Um cartão SIM, ou Módulo de Identidade do Assinante, é um chip de computador dentro de um telefone celular que identifica seu dispositivo para seu provedor de serviços. Os cartões SIM podem conter até 128 KB de memória para armazenar itens como contatos, números de telefone, mensagens de texto, uso de dados e informações de cobrança. O armazenamento dessas informações é o que torna os cartões SIM e o serviço intercambiáveis entre os dispositivos. As mensagens de texto podem ser armazenadas em um cartão SIM temporária ou permanentemente, dependendo das configurações do telefone.
Armazenamento temporário
Quando você exclui uma mensagem de texto, ela não é removida imediatamente do seu dispositivo. Os dados criptografados da mensagem técnica permanecem armazenados no cartão SIM, mas são marcados para serem substituídos. Os dados criptografados da mensagem técnica permanecem no telefone até que novos dados sejam armazenados para substituí-los. Se as mensagens forem baixadas diretamente para o seu dispositivo, isso pode significar que várias centenas de textos "excluídos" permanecem.
Configurações do usuário
Alguns modelos de telefone celular podem permitir que você salve mensagens selecionadas no cartão SIM para recuperação futura. Para maximizar a privacidade, você também pode alterar as configurações temporárias de armazenamento de dados em alguns dispositivos para que, depois de excluir uma mensagem, ela desapareça para sempre. A menos que configurado de outra forma, é seguro assumir que todos os seus dados - incluindo fotos, vídeos, histórico de chamadas e textos - estão temporariamente armazenados no cartão SIM.
Dispositivos espiões
Os dispositivos de leitura do cartão SIM podem descriptografar os dados da mensagem armazenados nos cartões SIM, incluindo mensagens "excluídas" marcadas para substituição. Alguns dispositivos armazenam mensagens de texto diretamente no disco rígido do telefone, o que exige um processo de recuperação tecnicamente mais desafiador. Especialistas forenses em telefones celulares usam técnicas avançadas para recuperar dados de telefones celulares para ajudar a polícia a descobrir evidências incriminatórias.
Armazenamento da operadora
As operadoras de serviços armazenam temporariamente todos os dados e mensagens de texto enviados por meio de sua rede, variando o período de tempo entre as operadoras. Um relatório de 2008 da Slate.com afirma que a AT&T Wireless os armazena por 48 horas, a Sprint por até duas semanas e provedores governamentais especializados como a SkyTel, permanentemente. Seria impossível para uma grande operadora salvar permanentemente a enorme quantidade de dados enviados por meio de suas redes, mas você deve conseguir recuperar os dados entrando em contato com a operadora se a mensagem foi enviada dentro do prazo de armazenamento.