Você já deve ter ouvido falar ou está interessado em usar smartphones que empregam cartões SIM duplos, mas não sabe exatamente como tudo funciona. Talvez nem todos saibam, mas os smartphones dual SIM não são todos iguais. Vamos detalhar tudo o que você precisa saber sobre smartphones dual SIM.
- Apple fará dual SIM e eSIM padrão? Não tão rápido
- O que são cartões eSIM? Explicamos os prós e contras
Existem diferenças fundamentais entre smartphones DSDS (Dual SIM Dual Standby) como o novo iPhone XS e smartphones DSFA (Dual SIM Full Active) como o Galaxy Note 9. Quais são essas diferenças? Vamos dar uma olhada.
O que significa Dual SIM?
Parece uma pergunta trivial, mas é importante voltar ao básico. Antes de falar das diferenças entre os vários smartphones dual SIM, é fundamental entender o que significa este termo. Dual SIM é a capacidade de gerenciar dois cartões SIM (ou dois números de telefone) ao mesmo tempo. Eles são divididos em smartphones DSDS e DSFA.
Os smartphones Dual SIM são excelentes para quem tem mais de um número de telefone, por exemplo, privado e de trabalho, ou para quem prefere experimentar tarifas telefônicas diferentes de duas operadoras diferentes para obter o melhor de ambos. Por exemplo, você pode ter um cartão dedicado a chamadas e SMS enquanto usa o outro cartão com um plano de dados mais vantajoso. Esses smartphones também são muito úteis para quem viaja com frequência e talvez use o cartão local em conjunto sem sacrificar a disponibilidade do cartão pessoal.
Além disso, muitos aplicativos de mensagens também suportam dual SIM:você pode escolher qual cartão SIM deseja usar para enviar uma mensagem. Os desenvolvedores do Go SMS Pro, por exemplo, adicionaram suporte dual SIM ao seu aplicativo.
O que muda entre DSDA e DSFA?
DSDA significa Dual SIM Dual Standby e significa que os dois cartões instalados dentro do smartphone não podem funcionar simultaneamente na geração de "tráfego" (dados ou voz não faz diferença). Para ser claro, ambos os cartões instalados em um smartphone DSDS se conectam às antenas de sua operadora ao mesmo tempo, mas no caso de uma chamada recebida no Cartão 1, por exemplo, o Cartão 2 será colocado em modo de espera, como você fazer uma chamada você mesmo. Claro, o mesmo se aplica ao inverter as cartas.
- Os próximos iPhones podem tornar o dual SIM popular nos EUA
Em todos os smartphones dual SIM, apenas um cartão de cada vez pode ser conectado à Internet. Felizmente, existem smartphones equipados com uma função chamada Hot Swap. Smartphones equipados com Hot Swap podem escolher qual cartão usar para conexões de dados nas configurações do dispositivo. Para smartphones sem Hot Swap, é necessário inverter a ordem dos cartões SIM quando quiser fazer a alteração, pois apenas o cartão principal tem acesso à rede de dados.
- Como abrir o slot do cartão SIM se você não tiver uma ferramenta SIM
DSFA, sigla para Dual SIM Full Active, é uma tecnologia mais completa, mas também mais consumidora de energia. Os smartphones DSFA podem receber chamadas em ambos os cartões ao mesmo tempo, assim como as antigas linhas de telefone fixo ISDN. No caso de uma chamada recebida no Cartão 2 durante uma chamada no Cartão 1, você receberá um alerta de chamada e poderá atender as duas chamadas ao mesmo tempo. Os smartphones DSFA são cada vez mais raros e geralmente são apenas dispositivos de última geração, como o Galaxy Note9. Os smartphones DSFA geralmente suportam Hot Swap.
Existem algumas exceções
O mundo dos smartphones nunca é simples e, portanto, existem algumas exceções à regra. Alguns smartphones, por exemplo, também podem conectar o cartão SIM secundário à internet em smartphones DSDS sem usar Hot Swap, mas o cartão suporta apenas as antigas redes 2G, pois não possui acesso físico ao modem 3G/4G e antena reservada para o cartão principal
Outros smartphones, como o Huawei P20 Pro, suportam 4G e VoLTE em ambos os cartões SIM ao mesmo tempo, permitindo que você obtenha a melhor experiência de navegação e chamadas na Internet em todos os cartões, mesmo que não suportem a funcionalidade DSFA e, portanto, não possam receber ou fazer duas chamadas ao mesmo tempo.
Posso usar dois cartões SIM de duas operadoras diferentes?
Depende! Quando um smartphone é bloqueado por uma operadora, ele não aceita um cartão SIM de outra operadora.
Você já usa um smartphone Dual SIM? Se não, você está interessado neste recurso? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.