o padrão WPA3 cuidará de protegê-la de ataques de força bruta, ou seja, ataques que tentam adivinhar a senha com várias tentativas.
WPA3 Pessoal e Empresarial
O protocolo WPA3 será dividido em duas variantes diferentes. O primeiro, chamado WPA3 Personal, é adequado para redes domésticas e utiliza o sistema SAE (Simultaneous Authentication of Equals) para escolher chaves seguras para a conexão entre dispositivos. Este é o protocolo que irá protegê-lo de ataques de força bruta.
O WPA3 Enterprise foi desenvolvido para redes com dados particularmente confidenciais, como agências governamentais, bancos e similares. O protocolo oferece um sistema de segurança igual a criptografia de 192 bits.
- Porque a questão da privacidade é importante (não só para quem tem algo a esconder)
Quando poderei usar o WPA3?
Os primeiros dispositivos já podem ser certificados pela Wi-Fi Alliance e alguns fabricantes como a Qualcomm já estão construindo chips compatíveis, embora em teoria uma atualização de software deva trazer o WPA3 para os produtos existentes. Se tivermos que passar por um caminho de certificação de hardware novamente, é improvável que vejamos produtos existentes atualizados com suporte WPA3, então teremos muito mais probabilidade de ver novos equipamentos sendo lançados.
Apesar de ter um roteador compatível com WPA3, para aproveitar as melhorias você terá que usar um dispositivo (smartphone, tablet, PC...) compatível com o mesmo padrão. Caso contrário, o WPA2 será usado novamente, pois os roteadores WPA3 aceitam ambos os protocolos de conexão ao mesmo tempo.
Provavelmente levará anos até que todos (ou a maioria) dos dispositivos sejam compatíveis com WPA3, mas a introdução do novo padrão garante um futuro com conexões Wi-Fi mais seguras para todos.
Você estaria interessado em novos gadgets domésticos inteligentes que podem se conectar rapidamente graças ao Easy Connect e WPA3?