Celulares ou telefones celulares estão na moda na maioria dos campi universitários. Como a tecnologia do telefone celular agora foi além de fazer uma simples ligação, estudantes universitários, instrutores e funcionários podem usar seus telefones para acompanhar as tarefas e horários das aulas, comunicar-se com amigos e colegas e tomar conhecimento dos alertas e avisos do campus. Mas, embora haja muitos benefícios em usar um telefone celular em um campus universitário, a natureza disruptiva de um telefone celular pode dificultar um pouco o uso do dispositivo.
Comunicações do campus
A necessidade de comunicação instantânea entre os alunos e a administração é uma necessidade tão grande que o USA Today informou que o Morrisville State College, em Nova York, distribuiu telefones celulares aos alunos e adicionou a conta mensal às taxas escolares padrão. Como os telefones celulares e smartphones mais recentes incluem acesso a e-mail, os alunos podem usar seus telefones celulares para verificar suas contas de e-mail no campus. Os assistentes digitais pessoais (PDAs) como o BlackBerry apresentam navegação na web, que permite que os alunos (especialmente aqueles que fazem cursos online) acessem seus materiais de curso de praticamente qualquer lugar. Telefonemas, mensagens de texto e mensagens instantâneas são muito usados nos campi universitários, onde se espera que os alunos não apenas acompanhem seus amigos e colegas de classe, mas também seus estudos. Conforme declarado no artigo "A Era do Telefone Celular Inteligente", vários campi universitários nos Estados Unidos estão utilizando telefones celulares e smartphones para enviar mensagens importantes aos alunos sobre inscrição, ajuda financeira e tarefas.
Trapaça e outras preocupações
Por causa de sua portabilidade e conectividade instantânea, muitas escolas também estão lutando para lidar com o aumento da trapaça que os telefones celulares permitem. Por exemplo, de acordo com o artigo "Gadgets Rule on College Campuses", doze estudantes de negócios da Universidade de Maryland foram pegos usando seus telefones celulares para trapacear durante um exame final em 2003. Outro problema que professores e alunos enfrentam é a natureza disruptiva dos telefones celulares na sala de aula. Muitas salas de aula têm uma política de "silenciar" ou "vibrar" para telefones celulares durante a aula ou no laboratório, mas os alunos podem minar essa regra enviando silenciosamente mensagens de texto ou instantâneas durante a aula. "Gadgets Rule on College Campuses" também relata que muitos estão preocupados com os custos inflacionários de manter os campi universitários tão experientes em tecnologia, já que muitos dos custos para a instalação e manutenção de redes sem fio para computadores e telefones celulares são adicionados às taxas dos alunos.
Segurança no campus
Após os incidentes de violência no campus da Northern Illinois University e Virginia Tech, a comunicação instantânea em todo o campus tornou-se uma necessidade. Muitos campi agora têm alunos, professores e funcionários registrados para comunicações relacionadas à segurança por meio de seus telefones celulares. A empresa Rave Wireless oferece dois recursos de segurança distintos que funcionam com um telefone celular ou outro dispositivo sem fio. Uma vez registrado, se o aluno estiver em perigo, ele pode ligar para a polícia do campus, que receberá imediatamente o paradeiro do aluno, identificação e outras informações necessárias para auxiliá-lo. Se houver um incidente com o potencial de ser uma ameaça em todo o campus, as autoridades de segurança podem emitir um alerta a todos os usuários registrados para evacuar uma área ou procurar abrigo em outro lugar. Esses alertas podem vir na forma de uma chamada telefônica automática, uma mensagem de texto ou um e-mail (se aplicável ao telefone do usuário).