O YouTube acaba de lançar um novo recurso chamado "YouTube Clips". Agora, para aqueles que estão familiarizados com a plataforma de streaming Twitch, você notará rapidamente que o novo recurso é bastante semelhante ao que o Twitch oferece a seus usuários. Com 'Clips', você pode criar clipes curtos de um vídeo ou uma transmissão ao vivo e compartilhá-los nas mídias sociais.
Com o YouTube Clips, você pode selecionar um trecho de um vídeo (entre cinco segundos e um minuto), adicionar um título a ele e compartilhá-lo com um link especialmente gerado. Você também pode incorporá-los em artigos.
Atualmente, isso funciona apenas para criadores de conteúdo selecionados em alguns canais. Além disso, até agora está reservado apenas para a área de trabalho do YouTube e o aplicativo para Android. O recurso ainda está para chegar em dispositivos iOS.
Dê uma olhada no vídeo abaixo para uma introdução sobre o recurso.
Como criar seu próprio clipe do YouTube
Mesmo que o recurso ainda esteja em fase de testes, você já pode experimentá-lo agora. Vamos explicar como funciona.
Primeiro, você precisa encontrar um vídeo adequado no YouTube e reproduzi-lo. Você encontrará o novo ícone de clipe abaixo do vídeo, entre os polegares de classificação e o botão "Compartilhar". Se você clicar em "Clips", um campo correspondente aparecerá.
Agora você pode usar o controle deslizante para selecionar o clipe exato. Deve ter pelo menos cinco segundos de duração e um máximo de 60 segundos. Alternativamente, você pode inserir o tempo desejado acima do controle deslizante.
Em seguida, crie um título para o clipe, que pode ter até 140 caracteres.
É basicamente isso, porque o resto é como compartilhar um vídeo normal do YouTube. Então você clica em "Compartilhar" e serão apresentadas as várias opções para compartilhar o clipe via mídia social ou e-mail, ou incorporá-lo ou compartilhar o link.
Obviamente, o espectador também pode acessar diretamente o vídeo completo por meio deste clipe. Você encontrará uma nova categoria "Clips" no menu do YouTube, onde poderá acessar os clipes criados a qualquer momento e compartilhá-los novamente. No entanto, se o vídeo de origem for excluído, os respectivos clipes também desaparecerão.
Como mencionado anteriormente, o YouTube ainda está testando esse recurso e ainda não foi lançado no iOS. Pessoalmente, estou bastante empolgado com esse recurso e feliz que o YouTube finalmente esteja alcançando plataformas como TikTok e Twitch.