De 2007 a 2013, a Apple lançou oito versões de seu popular iPhone. Distinguir um modelo de outro pode ser difícil, especialmente se você estiver comprando um usado. Embora as configurações do iPhone possam dizer muito sobre um iPhone, elas não informam muito sobre o hardware. Observar o número do modelo do seu iPhone na parte de trás - não o que está em Configurações - informará qual modelo você possui. Se o número do modelo for ilegível - ou se você tiver mais de 40 anos sem uma lupa - compare suas características físicas com outros iPhones para descobrir o que você tem.
O iPhone Original
Se você comprou seu iPhone em 2007, é garantido que ele é original. Este é o ano em que o iPhone foi lançado. Procure o número do modelo "A1203" na parte de trás de sua caixa de alumínio anodizado. O número de série também está na parte de trás, gravado diretamente no metal. A frente do iPhone é preta e as bordas do case são chanfradas. Na lateral há uma bandeja mini-SIM. O telefone tem um armazenamento máximo de 4 GB, 8 GB ou 16 GB. Nenhum outro iPhone veio em uma versão de 4 GB.
O iPhone 3G e 3GS
Lançado em 2008, o iPhone 3G tem o número do modelo "A1241" impresso na parte de trás. O iPhone 3GS foi lançado em 2009 com o número do modelo "A1303" na parte de trás. O iPhone 3GS foi o primeiro iPhone disponível em preto ou branco; o 3G só estava disponível em preto. Ambos têm bordas chanfradas e uma caixa traseira de plástico. Os números de série são impressos na bandeja do mini-SIM localizada na lateral do telefone.
O iPhone 4 e 4S
O iPhone 4 e 4S têm números de modelo diferentes na parte traseira que diferem para a tecnologia CDMA e GSM. US Cellular, Sprint e Verizon usam telefones CDMA, enquanto AT&T e T-Mobile usam telefones GSM. O modelo CDMA do iPhone 4 tem o número do modelo "A1349". O número do modelo do iPhone 4 GSM é "A1332". O modelo iPhone 4S CDMA usa "A1387" e o modelo GSM usa "A1387". A frente e a traseira desses telefones são feitas de vidro com borda de aço inoxidável. Os botões de volume são gravados com um sinal "+" e "-". As bandejas do SIM estão na borda direita, exceto o CDMA iPhone 4, que não possui bandeja do SIM.
O iPhone 5, 5c e 5s
A Apple tornou a tela maior em seus modelos iPhone 5 e introduziu um scanner de impressão digital no iPhone 5s. Tal como acontece com todos os outros modelos, os modelos iPhone 5 da Apple têm números de modelo na parte de trás. O número do modelo "A1429" indica que é um iPhone 5 GSM ou CDMA. Se o número do modelo for "A1428", é um iPhone 5 GSM. Um iPhone 5C GSM tem o número do modelo "A1532", "A1507" ou "A1529. " Um iPhone 5C CDMA usa "A1532" ou "A1456". O número do modelo de um iPhone 5s GSM é "A1533", "A1457" ou "A1530". Um iPhone 5s CDMA tem "A1533" ou "A1453" como número de modelo. Todos esses modelos possuem uma bandeja do SIM do lado direito e a frente é de vidro. A parte de trás do iPhone 5C é feita de plástico, enquanto os 5 e 5s têm costas de alumínio. Um iPhone 5 é preto ou branco. A parte de trás de um iPhone 5c é branca, azul, rosa, verde ou amarela. A parte de trás de um iPhone 5s é cinza, prateada ou dourada.
Detectando um iPhone falso
Tal como acontece com outros produtos populares, muitos iPhones falsificados estão no mercado. Estes podem ser difíceis de detectar até que você observe a engenharia do telefone. A caixa pode ser de plástico, quando a versão original deve ser de vidro ou alumínio. As bandejas do SIM podem estar na parte de trás do telefone, o que nunca acontece em um modelo autêntico. Os botões de volume podem balançar ou ficar soltos, e o botão Home pode fazer um clique com som de plástico. A resolução da tela geralmente é ruim em falsificações. Em suma, uma falsificação barata parece e parece barata quando está em suas mãos.