A escuta telefônica e a escuta eletrônica permitem que outras pessoas acessem seu sinal telefônico ou ouçam suas conversas telefônicas. Determinar se alguém está fazendo um ou outro exigirá que você trabalhe com sua companhia telefônica, além de ser seu próprio investigador.
Ações
Etapa 1
Ligue para a companhia telefônica que fornece seu serviço para seu telefone residencial. A companhia telefônica normalmente verificará se há escutas na linha sem custo para você e avisará se houver um dispositivo ilegal monitorando sua linha telefônica. Além disso, a companhia telefônica notificará as autoridades policiais se for detectada uma escuta ilegal.
Etapa 2
Inspecione fisicamente sua linha telefônica residencial em busca de dispositivos que possam estar conectados à sua linha telefônica ou conectados às cabines telefônicas no interior ou exterior de sua casa.
Dois produtos que podem ser usados como anexos na linha telefônica são a caneta registradora e o dispositivo de captura e rastreamento. O registro da caneta registrará os números discados em seu telefone, enquanto o dispositivo de interceptação e rastreamento registrará os números das chamadas recebidas. Qualquer um desses produtos pode ser usado legalmente por organizações estaduais ou federais com ordem judicial e por algumas companhias telefônicas.
Etapa 3
Monitore a vida útil da carga do seu celular e sua temperatura. Se você acredita que suas chamadas de celular estão sendo ouvidas, a bateria do seu celular terá uma vida útil curta, pois quando seu celular está sendo grampeado, o toque também usa a carga do celular. Além disso, a bateria estará quente ao toque mesmo quando o telefone não tiver sido usado.
Etapa 4
Monitore seu celular e observe os casos em que o celular acende sem motivo aparente. Se isso ocorrer com frequência, seu celular pode estar grampeado.
Etapa 5
Ouça os bipes de cliques na linha do celular quando estiver usando. Embora esses ruídos possam não indicar que sua linha está grampeada em um telefone residencial, eles são indicadores de grampeamento em uma linha celular.
Dica
Esteja ciente de que, se a companhia telefônica descobrir que há uma escuta legal em sua linha telefônica, ela não o notificará. Você será, no entanto, notificado assim que qualquer escuta legal for removida da linha, geralmente dentro de 90 dias de tal remoção, pela organização que está ouvindo suas chamadas. Esta ação é exigida por lei.
Ligue para a polícia em sua área se encontrar um dispositivo em sua linha. Se o dispositivo for o resultado de um grampo ilegal, os agentes da lei poderão fazer uma denúncia e potencialmente encontrar o autor para que as acusações possam ser feitas contra o indivíduo.
Se você suspeitar que seu celular está sendo grampeado, o melhor a fazer é comprar um celular com serviço pré-pago e ter cuidado para quem você dá o número do telefone. Esses números não são facilmente acessíveis por quem toca nas linhas.
Você também pode remover a bateria do seu telefone celular quando o telefone não estiver em uso para evitar que alguém tenha acesso à sua linha telefônica.
Aviso
Qualquer pessoa pode comprar equipamentos de vigilância que lhe permitirão ouvir suas chamadas telefônicas. Isso inclui equipamentos que captam conversas por meio de sistemas de interfone doméstico e babás eletrônicas. O equipamento não pode ser detectado na maioria dos casos.
Além disso, existem várias empresas que alegam ter equipamentos que podem ser adquiridos que permitem detectar grampos no telefone, mas esse equipamento só detecta quando alguém escuta em um ramal doméstico ou corta um fio telefônico em sua linha.