Além das óbvias inovações nos módulos de câmera do iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max, os atuais modelos de iPhone da Apple também trazem recursos de câmera menos intrusivos. Veja como tirar fotos melhores com os iPhones atuais usando Deep Fusion e Modo Noturno, além de outras dicas e truques.
Como ativar e usar o Deep Fusion
Com o Deep Fusion, o Apple iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max, combinados com o iOS 13.2 e superior, possuem uma tecnologia de câmera que fornece imagens mais detalhadas em condições de iluminação medíocres. Por trás do termo de marketing, Deep Fusion, está a chamada fotografia computacional. E por trás desse termo técnico, neste caso, existem algoritmos e programas sofisticados que analisam várias fotos, analisam os respectivos assuntos e estruturas e mesclam tudo de volta em uma foto. A imagem resultante é de maior resolução e mostra mais detalhes do que uma foto tirada sem o Deep Fusion.
O Deep Fusion não é um modo dedicado que pode ser ativado e desativado. Esse recurso se ativa automaticamente quando as condições de iluminação são muito boas para o modo noturno, mas muito ruins para o Smart HDR. Além de uma foto mais detalhada, você não percebe que o Deep Fusion está ou esteve ativo, e era isso que a Apple queria. Não há um ícone pequeno e nenhuma informação EXIF para indicar que esta é uma foto do Deep Fusion.
No entanto, há algumas coisas a serem consideradas em relação ao Deep Fusion:
- Deep Fusion funciona apenas com as câmeras grande angular e telefoto, não com a câmera ultra grande angular. Este último não possui os pixels de foco necessários.
- Nas configurações do iOS em Câmera, você precisa desabilitar as configurações de composição da Captura de fotos fora do quadro para aproveitar o Deep Fusion. Infelizmente, essas duas funções são mutuamente exclusivas, então você precisa escolher uma.
- Atualmente, existe apenas um método para identificar uma foto do Deep Fusion como tal sem qualquer dúvida. O aplicativo Metapho integra essa função e também marca uma foto do Deep Fusion como "Deeply Fused" na visualização de metadados correspondente.
A captura fora do quadro oferece mais flexibilidade
No ponto anterior eu já mencionei esta função, mas deixe-me explicá-la. A chamada 'capturar fora do quadro' é uma função nas configurações do aplicativo da câmera do iOS. Se ativada, a câmera tira automaticamente fotos e/ou vídeos adicionais em paralelo com a próxima câmera de grande angular.
Isso tem a vantagem de que você pode alterar a seção de imagem mais tarde. Isso significa que você pode não apenas aumentar o zoom, mas também diminuir o zoom da seção da imagem original.
Modo noturno
Semelhante ao Deep Fusion, o modo noturno não é um modo de câmera independente, mas uma função que é ativada ou oferecida automaticamente assim que as condições de iluminação são particularmente ruins. Um modo noturno ativo ou disponível pode ser reconhecido por um pequeno ícone redondo no canto superior esquerdo do aplicativo da câmera. Se este ícone estiver amarelo, o modo está ativo, se o ícone estiver branco, o modo noturno está disponível, mas não ativo automaticamente.
Dependendo das condições de iluminação e de outros fatores, como a estabilidade do seu iPhone ou se você usa um tripé, o modo noturno seleciona automaticamente um tempo de exposição ideal, que é exibido em segundos.
O tempo de exposição também pode ser aumentado ou diminuído manualmente, e o modo noturno pode ser desativado temporariamente para as respectivas imagens. Sempre puxar o tempo de exposição manualmente para o máximo não leva necessariamente a melhores resultados. Você deve manter isso em mente.
Mude rapidamente entre os modos de vídeo tocando
A partir do iOS 13.2, agora você pode alternar entre diferentes modos de vídeo, resoluções e taxas de quadros mais precisas, de maneira rápida e fácil diretamente no aplicativo de câmera padrão. Basta tocar no visor do modo. Anteriormente, você sempre tinha que mudar para as configurações do iOS para selecionar o modo de captura de vídeo desejado.
No entanto, os usuários que geralmente precisam ou desejam alternar entre modos diferentes geralmente usam um aplicativo de câmera mais profissional de um fornecedor terceirizado, pois o aplicativo de câmera padrão do iOS é intencionalmente cortado para fornecer automação completa. No entanto, esta pequena atualização é muito esperada e útil.
Para alternar entre as diferentes resoluções e taxas de quadros, basta tocar na tela na borda inferior ou superior direita no modo de vídeo do aplicativo da câmera (veja a captura de tela acima).
Modo retrato para tudo
Originalmente, o chamado modo retrato só era possível com a câmera telefoto. Mas com o iPhone 11 e o iPhone 11 Pro, você também pode usar a câmera grande angular para fotos de retrato com uma profundidade de campo especial.
Você também pode aplicar o efeito de profundidade de campo não apenas a rostos, mas também a animais e objetos. Você também pode definir o ponto de foco manualmente simplesmente tocando. Mas às vezes você obtém resultados melhores do que se usar o reconhecimento automático de objetos.
Usando aplicativos de terceiros
Como já mencionado, o aplicativo de câmera padrão do iOS foi projetado para operação totalmente automática. As únicas configurações que podem ser feitas diretamente no aplicativo são a configuração manual do ponto de foco e a exposição. O aplicativo deve ser o mais fácil de usar possível para a ampla comunidade de usuários, de acordo com o lema:"Aponte e atire".
Aqueles que preferem funções mais especiais, além de configurações manuais, têm acesso a inúmeros aplicativos de câmera de terceiros, que a Apple também promove avidamente na App Store, em suas lojas de varejo e em eventos. Os desenvolvedores têm acesso direto ao sistema de câmera e podem, portanto, criar aplicativos abrangentes que são mais do que apenas o aplicativo de câmera padrão em embalagens diferentes. Os exemplos incluem o aplicativo de vídeo FiLMiC Pro, para o qual a Apple doou um valioso tempo de palco em seu último evento do iPhone, e o aplicativo de fotos Spectre, que a Apple nomeou o aplicativo para iPhone do ano de 2019 apenas algumas semanas atrás.
Aqui estão alguns aplicativos de câmera recomendados, alguns dos quais eu pessoalmente uso há muitos anos e ainda podem ser encontrados no meu iPhone 11 Pro Max hoje:
ProCam
ProCam é um aplicativo recomendado para fotografia manual, fotografia noturna e longa exposição.
Haleto
Halide é um aplicativo de câmera premiado que oferece uma combinação equilibrada de funções de câmera manuais e automáticas. Ele é otimizado para fotografia RAW e oferece outros recursos para oferecer a máxima qualidade fotográfica em todas as situações.
Espectro
Spectre é feito pelos mesmos desenvolvedores do Halide e é projetado para longas exposições, não apenas para fotos noturnas, mas também para fotos diurnas.
Lightroom
O aplicativo Lightroom da Adobe é antes de tudo um poderoso software de edição de fotos, mas também oferece um recurso de câmera muito interessante para fotos HDR.
Capa da noite
Como o nome sugere, a NightCap é especializada em fotografia noturna e é uma das melhores opções para fotografar em condições críticas de iluminação. A fotografia RAW e a astrofotografia são possíveis.
SkyFlow
Embora o aplicativo de câmera padrão também ofereça uma função de lapso de tempo, o SkyFlow oferece muito mais opções de configuração e configurações manuais da câmera. Além disso, um editor é integrado para converter e editar as gravações de lapso de tempo em vídeos.
ProFilme
Uma alternativa recomendada ao FiLMiC Pro para produtores de vídeo entusiastas é o ProMovie. Configurações manuais da câmera, incluindo foco manual e formatos de arquivo de alta qualidade para a mais alta qualidade de vídeo.
FiLMic Pro
FiLMiC Pro é o aplicativo de câmera de vídeo preferido para muitos usuários Pro. Filmes e videoclipes inteiros foram gravados com este aplicativo, incluindo o último sucesso de Lady Gaga, Stupid Love.
FiLMic DoubleTake
DoubleTake é um aplicativo multicâmera que permite gravar dois vídeos Full HD com duas câmeras simultaneamente nos modelos atuais de iPhone (iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max).
Capa de bateria inteligente da Apple
Por último, mas não menos importante, recomendo que você dê uma olhada no Apple Smart Battery Case para iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max. Em contraste com os Smart Battery Cases para modelos mais antigos, os da linha iPhone lançada em 2019 têm um botão de câmera dedicado. Isso não apenas permite que o aplicativo de câmera padrão do iOS seja iniciado quando o iPhone estiver no modo de suspensão, mas o botão também serve como um gatilho.
Além disso, os Smart Battery Cases da Apple prolongam a vida útil da bateria dos modelos atuais de iPhone em até 50%, o que é bastante útil para excursões mais longas, viagens de férias ou caça a motivos. Para não esquecer os casos também servem como capas de proteção e, assim, combinam três funções. Mais informações sobre os novos Smart Battery Cases da Apple podem ser encontradas em nossa análise.