Se você depende muito dos serviços do Google para seu uso comercial ou pessoal, os novos smartphones Huawei e Honor causarão dificuldades. No entanto, você pode usar ou substituir o Gmail, Google Maps, Hangouts Meet, Google Calendar e Co. Como fazer isso, explico aqui.
Na primeira parte,
Huawei sem Google:é realmente viável? , mostrei uma lista longa e gratificante de aplicativos que continuaram a funcionar sem problemas ao mudar para um smartphone Honor sem Google. Alguns, no entanto, causaram problemas durante a operação. Aqui está como eu os consertei.
- Aplicativos que tive que substituir por um aplicativo da web
- Alternativas para aplicativos conhecidos
- Aplicativos e recursos que você perderá
Aplicativos que tive que substituir por um aplicativo da Web
- Basecamp 3
- Traga!
- eBay
- Google Hangouts
- Google Hangouts Meet
Se os aplicativos não iniciarem, geralmente é devido à programação persistente dos serviços do Google. Alguns deles você pode simplesmente usar como aplicativos da web. Sem problemas, você pode fazer isso com ...
Outros, no entanto, você terá que trapacear. Porque alguns sites reconhecem que você os abre com um smartphone. Em seguida, eles sugerem que você baixe o aplicativo da Google Play Store. Não deixe que isso te desanime.
No navegador pré-instalado, você pode definir URLs únicos (como
https://hangouts.google.com) que eles sempre serão abertos na versão desktop. Depois, os serviços começarão da maneira usual. Infelizmente, usar o site de desktop em um smartphone é extremamente complicado devido às pequenas fontes e botões. Além disso, você não receberá nenhuma notificação. Na verdade, as notificações da web existem, mas o navegador da Huawei não as permitiu. De qualquer forma, o aplicativo de bate-papo por vídeo Hangouts Meet funcionou perfeitamente com a câmera e o microfone.
Você pode colocar links para os aplicativos da web na tela inicial. Dessa forma, parece que você realmente instalou o aplicativo. Infelizmente, o navegador padrão abre uma nova guia toda vez que você faz isso, mas o navegador Firefox (disponível como "Fennec" no F-Droid) resolve isso de forma muito mais elegante ao carregar aplicativos da web em instâncias separadas e, assim, evitar essas duplicações. Eu uso o Twitter exclusivamente neste formulário agora.
O Google não quer jogar bola
Em relação ao Hangouts, devo dizer que a mudança é um desastre por vários motivos. Felizmente, o Hangouts será encerrado em breve, portanto, o sofrimento é limitado. No entanto, eu teria desejado para um cliente de terceiros. Ele estava em construção na forma de HangupsDroid, mas foi descontinuado há um ano. Não é mais possível fazer login. A solução alternativa com o aplicativo da Web do Hangouts explicada acima só funciona com o truque do modo de área de trabalho. Assim, você não receberá mais notificações sobre novas mensagens.
Alternativas para aplicativos conhecidos
- Google Assistente ➣ Alexa (Amazon Store), AntennaPod (F-Droid)
- Google Agenda ➣ Agenda comercial 2 (AppGallery)
- Google Maps ➣ Maps.me (AppGallery)
- Gmail ➣ E-mail (pré-instalado)
- Joey ➣ Reddit (APK Puro)
- Threema ➣ Threema (nova compra no Threema.ch)
Eu tinha usado o
Google Assistente principalmente para ouvir os podcasts de notícias ("Ok Google, reproduza notícias"). Alexa pode fazer a mesma coisa, então tentei o aplicativo dele. Mas mostra problemas consideráveis com o Honor 9X Pro. Às vezes a reprodução congela, às vezes os fluxos não carregam, outras vezes não consigo retomar um fluxo após a pausa. Em nenhum caso, posso controlar a reprodução e pular para uma determinada posição no fluxo. Eu precisava de um player de podcast real. AntennaPod da F-Droid é o substituto perfeito. Estou muito feliz com esta nova descoberta.
O Alexa, por outro lado, é um bom substituto para o controle doméstico inteligente, caso você tenha confiado no Google até agora. Obviamente, por motivos de proteção de dados, é recomendável optar por soluções de código aberto como hass.io ou OpenHAB. No entanto, seu controle de voz não é tão desenvolvido.
Felizmente, podemos substituir o Google Calendar pelo Business Calendar 2 desenvolvido em Berlim. Lá você faz login com sua conta do Google (a confirmação em duas etapas não é problema) e em segundos todos os seus compromissos são sincronizados - é claro em ambas as direções. Se você criar um compromisso, seus colegas também o receberão.
Na verdade, o Google Agenda não faz parte da equipe
Se o seu trabalho exige que você use o Google Agenda como um serviço online, considere usar outro provedor. O Google não usa o calendário padrão CalDAV (ou o padrão de contatos CardDAV). Isso limita massivamente a escolha de aplicativos de calendário compatíveis e fornece uma espécie de dependência do fornecedor.
Eu uso
Google Maps principalmente para ciclismo. O Maps.me provou ser um substituto adequado, mas existem outras alternativas. Aqui o Maps é provavelmente mais interessante para motoristas de carro. Ainda não notei muito da suposta cooperação TomTom da Huawei. Isso provavelmente virá mais tarde.
O Google Maps original está disponível no APKPure e funciona surpreendentemente bem. Você simplesmente não consegue fazer login e há um aviso do Google Play quando você tenta encontrar sua localização. Mas você pode ignorá-lo e ainda continuar com uma localização precisa.
Consegui configurar
Gmail no aplicativo de e-mail pré-instalado sem dificuldades. Além disso, a verificação em duas etapas não foi um obstáculo, como costuma acontecer com o login do Google em aplicativos de terceiros. O aplicativo carrega apenas algumas dezenas de e-mails por caixa de correio. Ainda consegui pesquisar e-mails mais antigos porque o aplicativo mostra um botão "pesquisar no servidor" abaixo dos resultados de pesquisa vazios. Isso funcionou surpreendentemente bem.
Aplicativos e recursos que você perderá
Da lista de aplicativos de exemplo mencionados na primeira parte, não pude substituir os seguintes:
Então eu teria que procurar um substituto para o aplicativo de rastreamento de tempo ou encontrar outra solução.
O sistema de notificação está quebrado
Também perdi muita funcionalidade. Quase todas as notificações ficaram em silêncio. Apenas e-mails ocasionais e - com muita demora - novas mensagens do Telegram faziam meu smartphone vibrar. Caso contrário, houve silêncio. Os leilões do eBay passaram, as mensagens do Slack permaneceram sem resposta e os compromissos do calendário do Google ocorreram sem mim até que alguém me ligou irritado.
Mas isso também se deve ao gerenciamento agressivo de energia da EMUI. Isso interrompe todas as atividades em segundo plano dos aplicativos, mas é exatamente isso que o gerenciamento de notificações faz. Sem o Firebase do Google ou um equivalente da Huawei como mediador, cada aplicativo teria que perguntar à sua sede individualmente se há algo novo. Mas como isso consome muita energia, o software da Huawei acaba com esses processos, para grande desgosto de quem procura sua atenção.
Portanto, a Huawei deve configurar imediatamente um sistema central que ponha fim a essa falha de usabilidade. Idealmente, deve ser 1:1 compatível com a interface Firebase do Google, para que os desenvolvedores de aplicativos não precisem personalizar os aplicativos. Quando esse aplicativo é instalado em um smartphone Huawei, ele acessa automaticamente o HMS. A energia é economizada, as mensagens chegam rapidamente, todos ficam felizes. Objetivo do bônus:Este novo sistema é de código aberto, descentralizado e sujeito a monitoramento público.
O Google Cast está ausente
Se você tiver um stick FireTV, um Chromecast ou alto-falantes compatíveis com transmissão, não encontrará um botão de transmissão em aplicativos de streaming com smartphones sem Google. Isso é irritante, pois alguns alto-falantes Wi-Fi podem ser facilmente conectados via Google Cast como um sistema de várias salas. Esses alto-falantes podem ser substituídos por outros compatíveis com Alexa.
Existe um aplicativo chamado LocalCast (AppGallery), onde você pode - como o nome sugere - enviar streams locais do seu smartphone para os receptores do Google Cast. O aplicativo também tenta redirecionar os fluxos da Web para transmitir destinatários por meio do menu Compartilhar, entrada de URL e navegador no aplicativo. A função de transmissão por meio de um botão simples em aplicativos de streaming como o Netflix não pode substituir isso.
Os pagamentos sem contato ainda não são possíveis
A Huawei deve começar imediatamente a procurar uma parceria no pagamento sem contacto. Estou olhando para Wirecard e PayPal como parceiros em potencial, mas estou feliz em ser surpreendido. O Google Pay tem uma grande vantagem graças à extensa integração bancária e ao truque do PayPal. Mountain View na Europa neofóbica tem lutado para obter essa vantagem. Se a Huawei quiser alcançar aqui, os chineses teriam que fazer aos bancos uma oferta que eles não podem recusar.
Muitos aplicativos fora da amostra
Em um artigo separado, eu já havia testado a experiência do usuário com um smartphone deliberadamente retirado do Google. Especialmente aplicativos de compartilhamento de carros, muitos jogos e alguns aplicativos de streaming só funcionavam com truques. Na terceira parte desta série, eu teria que descobrir se o framework MicroG alivia a dependência do Google desses aplicativos e se eu poderia instalar o Google Apps no Honor 9X Pro posteriormente. Essa seria a batalha do chefe desta trilogia de artigos, por assim dizer.
Conclusão
No primeiro artigo, concluí com as palavras:"Tudo funciona de alguma forma. E tende a ficar mais fácil." De fato, a luta contra velhos hábitos está ligada a várias novas e alegres descobertas e experiências aha. No entanto, estou ávido por conhecimento e principalmente na área de smartphones.
Eu posso entender se alguém não quer colocar essa obstinação para um dispositivo que deveria tornar a vida mais fácil. Portanto, espero ainda mais que as dicas desta série de artigos o ajudem e diminuam um pouco o limite. Para mais dúvidas e sugestões, use a caixa de comentários abaixo.