Na WWDC da Apple neste verão, a empresa anunciou que o iPad finalmente teria seu próprio sistema operacional - iPadOS 13. Ele agora começou a ser lançado para os consumidores e há alguns novos recursos interessantes. Se você acabou de atualizar para o iPadOS 13, confira estas dicas e truques.
O novo iPadOS combina aspectos do macOS e do iOS para criar o que é um sistema operacional mais adaptado ao formato do tablet. Aqui estão os quatro melhores recursos que você deve verificar primeiro.
-
iPadOS:Apple dá ao iPad seu próprio sistema operacional
Ir para:
- Alternar para desativar a função de localização
- Proteção infantil aprimorada com iPadOS
- Deslize para alternar entre aplicativos mais rapidamente
- Multitarefa com visualização dividida
- Comece a editar texto com gestos
- Digitação mais rápida com o QuickPath
Desative o rastreamento de localização
Ocultar sua localização até agora não foi fácil na Apple, porque mesmo com a detecção de GPS desligada, os dados de localização ainda eram coletados dos smartphones da série iPhone 11. Com a atualização 13.3.1, a segurança de sua privacidade agora foi aumentada e permite que você desligue manualmente o chip de banda ultralarga (chip U1).
Tudo o que você precisa fazer é acessar:
Configurações> Privacidade> Serviços de localização> Serviços do sistema, e encontre o item Networks &Wireless Communication lá. Se você deslizar o interruptor, o chip U1 será desativado.
Proteção infantil aprimorada com iPadOS
O tempo de tela é a resposta da Apple ao Family Link do Google. Aqui você pode ver o comportamento de uso do seu filho e configurá-lo manualmente. Assim, você decide, entre outras coisas, por quanto tempo seu filho pode usar aplicativos em um dia, quais páginas on-line eles visitam e com quem conversam. Até agora, as crianças conseguiram contornar o tempo de tela para adicionar novos contatos ao seu catálogo de endereços. Isso já foi corrigido pela nova atualização do iOS 13.3.1.
Use o Slide Over para uma troca de aplicativos mais rápida
A novidade no iPadOS 13 é um recurso aprimorado de troca de aplicativos chamado Slide Over. Deslize de baixo para cima na tela para abrir o dock. A partir daí, toque e segure o aplicativo que deseja adicionar ao Slide Over e arraste-o para a lateral da tela. Você pode repetir o processo se quiser adicionar vários aplicativos ao Slide Over. Você também pode deslizar da direita da tela para abrir o menu Slide Over e, em seguida, usar a barra na parte inferior da janela para percorrer os aplicativos abertos, sem perder de vista o aplicativo principal. Você pode fazer com que qualquer aplicativo que esteja aberto no Slide Over fique em tela cheia, arrastando-o para o meio superior da tela.
Multitarefa com visualização dividida
A multitarefa também foi reformulada no iPadOS 13. O Split View permite que você trabalhe em dois projetos ao mesmo tempo. Agora você também pode abrir várias janelas do mesmo aplicativo. A Apple usa o exemplo do Notes para demonstrar esse recurso. Ao selecionar uma nota da barra lateral e arrastá-la para a lateral da tela, você pode abri-la em uma nova janela. O sistema operacional manterá as duas janelas do aplicativo abertas ao mesmo tempo, divididas no meio da tela. Você pode então editar ambas as notas independentemente. Você pode abrir uma terceira janela do mesmo aplicativo, mas só pode dividir duas na tela a qualquer momento.
Você não precisa estar trabalhando com o mesmo aplicativo para usar a tela dividida. Você pode facilmente abrir Notas e Correio ou Correio e Fotos, por exemplo. Para fazer isso, deslize de baixo para cima na tela para abrir o dock e arraste o aplicativo que deseja adicionar à tela dividida para a lateral da tela. É especialmente útil para arrastar e soltar fotos entre aplicativos. Para sair da tela dividida, arraste o divisor para qualquer lado da tela, minimizando o aplicativo que você deseja expulsar.
Comece a editar texto com gestos
A edição de texto sempre foi um pouco trabalhosa em dispositivos com tela sensível ao toque, mas com o iPadOS 13, as coisas estão ficando um pouco mais fáceis. Agora você pode editar texto com gestos. Para selecionar o texto, toque e segure uma palavra até que ela se destaque. Você pode então arrastar o dedo pela tela para selecionar palavras adicionais para destacar rapidamente frases ou parágrafos.
Depois de selecionar o texto que deseja editar, existem alguns novos gestos que evitam que você abra um menu para recortar, copiar e colar. Você pode copiar texto apertando com três dedos. A Apple o projetou para parecer que você está pegando essas palavras da tela. Para cortar o texto, você precisa fazer o gesto de pinça com três dedos duas vezes seguidas. Para colar o texto, você precisa usar um gesto inverso - aperte para baixo e para fora com três dedos - como se estivesse soltando o texto de volta na tela. Não se esqueça de selecionar onde você deseja que o texto colado seja inserido primeiro.
Você pode desfazer as alterações com um deslize de três dedos para a esquerda se errar. Se você desfazer acidentalmente uma alteração ao acionar esse gesto, deslize para a direita com três dedos para refazer uma edição.
Digitação mais rápida com o QuickPath
Se você quiser acelerar sua digitação no iPad, experimente o QuickPath. Para abrir o QuickPath, aperte o teclado do iPad com dois dedos para reduzi-lo a uma versão menor. Você pode usar a barra na parte inferior do teclado para arrastá-lo e soltá-lo em uma posição conveniente na tela. Em seguida, você só precisa deslizar o dedo pelo teclado para digitar, assim como vimos com outros recursos de digitação no Android. A Apple diz que foi projetada para melhorar a digitação com uma mão em seus iPads maiores, já que uma mão geralmente está na parte inferior do tablet, em vez de segurar na lateral com o polegar sobre a tela.
Você viu algum novo recurso interessante no iPadOS 13? Compartilhe seus favoritos na seção de comentários abaixo.