Os smartphones vêm e vão como a moda:tudo é efêmero. Mas além de todos os novos dispositivos chamativos que chegaram ao mercado ao longo do ano passado, alguns smartphones mais antigos como o Samsung Galaxy A5 (2017) ainda estão indo muito bem.
- Revisão do Samsung Galaxy A5 (2017):ainda melhor um ano depois
- Galaxy A6 é finalmente oficial no site da Samsung
Investir no antigo
Os fabricantes conseguiram impor a (falsa) doutrina de “é novo, então é melhor”. E é verdade, alguns novos dispositivos não têm nada a invejar dos mais velhos, mas para outros, os grandes preços e toda a pompa e circunstância são mais sobre marketing do que qualquer outra coisa. Há muitos casos, no entanto, em que um dispositivo mais antigo ainda consegue competir com seus sucessores.
Algumas desvantagens... mas também algumas vantagens
O Galaxy A5 da Samsung (2017) é sem dúvida um aparelho que envelhece bem. Claro, faltam alguns dos componentes mais recentes, mas isso não significa que o dispositivo não seja impressionante. A maior força do A5 é definitivamente a sua autonomia, característica que partilha com o seu antecessor, o A5 (2016), bem como com o novo Galaxy A8 (2018). Pode chegar facilmente a dois dias de autonomia total. Esse é o desempenho que exige muito respeito por essa faixa de preço (ou até uma faixa mais alta).
Talvez todo o desempenho que você precisa
Os componentes de médio porte evoluíram e a Qualcomm até criou um novo SoC para essa finalidade. Mas pergunte a si mesmo:o que você realmente precisa? Não é tão fácil responder quanto você pensa. De qualquer forma, se você não é um gamer e usa seu aparelho de uma forma mais 'tradicional', você terá uma experiência perfeitamente tranquila com o processador Galaxy A5 (2017).
Como expliquei em um artigo que escrevi há quase dois anos sobre o Note 7, há quase dois anos, parece haver confusão sobre o que constitui uma verdadeira 'necessidade'. Embora as marcas gostem de atrair clientes em potencial com grandes números e nomes complicados para componentes, é importante ter em mente que não adianta pagar caro por um dispositivo que você usará muito pouco.
De certa forma, supera até o A6 (2018)
No verão de 2018, você pode encontrar um Galaxy A5 (2017) por cerca de 250 a 300 dólares, dependendo de onde você o comprar. Esse é um bom preço, considerando que custava US $ 399 quando foi lançado. Em seu preço atual, é significativamente mais barato que o Galaxy A6 (2018) e, melhor ainda, oferece recursos que o novo modelo não possui:carregamento rápido (0% a 100% em 80 minutos) via USB Type-C e IP68 à prova d'água certificação.
É um bom negócio em 2018?
O Galaxy A5 (2017) não é mais de última geração, mas provou-se. É um telefone resistente e durável. O aparelho aguenta alguns arranhões sem temer por sua vida, e pode bater no chão algumas vezes antes que a tela se quebre. Certamente não é o dispositivo ideal se você é um geek de tecnologia em busca das últimas inovações, mas para o resto de nós, é um ajudante confiável.
No final, tudo isso é bastante subjetivo e depende de suas próprias necessidades particulares. A concorrência é acirrada e Oppo, Honor e OnePlus podem ser interessantes se você quiser desistir da Samsung. O Nokia 6.1 também tem seus méritos. É um pouco mais caro, mas oferece uma melhor relação tela-corpo e Android One.
Você acha que um smartphone do ano passado ainda vale a pena considerar este ano? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários.