Smartphones e telefones sem fio usam gigahertz para medir a velocidade do relógio do microprocessador de um smartphone e a frequência de transmissão que um telefone sem fio usa para se comunicar com sua estação base. Um telefone sem fio difere de um telefone sem fio, pois se conecta a uma estação base que atua como um dispositivo mediador com o telefone fixo, enquanto os telefones sem fio se conectam a redes celulares. O termo "gigahertz" também é atribuído às frequências Wi-Fi compatíveis do dispositivo.
Medindo a repetição
Um único hertz mede um ciclo por segundo e pode ser usado para medir todos os tipos de eventos repetidos, como velocidades de clock do processador do computador, taxas de atualização do monitor e frequência de ondas eletromagnéticas. A medição de hertz é particularmente importante na comunicação de rádio sem fio. A transmissão de rádio e os processadores de computador funcionam tão rápido que as medições de megahertz e gigahertz são usadas para medir um milhão e um bilhão de ciclos por segundo, respectivamente.
Comunicação sem fio
A classificação de gigahertz de um telefone sem fio não mede a rapidez com que o dispositivo funciona; a classificação mede a frequência de comunicação de transmissão de rádio entre o telefone e a estação base. Os telefones sem fio modernos operam nas bandas autorizadas da Comissão Federal de Comunicações de 900 MHz, 2,4 GHz e 5,8 GHz. Dispositivos de frequência mais baixa usando 900 MHz e 2,4 GHz são melhores para transmitir através de paredes e outros objetos físicos. Dispositivos de frequência mais alta usando 5,8 GHz são melhores para evitar interferência de outros dispositivos eletrônicos:menos dispositivos operam na banda de 5,8 GHz do que na banda de 2,4 GHz, tornando os 5,8 GHz menos lotados.
Comparando velocidade
Ao se referir a um smartphone, a medição de gigahertz mede a velocidade de operação da unidade central de processamento do dispositivo. A classificação hertz de uma CPU reflete quantas instruções binárias o chip processa em um segundo, portanto, na maioria dos casos, quanto maior, melhor. No entanto, as CPUs dos smartphones apresentam vários núcleos, o que dificulta a comparação do desempenho dos telefones apenas na classificação de gigahertz. Quanto maior a contagem de núcleos, melhor. Os smartphones exigem hardware de CPU de alto desempenho para lidar com aplicativos e programas cada vez mais exigentes. Avalie os telefones com base na velocidade e no número de núcleos.
Descarregando o tráfego
Smartphones e telefones sem fio inteligentes também usam gigahertz para descrever as frequências de Wi-Fi compatíveis com os dispositivos. A maioria dos dispositivos Wi-Fi opera na banda de 2,4 GHz, mas alguns também funcionam na faixa de 5,8 GHz. A escolha de um telefone com designação de 5,8 GHz é preferível porque indica compatibilidade com roteadores de 2,4 GHz e 5,8 GHz. Os dispositivos com a designação de 2,4 GHz funcionam apenas com roteadores de 2,4 GHz.