Alguns aspirantes a proprietários de smartphones acham difícil escolher entre o iPhone e o Android. Ambos os telefones oferecem recursos semelhantes, como um player de música, capacidade de instalar vários aplicativos de terceiros e um teclado de software. A implementação desses recursos difere muito entre o iPhone e o Android, no entanto, e existem algumas diferenças surpreendentes entre os dois.
Transferência de dados
O iPhone foi desenvolvido para se integrar perfeitamente ao iTunes, o que facilita a sincronização de músicas, aplicativos e preferências. Os usuários do Android devem escolher entre uma variedade de programas desenvolvidos por terceiros ou "sincronizar" manualmente clicando e arrastando os arquivos para o telefone.
Interface
O iPhone inclui suporte multitoque, enquanto o Android padrão não. (Usuários de Androids com root podem instalar aplicativos que suportam multitoque, no entanto.)
A tela do iPhone é maior do que a maioria das telas do Android, o que significa que a navegação e a digitação do teclado são mais fáceis.
O Android sugere várias correções automáticas para palavras com erros ortográficos, enquanto o iPhone sugere apenas uma.
Hardware
O iPhone não suporta a adição de um cartão SD para aumentar o armazenamento, enquanto a maioria dos modelos Android suporta.
O sistema operacional Android vem embalado com uma grande variedade de hardware diferente. O iPhone é fabricado apenas por uma empresa, não dando aos usuários escolha quanto ao número e nível de recursos em seu telefone.
Aplicativos
A Apple Store hospeda mais de 50.000 aplicativos para os usuários do iPhone escolherem. O Android Market contém pouco mais de 5.000 aplicativos.
Todos os aplicativos na Apple Store devem passar por um processo de aprovação da Apple que tem sido o centro da controvérsia. Os aplicativos Android não precisam passar por um processo de aprovação.
Operadoras
Oficialmente, o iPhone funciona apenas na rede móvel da AT&T nos EUA. Os usuários podem desbloquear seus iPhones para rodar em outras operadoras, mas isso não é oficialmente sancionado e pode anular a garantia. Com a introdução do novo Google Nexus, os usuários do Android não estão mais vinculados a uma rede oficialmente sancionada.