Um sistema telefônico multilinha tem três ou mais linhas telefônicas. Ao contrário de um telefone residencial típico que só pode acomodar uma única linha, um telefone multilinha pode acomodar três ou mais linhas que podem ser acessadas com o apertar de um botão. Os telefones multilinha são usados com mais frequência em ambientes empresariais, mas também podem ser usados em ambientes residenciais. Saber como conectar um telefone multilinha pode melhorar suas habilidades técnicas e economizar algum dinheiro.
Etapa 1
Desconecte a tomada modular de cada linha telefônica conectada ao dispositivo de interface de rede ou NID. O NID é a caixa de junção plástica instalada em sua propriedade pela companhia telefônica local; normalmente está localizado em uma parede externa de sua casa ou prédio de escritórios. A caixa de junção conecta as linhas de entrada da companhia telefônica às suas linhas internas e depois ao seu telefone. Para localizar a caixa de junção, siga o cabo telefônico que vai do poste até sua propriedade.
Etapa 2
Passe um cabo CAT-6 através do ilhó de borracha na parte inferior do NID e puxe-o para dentro da caixa de junção. Retire 2 polegadas de isolamento da extremidade do cabo usando seu alicate diagonal. Endireite os fios torcidos expostos e retire 1/2 polegada de isolamento de cada fio, usando um decapador de fios.
Etapa 3
Afrouxe os pares de parafusos do terminal vermelho e verde dentro do NID com uma chave de fenda. Uma linha telefônica precisa de dois fios para funcionar, então você precisará de um parafuso de terminal vermelho e um parafuso de terminal verde para cada linha de entrada que deseja conectar.
Etapa 4
Enganche cada fio no sentido horário em torno de seu terminal correspondente e aperte cada parafuso. Para um telefone multilinha com três linhas de entrada, para a linha um, conecte o fio azul com a faixa branca ao parafuso do terminal vermelho e o fio branco com a faixa azul ao parafuso verde. Para a segunda linha, conecte o fio branco com a faixa laranja ao parafuso verde e o fio laranja com o branco ao parafuso vermelho. Para a terceira linha, conecte o fio branco com verde ao parafuso verde e o fio verde com branco ao parafuso vermelho.
Etapa 5
Passe o cabo CAT-6 em sua casa ou escritório e encaminhe-o para a parede mais próxima de onde você pretende colocar o telefone multilinha. Use grampos de cabo para prender a linha telefônica ao rodapé, mas evite colocar o cabo paralelo a uma linha de energia.
Etapa 6
Encaminhe o cabo para uma caixa de tomadas montada na parede. Meça um pé extra de fio e corte o quadrado do cabo. Retire duas polegadas de isolamento de plástico usando um alicate diagonal. Endireite os fios torcidos expostos e retire 1/2 polegada de isolamento de cada fio usando um decapador de fios.
Etapa 7
Afrouxe os parafusos do terminal atrás da placa frontal de um conector RJ-25. Conecte cada fio a um poste de terminal da seguinte forma:para a linha 1, fio azul com listras brancas no parafuso do terminal vermelho e fio branco com listras azuis no parafuso do terminal verde. Para a linha 2, conecte o fio laranja com branco ao parafuso do terminal amarelo e o fio branco com laranja ao parafuso do terminal preto. Para a linha 3, conecte o fio verde com branco ao parafuso do terminal branco e o fio branco com verde ao parafuso do terminal azul.
Etapa 8
Aperte todos os parafusos do terminal para fixar as conexões. Monte a tomada na caixa de tomada de telefone usando os parafusos fornecidos com a tomada. Vá para o NID fora de sua casa e conecte os conectores modulares para completar a conexão com sua tomada de telefone interna.
Etapa 9
Conecte um telefone multilinha ao novo conector RJ-25. Pressione a linha 1, ouça o tom de discagem e faça uma chamada para testar a linha. Teste as outras linhas telefônicas da mesma maneira.