>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Rosto, dedo ou íris? Qual método de desbloqueio é o mais seguro?


Tenho certeza de que você notou que o Android tem várias opções destinadas a tornar seu dispositivo mais seguro. Um deles são os diferentes métodos para desbloquear a tela:padrão, PIN, senha, digitalização de íris e impressão digital, apenas para citar alguns. Abaixo, explicaremos o objetivo por trás de cada um e você poderá escolher o método de desbloqueio mais prático e seguro para você.
  • Enfrentando o reconhecimento facial:como funciona em vários telefones
  • Esta é a melhor coisa que você pode fazer para proteger seu telefone

Reconhecimento facial


O reconhecimento facial não é novidade. Ele chegou pela primeira vez no Android com a versão Ice Cream Sandwich, também conhecida como Android 4.0. Esse recurso usa a câmera frontal do dispositivo para tirar uma foto do seu rosto e, em seguida, usa essa foto como linha de base para desbloquear o dispositivo. Tem um nível de segurança questionável, com mais contras do que prós.

Um dos maiores problemas é que a iluminação tem que ser ideal para que a câmera frontal consiga tirar uma foto do seu rosto. Tudo isso depende da qualidade da câmera e de como seu rosto é colocado na frente dela. Há um recurso semelhante no iPhone X, chamado Face ID, embora a tecnologia por trás de como ele funcione de maneira um pouco diferente.
  • O desbloqueio facial do Huawei Mate 20 Pro parece preocupantemente impreciso

Leitor de impressão digital


Esta é a minha opção favorita e a que uso atualmente no meu telefone. Obviamente, o quão bem ele funciona depende de alguns fatores, como a qualidade do sensor e seu posicionamento. Qualidade, neste caso, significa a velocidade com que o sensor lê seu dedo. Isso varia muito entre os dispositivos, assim como sua superfície resistente a arranhões. Existem certos mecanismos de autenticação biométrica que se tornam mais rápidos quanto mais você os usa.

Quanto ao posicionamento, prefiro-o na parte frontal inferior da tela, ao lado do botão liga/desliga, como na antiga linha Xperia, que para mim é muito prática. Não sou fã das de costas, que é mais comum hoje em dia, mas aqui é tudo subjetivo.

Quanto à segurança, este é provavelmente o método mais seguro até hoje. Isso porque é muito difícil para um leitor de impressão digital ser facilmente hackeado. Além disso, os sensores são desenvolvidos para reconhecer o calor do corpo e o movimento do sangue do usuário, o que significa que você não pode usar um dedo “morto” para desbloquear um Android.

Leitor de íris


Assim como o reconhecimento facial, ainda não estou convencido de usar um scanner de íris para desbloquear dispositivos. Ele basicamente faz a mesma coisa que o leitor de impressão digital e exige que o dispositivo tenha uma segunda senha registrada, caso você não consiga desbloquear o telefone. Com o Galaxy S9 e Note9, os scanners de impressão digital e íris não podem ser ativados ao mesmo tempo. Em outras palavras, o segundo método de desbloqueio precisa ser um PIN ou uma senha alfanumérica.

O reconhecimento varia de acordo com as condições de iluminação e onde o olho do usuário está posicionado. Os melhores leitores não ficam lentos ao reconhecer o olho de um usuário, mesmo em condições de pouca luz.

O sistema que escaneia sua íris também precisa estar totalmente integrado ao leitor para que reaja rapidamente e não possa ser hackeado. Tecnicamente, este sistema está no mesmo nível do leitor de impressão digital em termos de segurança, mas perde quando se trata de usabilidade.

Smart Lock


O Smart Lock foi introduzido no Android 5.0 Lollipop e foi atualizado nas versões mais recentes. Eu realmente não vejo isso como um método para desbloquear seu dispositivo, mas sim como um elogio ao que você já escolheu. O que o Smart Lock faz é muito simples, ele desbloqueia - ou melhor, mantém seu aparelho desbloqueado - de acordo com onde você está, sua voz, um aparelho ou uma presença.

Escolha seus locais confiáveis, como sua casa ou trabalho, e quando você chegar a esses lugares, seu dispositivo será desbloqueado sem precisar usar nenhum desses métodos. Você pode até usar dispositivos Bluetooth como locais confiáveis.

Atualmente, o Smart Lock também pode ser configurado para manter o telefone desbloqueado mesmo quando estiver no bolso. Como eu disse, não é realmente um método de desbloquear seu telefone, mas sim um elogio a um. Lembre-se de que qualquer pessoa pode acessar seu telefone quando você estiver em um de seus locais confiáveis ​​ou até mesmo conectado a um dispositivo Bluetooth.

PIN


Um PIN é a combinação tradicional de números e o comprimento depende da versão do Android que você possui. É provavelmente a principal opção de segurança, distinta do restante das opções apresentadas aqui. Os PINs também são limitados em sua recuperação, caso você os esqueça. Você provavelmente terá que passar horas e horas tentando desbloquear seu dispositivo. Eu uso um PIN no meu Android como um complemento ao scanner de impressão digital.

Padrão


O padrão, ou design, é um recurso exclusivo em telefones Android e já existe há algum tempo. Você pode usá-lo combinado com o PIN, se quiser, mas realmente é um sistema de segurança decente por si só. Há apenas um certo número de vezes que você pode experimentá-lo até que ele o bloqueie por alguns segundos. No entanto, em algumas interfaces, um certo número de tentativas erradas pode levar o dispositivo a apagar os dados do usuário.

Outra coisa curiosa sobre o padrão, e pode ser vista como um problema, é que seu dedo deixa o padrão na tela, o que facilita para qualquer pessoa rastreá-lo. Uma combinação de um dedo gorduroso e um filme fosco dirá ao mundo sua senha.

Senha


Uma senha é o método de desbloqueio mais antigo que existe e é visto como o mais seguro por muitos usuários. Você pode usar qualquer combinação de números e letras para desbloquear seu dispositivo. Os sistemas de recuperação variam muito, mas, em geral, pode ser tão difícil recuperar uma senha quanto um PIN.

Qual ​​é o melhor método para desbloquear seu Android?


O scanner de íris, o Smart Lock e o reconhecimento facial são métodos de segurança complementares ou secundários e, no momento, não são bons o suficiente para serem usados ​​como o único método de proteção do seu telefone. Isso significa que você terá que registrar um PIN, padrão ou senha como sua opção principal. O scanner de íris também tem outro agravante:restrição e disponibilidade. Existem apenas alguns modelos no mercado no momento que vêm com esse recurso.

O leitor de impressão digital também é um recurso complementar, mas é um recurso que está disponível na maioria dos modelos intermediários, e sua usabilidade é muito atraente. Ele também tem menos erros de reconhecimento. No entanto, você pode contar com as opções mais tradicionais, que também são as mais seguras, pois não precisam de uma segunda camada de proteção. Em termos de praticidade e segurança, eu ficaria com o PIN, senha ou padrão se fosse você.

Qual opção você usa no seu Android? Qual você acha que é o mais seguro?