Com as séries iPhone 13 (Pro) e iPhone 14 (Pro), você pode gravar vídeos com efeito bokeh com o modo Cinematic. Explicamos como você pode gravar belos vídeos com profundidade de campo e como editá-los posteriormente - nas séries iPhone 13 e 14, bem como em outros dispositivos.
Normalmente, você pode dizer imediatamente se um vídeo foi gravado com um smartphone ou uma câmera "real". A grande diferença seria o foco seletivo, que permite que a pessoa que filma escolha se quer fazer o primeiro plano ou o fundo flutuar, focando literalmente no assunto.
- Como funciona o modo cinematográfico?
- Modo cinematográfico:como funciona a gravação de vídeo
- Como ativar e usar a resolução 4K
- Modo Cinema:Como editar seus vídeos
- Editar vídeos no modo cinematográfico no iOS
- Editar vídeos no modo cinematográfico no iMovie
- Conclusão
Como funciona o modo cinematográfico?
Embora o bokeh suave no passado exigisse câmeras de sistema ou filmadoras profissionais com sensores grandes, você também pode criar um desfoque semelhante usando software em smartphones modernos. Sim, alguns smartphones Android já são capazes de filmar vídeos com bokeh há anos:mas simplesmente não funciona de maneira amigável e limpa na concorrência, como acontece com o modo cinematográfico encontrado no iPhone 13 e iPhone 14 Series.
A 'mágica' é como o dispositivo grava um mapa de profundidade ao lado dos vídeos. Os vídeos brutos gravados pelo smartphone são nítidos do primeiro plano ao segundo plano. Agora, se o próprio iPhone ou o usuário definir o foco no vídeo, o Modo Cinematográfico suavizará as áreas espaciais na frente e atrás.
Como o iPhone salva os vídeos em raw, o mapa de profundidade e o ponto de foco definido são separados um do outro, permitindo que o foco do vídeo seja editado posteriormente não apenas no próprio iPhone, mas também em outros dispositivos.
Quanto à gravação em si, o Modo Cinematográfico está atualmente disponível para as câmeras grande angular e telefoto na parte traseira, bem como a câmera selfie. Os seguintes iPhones são compatíveis com o Modo Cinematográfico:
- iPhone 14
- iPhone 14 Plus
- iPhone 14 Pro
- iPhone 14 Pro Max
- iPhone 13
- iPhone 13 mini
- iPhone 13 Pro
- iPhone 13 Pro Max
Modo cinematográfico:como funciona a gravação de vídeo
O Modo Cinematográfico é destaque no aplicativo Câmera dos novos iPhones, localizado entre os modos Vídeo e Câmera lenta. Um toque irá ativar o respectivo modo, e o botão de gravação inicia (surpresa, surpresa!) a gravação.
Por padrão, o aplicativo da câmera destaca todos os rostos e animais reconhecidos durante a gravação. Enquanto a gravação está em execução, o Modo Cinematográfico tenta determinar a pessoa mais ativa e definir o foco de acordo. No entanto, você também pode mudar o foco manualmente tocando na tela.
No vídeo a seguir, você pode ver como o foco só muda automaticamente quando Benjamin Lucks fala para a câmera em primeiro plano. Caso contrário, o Modo Cinematográfico mantém o foco em Fabien Roehlinger até que o alteremos manualmente com um toque do dedo.
A propósito, "focagem manual" funciona não apenas com pessoas, mas também com objetos. O Modo Cinematográfico os rastreia e os mantém em foco. Com um toque longo, você bloqueia o "autofoco virtual" a uma certa distância e, assim, mantém, por exemplo, uma pessoa ou um objeto em primeiro plano em foco, não importa o que esteja acontecendo em segundo plano.
O Modo Cinematográfico oferece as seguintes opções de configuração:
- O "f" curvo no canto superior esquerdo representa a razão focal. Quanto menor o número, mais forte o efeito bokeh. Com o iPhone 13, "f2.0" oferece o desfoque de fundo mais forte, com "f16" sendo o menor.
- Com o ícone de flash no canto inferior direito, você pode configurar o LED do vídeo para "Sempre desligado" ou "Automático". Com a última configuração, o iPhone sinaliza antes de gravar se o LED está prestes a ser ativado ou não.
- A pequena seta "<" traz as duas configurações acima mencionadas à direita da tela e também um símbolo "±" para correção de exposição ao filmar no modo cinematográfico.
- Tocar em "1x" permite alternar entre a lente grande angular e a teleobjetiva nas variantes Pro e Pro Max. A seta dupla no canto superior direito muda para a câmera selfie. As câmeras ultra grande angular não suportam (atualmente) o Modo Cinematográfico.
- O modo Cinematic também é compatível com Dolby Vision HDR.
Modo Cinematográfico:como ativar e usar a resolução 4K na série iPhone 14
Com o lançamento do Modo Cinematográfico, a resolução foi limitada a Full HD a 30 quadros por segundo. No entanto, a Apple reforçou o recurso com o lançamento da série iPhone 14. Agora é possível gravar vídeos ricos em bokeh em resolução 4K no novo iPhone 14 (Plus) e iPhone 14 (Pro). Observe que nos modelos da série iPhone 13, o vídeo no modo cinematográfico pode ser gravado apenas em 1080p a 30fps.
Os usuários podem acessar o recurso abrindo
Câmera > deslizando para o modo cinematográfico . No entanto, a resolução padrão é de 1920 x 1080 pixels a 30fps. Você precisa habilitar a resolução 4K nítida diretamente nas configurações. Abaixo estão alguns passos sobre como ativar e usar o modo com maior qualidade.
- Abra Configurações .
- Selecione Câmera .
- Toque em Gravar cinemático .
- Escolha 4K a 30fps ou 4K a 24fps (estilo de filme).
Por fim, os vídeos 4K oferecem mais detalhes e qualidade de imagem mais nítida. Ainda existem desvantagens presentes com essa opção, como tamanho de saída maior que pode ser um desafio para qualquer modelo de iPhones 14 com armazenamento básico de 128 GB. Se você estiver usando apenas as imagens cinematográficas gravadas para uso pessoal, ainda recomendamos a resolução de 1080p que reduz o tamanho do arquivo em um terço.
Modo Cinema:como editar seus vídeos
A maior vantagem que o Modo Cinematográfico tem sobre a concorrência atual:Você ainda pode ajustar o foco nos vídeos após a gravação. Desta forma, você pode ajustar perfeitamente as transições de foco de acordo com a ação gravada. A propósito, editar após o fato funciona não apenas nos modelos iPhone 13 e iPhone 14, mas também nos seguintes dispositivos Apple no aplicativo Fotos:
- Apple iPhone:do iPhone XS/XR
- iPad Pro de 12,9 polegadas:3ª geração e superior
- iPad Pro de 11 polegadas:todos os modelos
- iPad Air:3ª geração e superior
- iPad mini:5ª geração e superior
Para macOS, a Apple permite editar no computador usando o Final Cut e o iMovie. Também explicamos como usar o iMovie para editar seus vídeos cinematográficos neste artigo.
Editar vídeos no modo cinematográfico no iOS
Editar vídeos no iOS é tão simples quanto possível. Basta abrir o clipe no aplicativo Fotos e clicar em "Editar". Você verá o vídeo com a linha do tempo em miniatura logo abaixo. O que há de novo aqui é uma linha do tempo adicional que mostra quando o Modo Cinema altera o foco automaticamente e manualmente. Aqui você pode adicionar novas alterações de foco ou eliminar as existentes à vontade. No clipe a seguir você pode ver como isso funciona:
Editar vídeos no modo cinematográfico no iMovie
A primeira coisa a saber sobre a edição de vídeos em outro dispositivo - como um MacBook - é que você terá que enviar os clipes via iCloud Photos ou AirDrop. Caso contrário, você perderá as informações de profundidade que o iPhone armazenou no modo cinematográfico. Antes de fazer isso, certifique-se de que a opção
Todos os dados de fotos é alternado. Aqui está como fazer isso:
- No aplicativo Fotos no seu iPhone, abra o clipe do modo Cinematic ou selecione vários clipes e toque no botão Compartilhar .
- Toque em Opções na parte superior da tela, ative Dados de todas as fotos e toque em Concluído (você precisará ativar essa opção sempre que transferir usando o AirDrop).
- Toque em AirDrop , em seguida, na lista Dispositivos, toque no Mac que você deseja transferir o clipe para.
Observe também que para cada clipe Cinematic que você transfere usando o AirDrop, uma pasta contendo quatro arquivos aparece no Mac receptor. Na pasta,
localize o arquivo MOV que não começa com “IMG_E ” e importe-o para o iMovie.
Depois de importar seus arquivos de vídeo Cinematic para o iMovie de um iPhone compatível, é fácil editar os vídeos usando o editor de vídeo gratuito da Apple. Basta abrir o clipe certo como um novo projeto do iMovie, arrastar e soltar o clipe na linha do tempo do vídeo e selecionar o ícone da câmera na parte superior da visualização do vídeo.
Depois disso, basta selecionar a caixa "Profundidade de campo" e você poderá alterar manualmente o foco. Aqui você pode adicionar novas alterações de foco ou eliminar as existentes à vontade. Todos os passos são explicados na seguinte galeria de vídeos:
Conclusão
Nos anos 90 e 2000, cinegrafistas amadores ainda estavam criando adaptadores DoF para vídeos com bokeh. Então, nos anos 10, DSLRs e DSLMs democratizaram a filmagem com profundidade de campo. E agora é a vez dos smartphones experimentarem essa revolução. Claro, a Huawei tem o recurso a bordo desde o Mate 20, enquanto a Samsung ofereceu essa opção na série Galaxy S20. Mas vamos ser honestos:você notou isso?
Se você estiver interessado em saber como outros fabricantes estão desenvolvendo a função video bukeh, confira nossa comparação do modo Cinematic entre os modelos iPhone 13, Vivo X80 Pro e Samsung Galaxy S22 Ultra e tire suas próprias conclusões sobre a qualidade da imagem.
O artigo foi atualizado em setembro de 2022 e o tutorial sobre como ativar e usar o modo cinematográfico 4K adicionado.