Você recebe um telefonema enquanto se barbeia e, ao pegar o celular, ele cai no vaso sanitário. Você começa a jogá-lo no lixo imediatamente, assumindo que está arruinado. Antes de desistir do seu celular, experimente rapidamente alguns remédios para remover a água primeiro e depois veja se ainda funciona. Tome precauções especiais para evitar danificar seu telefone com os muitos remédios que podem causar mais danos do que ajudar.
Etapa 1
Remova a bateria do telefone. Evite ligar o telefone para ver se ainda funciona. ligá-lo depois de molhado pode causar curto-circuito nos circuitos do telefone. Remova o cartão SIM também se o seu telefone tiver um.
Etapa 2
Sopre ou sugue o máximo de ar possível do telefone usando uma lata de ar comprimido, um compressor de ar ou um aspirador de pó. Remova a umidade pelos mesmos canais que a água entrou.
Etapa 3
Coloque o celular menos a bateria em uma assadeira. Coloque no forno e coloque apenas morno e deixe durante a noite. Não use muito calor para secar o telefone. Secadores de cabelo, micro-ondas e fornos em altas temperaturas podem secar o telefone, mas também podem deformar componentes e derreter adesivos.
Etapa 4
Considere uma solução mais segura do que deixar o telefone no forno, mesmo quente. Coloque o telefone e a bateria desconectada em uma tigela de arroz cru. Isso ajuda a remover com segurança a umidade restante do telefone e da bateria. Deixe no arroz durante a noite.
Etapa 5
Conecte a bateria de volta ao telefone depois de deixá-lo no arroz durante a noite. Ligue o telefone. Se não funcionar, tente deixá-lo no arroz para outro dia. Se ainda não funcionar depois disso, compre um novo telefone.
Dica
Enxágue o telefone com água limpa antes de secá-lo se cair em água salgada. Os sais secam e danificam os componentes e adesivos do telefone.
Aviso
Evite usar álcool para secar o telefone. O álcool, como o calor, pode danificar os adesivos do telefone.