Os iPhones desbloqueados são uma alternativa para quem deseja a liberdade de usar a operadora de telefonia celular de sua preferência. Na maioria dos países, a Apple deu aos provedores de rede a opção de desbloquear oficialmente o iPhone assim que o cliente pagou ou cumpriu os termos de seu contrato. Usuários em outros locais devem contar com métodos não oficiais de desbloqueio para usar livremente seus iPhones com qualquer operadora. A instalação de atualizações difere entre esses dois tipos de telefones desbloqueados.
iPhones oficialmente desbloqueados
Em muitos países ao redor do mundo, incluindo Rússia, Nova Zelândia, Itália e Tailândia, os iPhones podem ser desbloqueados oficialmente. Como a Apple reconhece esses telefones desbloqueados específicos, você pode atualizar seu telefone da mesma maneira que faria com um telefone bloqueado. Você pode fazer isso conectando seu iPhone ao seu computador, abrindo o iTunes e selecionando seu iPhone no painel esquerdo. No painel de resumo, clique no botão "Verificar atualização" e baixe e instale a atualização, se disponível. Você pode desconectar seu iPhone recém-atualizado assim que for informado de que é seguro desconectar.
iPhones desbloqueados não oficialmente
A Apple não reconhece iPhones "jailbreak" desbloqueados não oficialmente. Isso inclui telefones desbloqueados usando os hacks populares criados pela "Dev Team". As atualizações oficiais anteriores do iPhone da Apple incluíram software que bloqueia ou desativa o estado desbloqueado, e alguns telefones foram permanentemente desativados ou "bloqueados" na tentativa de atualização. Como novas atualizações são lançadas com frequência, você deve desativar as atualizações automáticas no iTunes se estiver usando um desbloqueio não oficial. Verifique os fóruns da Internet vários dias após o lançamento da atualização para ver quais efeitos a atualização tem em iPhones desbloqueados não oficialmente. Se a costa estiver limpa, você pode verificar manualmente a atualização no iTunes, fazer o download e instalá-la. Você também pode consultar a fonte do seu aplicativo de desbloqueio, pois ele pode oferecer atualizações modificadas que fornecerão as alterações para melhorar o desempenho do seu iPhone, evitando aquelas que podem não concordar com o recurso desbloqueado.