>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

As vantagens dos telefones celulares 1G


1G, ou "primeira geração", os telefones celulares eram telefones celulares que usavam a primeira tecnologia de rede padrão bem-sucedida. O padrão 1G era dominante na década de 1980, quando muitos americanos tomaram conhecimento da tecnologia de telefonia celular pela primeira vez. Os telefones 1G tiveram várias vantagens depois de serem introduzidos, mas os telefones celulares 2G tornaram a tecnologia 1G amplamente obsoleta na década de 1990.

Padronização de rede


Os telefones celulares 1G usavam um único padrão de rede universal, conhecido como Advanced Mobile Phone System (AMPS). Introduzida em 1976, essa rede analógica foi adotada em todo o mundo e reuniu diferentes provedores de serviços de telefonia celular em uma única rede, permitindo custos compartilhados de desenvolvimento e manutenção da rede.

As primeiras redes de telefonia celular, principalmente destinadas a aplicações industriais, militares e de pesquisa, usavam uma série de redes diferentes com áreas de transmissão muito pequenas. A ideia de uma rede universal que começou com 1G persiste nas redes digitais mundiais de hoje.

Mobilidade


Em comparação com os telefones anteriores, que exigiam conexões com fio à rede telefônica, os telefones 1G deram aos usuários verdadeira mobilidade pela primeira vez, permitindo que as pessoas levassem telefones ao ar livre e em carros. Embora volumosos para os padrões modernos, a maioria dos telefones celulares 1G era comparável em tamanho a um aparelho telefônico padrão.

Planos de preços


Os telefones celulares 1G também estavam entre os primeiros telefones celulares que os provedores de serviços comercializavam diretamente para usuários individuais. Por causa de seu custo, os telefones eram voltados para consumidores sofisticados, como executivos e os muito ricos. No entanto, mesmo esses clientes exigiam faturas mensais padronizadas com base em taxas de serviço consistentes.

Custo


No final da década de 1980, as operadoras de telefonia celular começaram a investir na rede 2G de última geração. Esta deveria ser uma rede totalmente digital oferecendo chamadas de maior qualidade, mais largura de banda para acomodar mais usuários e uma área de cobertura maior. Os telefones celulares 2G começaram a aparecer no início da década de 1990.

Por um tempo, com os novos telefones 2G de alta tecnologia no mercado, o preço dos telefones celulares 1G caiu à medida que a demanda diminuiu. Isso marcou o início de telefones celulares que eram acessíveis a um grande número de usuários de classe média.