Você sabia que um dos assistentes virtuais mais usados no mundo móvel, o Google Assistant, também funciona como controle remoto por voz? Neste guia, você aprenderá o que é preciso para usar o Google Assistant para assistir notícias, seus filmes e séries favoritos na sua TV!
- "Ok, Google" não está funcionando? Veja como você conserta
Os requisitos necessários para usar o Google Virtual Assistant para assistir TV são poucos:um smartphone (pode ser Android ou iPhone), um dispositivo Chromecast capaz de transformar qualquer TV com porta HDMI em uma central multimídia ou Android TELEVISÃO. Em seu smartphone, você precisará baixar e instalar o aplicativo Google Home (Android/iOS). Se você estiver usando um iPhone, também precisará baixar e instalar o aplicativo Google Assistant para iOS.
Configurar sua Android TV ou Smart TV com Chromecast é muito fácil:basta instalar o app Google Home, adicionar o Chromecast ou Smart TV tocando no ícone "+" na parte superior do app e selecionar
Configurar dispositivo >
Novo dispositivo e, em seguida, siga as instruções na tela.
Depois de associar o referido dispositivo à casa ou sala pretendida, o Google Home incluirá um ícone para o dispositivo registrado na tela principal.
Dica profissional: Você também pode acessar as configurações do Google Assistente no Google Home no canto direito da tela e verificar se
Voice Match está ativado
. Só então você poderá usar o Google Assistant para assistir TV usando comandos de voz.
- Leia também: Como conectar seu smartphone Android a uma TV
Quanto à compatibilidade do Google Assistant, muito dependerá da região em que você mora. Por exemplo, nos EUA, a cobertura é um pouco mais ampla, pois temos Netflix, Disney+, MaxDome, CW, CBS All Acesso, HBO Now, Hulu, YouTube, YouTube TV, YouTube Kids, Wiki, Crackle, Red Bull, STARZ, Zatto e Google Play Filmes e TV.
No entanto, você não terá suporte para Amazon Prime Video ou Apple TV+, o que acaba sendo um pouco frustrante. Isso é especialmente verdade no caso do serviço de streaming de vídeo da Amazon, que tem suporte para Chromecast e Android TV.
A boa notícia, no entanto, é que muitos canais de notícias podem ser lançados na sua TV por meio de um simples comando de voz para o Google Assistant no celular.
Como usar o Google Assistente para assistir TV em uma Android TV
As TVs Android já oferecem o recurso Chromecast integrado, portanto, não há necessidade de comprar um acessório extra. Isso certamente facilitará a vida. Além disso, dependendo do modelo, você pode falar diretamente no controle remoto para emitir comandos para o Google Assistant.
- Leia também: Revisão do Google Nest Hub 2:melhor na segunda vez
Agora, se o seu controle remoto não tiver microfone, você pode usar seu smartphone como porta de entrada para comandos de voz para o Google Assistant. Isso também pode ser feito usando um alto-falante inteligente como o Google Nest mini ou o Google Nest Hub.
Depois de configurar o Google Assistant nas TVs LG WebOS e Samsung Tizen, por exemplo, você pode usar os mesmos comandos de voz no Google Assistant no seu celular ou alto-falante inteligente para assistir TV.
Exemplos de comandos de voz que podem ser usados para controlar sua TV com o Google Assistente:
- Reprodução:"Pausar", "Parar", "Retomar".
- Canais:
- "Mude para BBC News."
- "Mude para CNN."
- "Canal [nome ou número]."
- Volume:
- "Mais alto", "Aumentar o volume".
- "Abaixar", "Diminuir o volume."
- "Ajuste o volume para [número]."
- Entrada:
- "Mude para HDMI 2."
- "Conectar ao Bluetooth."
- Desativar:"Desativar."
Usando o Google Assistente para assistir TV em um Chromecast
Se sua TV tiver uma entrada HDMI, você poderá usar o Google Chromecast para transformar o dispositivo em uma central de mídia. Com isso, você poderá controlar o receptor para streaming de links de vídeo do seu smartphone ou tablet.
- Leia também: Aproveite ao máximo o Google Assistente com estes comandos de voz
Com este método, é possível "transmitir a tela" quando a TV ou o dispositivo de transmissão estão ligados. Muitas vezes, usar o Chromecast é suficiente e provou ser uma opção muito barata. Usando comandos como "Ok, Google" ou "Ei, Google", você também pode transmitir séries, filmes e vídeos do YouTube rapidamente na sua TV. O mesmo funciona para alto-falantes inteligentes do Google e de outros parceiros.
Ao contrário das TVs Android, com o Chromecast, você não pode solicitar episódios ou cenas específicas de séries ou filmes.
Exemplos de comandos de voz que podem ser usados para assistir TV com o Google Assistente:
- Filmes e programas de TV:
- "Assista Stranger Things na Netflix."
- "Abra [título do filme ou programa] em [serviço de streaming]."
- Pesquisar:
- "Pesquisar filmes românticos."
- "Pesquisar seriados."
- "Mostrar programas de TV de ficção científica."
- "Mostrar filmes de [ator ou atriz]."
- Videoclipes:
- "Assista a vídeos engraçados de gatos."
- Aplicativos:
- Informações:
- "Fale sobre Game of Thrones."
Em 2015, comprei minha Android TV da Sony e só recentemente consegui usar a TV conectada aos meus dispositivos inteligentes para assistir TV. Há alguns meses, meu controle remoto começou a apresentar problemas e para piorar minha experiência, nunca oferecia a opção de microfone.
E foi aí que meu smartphone e o Google Nest mini começaram a ter um papel muito maior:um controle remoto capaz de aceitar comandos de voz para controlar a TV. Sim, a experiência às vezes não é tão fluida quanto eu gostaria que fosse, mas pelo menos posso controlar minha Android TV sem usar as mãos e até aprender sobre novas opções de canais, deixando a escolha para o Google Assistant.
Já que estamos falando sobre o uso do Google Assistant em um dispositivo móvel, você também pode usar o aplicativo Android TV Remote Control como uma opção alternativa de controle remoto, pois isso evita mudanças repentinas de humor devido a falhas nos comandos de voz.
E aí, você já usa o Google Assistant no seu smartphone para assistir TV? Ou você prefere usar o Google Home Nest mini ou o Google Home Nest Hub? Existem outras dicas para adicionarmos a este guia do Google Assistente? Estou curioso para saber como você usa o Assistente Virtual do Google na seção de comentários.