As mensagens de texto fornecem aos assinantes de telefones celulares a oportunidade de se comunicarem sem restrições temporais ou espaciais. Transmitindo informações concisas de forma rápida e eficiente, as mensagens de texto são uma utilidade multifuncional e uma tendência crescente na comunicação. Eles permitem que aqueles que os usam se conectem com outras pessoas, independentemente da distância ou circunstância. Eles também permitem que aqueles que os aplicam e os monitoram extraiam literalmente bilhões de dólares do mercado de telefonia móvel.
Uso
"SMS" é um acrônimo para "Short Message Service"; uma comunicação padronizada envolvendo a transferência de mensagens curtas de texto entre usuários de telefones celulares. Com uso anual de trilhões de mensagens, o SMS é facilmente a forma mais prevalente de comunicação moderna no mundo. Até o momento, quase 120 milhões de assinantes de telefones celulares nos EUA usam mensagens SMS Um estudo recente da Neilsen indica que as mensagens SMS são mais usadas do que as chamadas telefônicas padrão. Entre algumas faixas etárias, as mensagens SMS são usadas quase exclusivamente. O estudo descobriu que os assinantes dos EUA entre 13 e 17 anos enviaram uma média de 1.742 mensagens SMS por mês, em contraste direto com 231 chamadas de voz no mesmo período.
Públicos-alvo
Para a maioria dos consumidores, seu "número de telefone SMS" é simplesmente o número do seu celular. Com a crescente consciência de que a comunicação SMS detém uma quota global e crescente no mercado das comunicações, várias entidades têm vindo a adotar “Códigos Curtos” para gerar receitas em troca de serviços de valor acrescentado. Um "Código Curto" é essencialmente um número de telefone celular que, sendo significativamente menor do que um número médio (normalmente 4-6 dígitos de comprimento), foi projetado para ser mais fácil de lembrar. Eles frequentemente são escolhidos para representar numericamente palavras ou frases que os tornam mais fáceis para o usuário pretendido reter e utilizar.
Código curto
Um código curto geralmente está conectado a um serviço automatizado, que armazena o número de telefone SMS do remetente para gerar mensagens SMS baseadas em conteúdo. Isso permite que as empresas de marketing tenham uma especificidade notável. Por exemplo, um pequeno anúncio pode ser exibido durante um drama policial no horário nobre dizendo:"Envie uma mensagem de 'polícia' para 12345 para receber as últimas atualizações sobre o elenco do programa de hoje à noite e entrar no caso". Ao receber as mensagens SMS, o serviço automatizado conectado a ele adiciona o número de telefone do remetente a um banco de dados para a geração de mensagens automáticas. Estas mensagens são enviadas para complementar, neste caso, a visualização do espetáculo. Essa interação é muito útil para análise de tendências de marketing, além de manter o interesse do público. Além disso, os assinantes podem cobrar taxas mais altas por mensagens enviadas para códigos curtos, permitindo ainda mais potencial de geração de receita.
Tendência contínua
A comunicação SMS domina o mercado global de comunicação. Longe de mostrar qualquer indicação de diminuição, as tendências atuais indicam que o SMS deve continuar a crescer exponencialmente. Com sua conveniência e aplicativos multifuncionais, as mensagens SMS parecem ser a maneira como todos queremos nos comunicar.
Menos distância ou mais?
Talvez uma declaração implícita de nosso desejo de distância emocional na comunicação, a tendência crescente nas mensagens SMS parece falar menos sobre nosso desejo de nos conectar e mais sobre nosso desejo de controle. Uma mensagem de texto pode ser enviada em segundos e secretamente. Não precisamos mais gastar cinco minutos prolongados conversando com entes queridos ou colegas de trabalho; podemos, em vez disso, transmitir exatamente as informações que desejamos compartilhar no momento em que desejamos compartilhá-las. Tal como acontece com muitos passos na evolução da comunicação, parece que com as mensagens SMS, quanto mais falamos, menos nos conectamos.