Os telefones celulares revolucionaram a vida das pessoas nos últimos 15 anos. A capacidade de comunicar, computar e acessar conteúdo por meio de telefones celulares redefiniu a conectividade e a comunicação. Mas os telefones celulares de última geração também se tornaram dispositivos úteis para criminosos, elementos anti-sociais e até terroristas. Os telefones celulares têm seus usos e usos indevidos.
Usos
A capacidade de se comunicar sem fio e além-fronteiras é um dos maiores usos dos telefones celulares. Os telefones celulares surgiram como os principais dispositivos de comunicação para milhões de áreas rurais, remotas e subdesenvolvidas nos países em desenvolvimento, onde é difícil construir extensas infraestruturas de telefonia fixa e outras com fio. Os telefones celulares podem ser usados em muitas situações de emergência e exigências para obter ajuda valiosa e oportuna.
Várias funções
Os telefones celulares de última geração podem ser usados para acessar e-mail, ouvir música, fazer transações bancárias e fazer compras online, armazenar fotos e músicas, jogar.
Uso corporativo
Telefones móveis avançados ou smartphones permitem que viajantes frequentes, profissionais móveis e outros usuários corporativos acessem aplicativos e programas corporativos, visualizem e acessem documentos e trabalhem em qualquer lugar, a qualquer hora.
Uso indevido
As câmeras instaladas na maioria dos telefones celulares podem ser usadas para tirar fotos de mulheres e crianças desavisadas; essas fotos são geralmente transformadas, manipuladas e divulgadas na Internet. As mensagens de texto também podem ser usadas para abusar ou perseguir pessoas.
Atividades criminosas e ilícitas
Sabe-se que os telefones celulares são usados por elementos sem escrúpulos, ladrões e criminosos para realizar vários esquemas criminosos, programas fraudulentos e outras atividades ilícitas.