Reparar ou solucionar problemas de um telefone fixo pode parecer técnico, mas existem procedimentos simples de solução de problemas que podem ser feitos para garantir que o problema não seja algo que você mesmo possa ter resolvido. Cada parte do sistema telefônico deve ser verificada para eliminar as peças de trabalho e encontrar o culpado. Saber onde procurar e o que fazer pode significar a diferença entre economizar ou entregar seu dinheiro suado.
Etapa 1
Abra o dispositivo de interface de rede fora de sua casa, desconecte o conector modular de sua tomada interna e conecte um telefone em funcionamento na tomada. Verifique se há tom de discagem no telefone conectado; ligue para o seu provedor de serviços telefônicos para relatar o problema, se você não ouvir um. Sem tom de discagem significa que o problema está nas linhas da companhia telefônica e que provavelmente não há nada de errado com seu sistema.
Etapa 2
Observe a fiação dentro do NID para verificar qualquer sinal de conexões soltas ou fios queimados. Ligue para a companhia telefônica caso perceba danos ou algo suspeito dentro da caixa. Os NIDs são de responsabilidade da companhia telefônica.
Etapa 3
Vá para dentro de sua casa, mas mantenha o conector modular dentro do NID desconectado para manter a energia do telefone desconectada. Desaperte cada placa frontal da tomada de telefone e verifique se há fios soltos em todos os terminais de tomada ou fios que possam ter entrado em contato uns com os outros. Parafuse todos os terminais soltos firmemente com uma chave de fenda e dobre um do outro qualquer fio que possa ter entrado em contato um com o outro usando um alicate de ponta longa. Conecte o conector modular de volta em seu conector no NID e ouça cada telefone para um tom de discagem.
Etapa 4
Vá a cada telefone e veja se algum foi acidentalmente deixado fora do gancho. Qualquer telefone deixado desconectado por algum tempo fará com que as linhas telefônicas fiquem mortas.
Etapa 5
Observe cada telefone, desconecte e reconecte o conector do cabo telefônico na tomada de parede correspondente. Pressione o conector com firmeza para certificar-se de que não está solto. Às vezes, um conector pode parecer que está conectado corretamente à tomada telefônica, mas pode não estar encaixado corretamente, causando uma conexão solta.
Etapa 6
Levante o monofone do telefone e verifique se o volume da campainha está no nível mínimo ou se o telefone está no modo "mudo". Quase todos os telefones têm configurações de volume de campainha, e alguns telefones mais novos têm recursos de "silenciar". Há momentos em que um telefone pode parecer não tocar porque a campainha foi acidentalmente silenciada ou ajustada para o volume mínimo.
Etapa 7
Desconecte outros equipamentos conectados à sua linha telefônica, como um roteador de Internet, equipamento do sistema de segurança, aparelho de fax, dispositivo de identificação de chamadas, etc. . Se o tom de discagem for restaurado, conecte cada periférico um por um e ouça o tom de discagem. Se a linha ficar inativa depois que um determinado equipamento for conectado, você saberá que o equipamento tem um problema.
Etapa 8
Leve seu telefone para a casa de um vizinho ou amigo e conecte-o na tomada do telefone para verificar se o telefone está funcionando. Obtenha um novo telefone para substituir qualquer telefone com defeito.