O Pixel 7 e o Pixel 7 Pro possuem um interessante recurso de acessibilidade do Android 13 chamado Guided Frame. Esse recurso deve ajudá-lo a tirar melhores selfies se você for deficiente visual, fornecendo áudio e dicas táteis para enquadrar melhor suas fotos. NextPit explica como funciona e como ativá-lo.
O Guided Frame é um recurso integrado ao TalkBack, leitor de tela do Android que lê em voz alta os elementos da interface para deficientes visuais, entre outros. Então, primeiro você precisa ativar o TalkBack, Guided Frame, que funciona automaticamente assim que você alterna para o modo selfie no aplicativo de fotos do seu Pixel 7 ou Pixel 7 Pro. Para ativar o TalkBack:
- Vá para Configurações e depois para Acessibilidade .
- Toque em TalkBack .
- Ative o botão Usar TalkBack .
Você também pode ativar o TalkBack com o Google Assistant através do comando:"Ei Google, ative o TalkBack". Isso evita que você tenha que passar pelas etapas listadas acima.
Como usar o Guided Frame do Google no seu Pixel 7 (Pro)?
Conforme explicado acima, uma vez ativado o TalkBack, o recurso Guided Frame é automático. Basta abrir o aplicativo de fotos no Pixel 7 (revisão) e no Pixel 7 Pro (revisão) e alternar para o modo selfie. O assistente de voz fornecerá instruções sobre como posicionar e orientar corretamente seu smartphone. "Coloque seu smartphone um pouco mais baixo, à direita". As vibrações acompanham as instruções de voz.
Assim que o enquadramento for considerado correto, você terá um alerta de voz "Pronto para selfie" com uma contagem regressiva de três. E é isso. Fiz um vídeo de demonstração abaixo para mostrar como funciona. Agora, eu não queria fechar os olhos para este clipe porque achei que era potencialmente inapropriado. E embora eu achasse que o TalkBack falava um pouco demais sem parar, o recurso Guided Frame funciona muito bem.
Se você não costuma usar os recursos de acessibilidade do Android, ativar o TalkBack pode ser confuso. Cada elemento da interface em que você toca é lido em voz alta pelo smartphone. Também lista todas as opções e interações possíveis com o referido elemento.
E você tem que tocar uma vez em um item para selecioná-lo e depois tocar duas vezes para pressionar ou confirmar uma ação. O mesmo vale para escanear a tela ou rolar, você tem que usar dois dedos. Estou apenas dizendo isso para aqueles de vocês que gostariam de experimentar o Guided Frame por pura curiosidade e não por necessidade, sejam vocês deficientes visuais ou não.
Eu sei que pode parecer um pouco estúpido dedicar um artigo a um recurso de acessibilidade neste formato. Meu artigo não está acessível, e a interface NextPit também não está realmente acessível. Mas é um tema que me interessa muito e que há muito tempo queria aprofundar.
E acho revigorante ter um recurso de acessibilidade que não seja puramente utilitário. Com isso, quero dizer que o propósito do Guided Frame não é apenas simplificar a vida das pessoas com deficiência. É também tornar acessíveis coisas um pouco mais leves, não essenciais, mas que todos usam no dia a dia, por puro entretenimento e não apenas por necessidade crítica.
O que você acha do recurso Guided Frame do Google no Pixel 7 e no Pixel 7 Pro?