Assim como os telefones de carregamento rápido se tornaram populares, os fabricantes começaram a não incluir os carregadores necessários na caixa. Mas você deve comprar um carregador original ou o carregamento rápido também funciona com outros modelos? Respondemos às perguntas mais importantes sobre tecnologias atuais como USB-PD, Quick Charge, Dart, VOOC e outras.
Quão conveniente é poder carregar seu telefone pela metade em apenas alguns minutos antes de sair de casa, graças a um carregador rápido? Warp Charge, Super VOOC e Quick Charge são tecnologias importantes, mas os fabricantes também causaram um pouco de caos na batalha pela melhor tecnologia de carregamento. Na tabela a seguir, você pode ver qual fabricante usa qual tecnologia com qual desempenho:
Padrões de carregamento rápido lado a lado
Estes são os padrões atuais para carregamento rápido (clique no nome para obter mais informações!) Nome | Fabricante | Carregadores de terceiros? | Dados técnicos (máx.) |
USB-PD | Fórum de implementadores de USB | Sim | 240 W / 48 Volt / 5 Amperes |
Carga Rápida 5 | Qualcomm | "mais de 100 W" (20 Volts / 5+ amps) |
SuperVOOC | Opção | Não | 240 W** 125 W / 20 Volt / 6,25 Amperes |
UltraDart | Realme | 200 W** 125 W / 20 Volt / 6,25 Amperes |
Carga Super Flash IQOO | Vivo | 120 W / 20 Volt / 6 Amperes |
Xiaomi HyperCharge | Xiaomi |
Carga de distorção | OnePlus | 65 W / 10 Volt / 6,5 Amperes |
Apple Lightning | Maçã | Sim | 20 W / 9 Volt / 2,2 Amperes |
Bomba Express 4.0 | MediaTek | n/d | n/d** |
|
Mas Oppo, OnePlus e Xiaomi realmente superam fabricantes populares como Samsung e Apple, ou há razões contra as tecnologias rápidas? Para entender isso, vamos considerar o que realmente acontece durante o carregamento rápido.
Carregamento rápido do celular:como funciona?
As baterias de íons de lítio são usadas em smartphones. A capacidade da bateria, que costuma ficar entre 3.000 e 7.000 mAh, pode alimentar os diversos componentes do telefone por várias horas ou dias. Se a bateria estiver vazia, ou seja, todos os íons de lítio migraram do eletrodo negativo para o positivo, esse processo pode ser revertido por uma fonte de alimentação externa e a bateria recarregada.
É exatamente aqui que o trigo é separado do joio quando se trata de tecnologias de carregamento rápido. Isso ocorre porque as modernas tecnologias de carregamento rápido abrem a torneira quando se trata da potência do carregador, da tensão em volts e da corrente em amperes. O SuperVOOC 125 da Oppo usa um carregador de 125 watts e carrega no máximo 20 volts a 6,25 amperes.
Ao mesmo tempo, o fabricante divide a energia necessária da bateria entre duas baterias, permitindo alimentar as duas metades separadamente. Então, em vez de encher uma grande piscina com uma única torneira, duas piscinas são preenchidas com duas torneiras. Sem aumentar a carga em cada bateria individual, a velocidade é dobrada.
Infelizmente, os fabricantes de smartphones desenvolveram seus próprios padrões e se desviaram cada vez mais dos antigos padrões USB-PD e Quick Charge da Qualcomm nos últimos anos. Portanto, você definitivamente deve prestar atenção se o seu carregador suporta os protocolos necessários, mesmo que ele suporte os requisitos técnicos de carregamento. Claro, também vamos dar uma olhada nisso.
Padrões atuais de carregamento rápido em poucas palavras
USB-PD:um requisito importante
Todo telefone Android oferece uma porta USB para carregamento e transferência de dados e, portanto, as velocidades máximas de carregamento sempre dependem do padrão USB. Com o USB-PD (USB Power-Delivery), há vários anos uma tentativa de trazer a padronização do plugue USB para carregadores eletrônicos portáteis.
Hoje em dia, não apenas smartphones, mas também notebooks e gadgets maiores podem ser carregados com uma fonte de alimentação em alta velocidade. O USB-PD geralmente é oferecido em combinação com o USB-C. Como cada vez mais dispositivos suportam esse padrão, você pode, por exemplo, carregar um Google Pixel 6 Pro com o mesmo adaptador usado no MacBook Air, enquanto ainda usa a opção de carregamento rápido.
Em 2021, o USB-IF - USB Implementers Forum - anunciou a revisão 3.1 da especificação USB-PD, que adicionou três novas opções de voltagem para a especificação USB-C:28 V, 36 V e 48 V, permitindo que a saída do carregador alcance 140 W, 180 W e 240 W. Estes não foram necessariamente projetados para telefones, mas teoricamente poderiam ser usados para nossos celulares.
Embora o USB-PD ofereça principalmente vantagens ao carregar vários dispositivos simultaneamente por meio de um plugue USB, também existe o protocolo USB-PPS. O padrão "Fonte de alimentação programável" não está diretamente relacionado ao carregamento mais rápido, mas afeta a eficiência e a segurança durante o carregamento.
Ao carregar usando um dispositivo e adaptador compatível, o telefone (ou tablet, PC, etc.) caloroso. Esse nível de controle pode não oferecer as velocidades de carregamento mais rápidas possíveis, mas pode prolongar a vida útil da bateria.
Carga rápida da Qualcomm
A fabricante de chips Qualcomm oferece o padrão "Quick Charge", que pode ser encontrado na maioria dos smartphones Android nos últimos anos. Isso ocorre porque a Qualcomm é um dos maiores fornecedores de processadores de telefone e foi uma das primeiras empresas a propor um padrão de carregamento rápido, ainda nos velhos tempos micro-USB.
Amplamente interoperável com USB-PD e PPS, o Quick Charge 5 promete mais de 100 watts a 20 volts e mais de 5 amps. O padrão QC5 pode ser encontrado em dispositivos como o Asus ROG Phone 5, Xiaomi 11T Pro e Nubia RedMagic 6 Pro, geralmente com potências mais baixas. Você pode encontrar uma lista completa de dispositivos e carregadores compatíveis na página vinculada da Qualcomm.
SuperVOOC da Oppo / WarpCharge da OnePlus / DartCharge da Realme / FlashCharge IQOO
A Oppo, ou melhor, as marcas Oppo, Realme, OnePlus e Vivo, que pertencem à BBK, decidiram desde cedo desenvolver seu próprio padrão e conseguiram estabelecer o carregamento ultrarrápido de telefones como marca registrada e competir com a Xiaomi ao mesmo tempo Tempo. O mais recente SuperVOOC funciona com até 240 watts e carrega totalmente uma bateria de 4.500 mAh em nove minutos, com 50% de carga em 3min30s.
Tanto o UltraVOOC 240 quanto o UltraDart 200 da Realme, também anunciados durante o MWC 2022, ainda não têm data de lançamento. Ambas as empresas, no entanto, anunciaram uma versão de 150 W no segundo trimestre de 2022.
Vale ressaltar que para usar os padrões de carregamento rápido Oppo/OnePlus/Realme/Vivo/iQOO você precisa usar um adaptador compatível, que apenas essas marcas fornecem.
Xiaomi HyperCharge
Depois de anos sem usar nenhum tipo de branding para seus carregadores rápidos, a Xiaomi decidiu desafiar as marcas da BBK e anunciou o Xiaomi 11T Pro em 2021 com seu adaptador HyperCharge. Com até 120 W, o 11T Pro foi totalmente carregado em apenas 17 minutos em nossa análise. Curiosamente, o mesmo telefone também está listado na lista de suporte oficial do Quick Charge 5 da Qualcomm, mantendo a tradição da Xiaomi de oferecer telefones e carregadores compatíveis com os padrões.
Carregamento rápido da Apple via Lightning
Desde algumas gerações do iPhone, você também pode carregar os smartphones da Apple cerca de metade em meia hora - e isso, embora o fabricante de Cupertino ainda mantenha seu padrão Lightning em vez de mudar para USB-C também. No entanto, isso se aplica apenas às portas de carregamento nos próprios modelos de iPhone; A Apple equipa seus próprios adaptadores de energia e também seus iPads com USB-C.
- A Apple e a Samsung estão fazendo "greenwashing" ao não incluir carregadores?
Se você deseja carregar seu iPhone rapidamente, a Apple recomenda adaptadores de energia com pelo menos 20 watts e também aconselha usar apenas cabos USB-C para Lightning da própria Apple. Isso é especialmente relevante quando você usa um MacBook com um carregador USB-C. Como eles oferecem pelo menos 61 watts, o carregamento rápido também funciona por meio disso. Você também pode usar carregadores de terceiros com a potência necessária. Isso é especialmente importante desde o iPhone 12, porque a Apple decidiu retirar o carregador da caixa de varejo do telefone.
Pump Express 4.0 da MediaTek
Para não pular o rival da Qualcomm, o fabricante taiwanês de SoC também anunciou seu próprio padrão de carregamento rápido. Mas fora uma postagem no blog em 2018 e um hotsite, a iniciativa não parece ter pegado as marcas de telefone...
O carregamento rápido é prejudicial à bateria?
Depois de discutirmos apenas as vantagens do carregamento super rápido de baterias de smartphones até agora, devemos considerar se a coisa toda é tão útil. Quando você carrega seu telefone? Você espera até que esteja realmente vazio ou o telefone vai para o carregador todas as noites?
Pessoalmente, eu carrego meu telefone todas as noites. Como trabalho muito com meu smartphone, geralmente é muito necessário. Mas eu não me importo com a rapidez com que o telefone fica cheio quando estou deitada no quarto ao lado (sugestão de desintoxicação digital) e dormindo. Para não sobrecarregar a bateria, geralmente desligo o carregamento rápido - mas isso é necessário?
Especialmente agora que as marcas Android prometem mais de dois anos de suporte de software para seus telefones, o benchmark usual para o qual as baterias geralmente são testadas pode não ser suficiente para a vida útil dos telefones.
Conversamos com especialistas sobre se o carregamento rápido realmente danifica nossos telefones, e as respostas não parecem facilitar a
Comunidade NextPit . Leia o artigo vinculado e, se você ainda não estiver confortável em usar o carregamento rápido, o recurso geralmente pode ser desativado na maioria dos telefones.
- Relacionado: Os melhores carregadores para o seu telefone Samsung
O carregamento rápido também é possível sem fio?
Se o seu telefone possui uma bobina QI integrada e você já equipou sua casa com estações de carregamento correspondentes, certamente não deseja retornar ao mundo do carregamento com fio. O carregamento sem fio está chegando a muitos outros telefones e pode até funcionar em vários metros em um futuro próximo. Além do aumento da distância, no entanto, é no aumento da eficiência que reside o futuro do carregamento sem fio.
O carregamento sem fio em dispositivos comerciais também se desenvolveu longe dos padrões da indústria, enquanto a onipresente especificação Qi chega a 15 W. Podemos encontrar telefones capazes de carregar muito mais rápido do que isso, mas para isso novamente, temos que olhar para as marcas chinesas.
A Oppo, por exemplo, anunciou seu carregador AirVOOC 65 W, mas oferece até 50 W com seu carro-chefe atual (em 2022) Find X5 Pro, uma potência já encontrada no Xiaomi Mi 10 Ultra, lançado em 2020. Semelhante aos carregadores com fio, ambos os modelos requerem bases de carregamento especiais para atingir esses números, pelo que não pode beneficiar da maior velocidade das estações de carregamento integradas nas lâmpadas IKEA.
Embora tudo isso seja muito conveniente, você deve considerar a eficiência do carregamento sem fio. Porque isso não apenas depende fortemente do posicionamento das bobinas de carregamento, mas também sempre há perda de energia durante o carregamento indutivo. Assim, não é realmente eficiente colocar o telefone em uma estação de carregamento Qi à noite.
E você? Quais são seus hábitos de cobrança? Você prefere carregadores com ou sem fio? Você também tem bancos de energia de carregamento rápido? Compartilhe suas experiências nos comentários abaixo! Artigo atualizado em março de 2022 com os últimos anúncios da área. Comentários postados antes da data não foram excluídos e podem se referir a versões anteriores desta página.