Se você olhou dentro do seu celular Boost, provavelmente viu que ele não possui um Módulo de Identidade do Assinante ou cartão SIM. Como a Sprint Nextel é proprietária do Boost, os telefones Boost usam a rede Sprint, que não usa telefones que contenham cartões SIM. Escolher um telefone Boost também afeta outros aspectos do serviço de telefonia celular, incluindo onde você pode usar o telefone.
Definição do cartão SIM
Os telefones celulares que usam o Global System for Mobile Communications, ou tecnologia GSM, armazenam informações relacionadas a clientes individuais em cartões SIM. Os cartões SIM contêm informações como o número de telefone e o catálogo de endereços de um cliente. Os telefones GSM também usam cartões SIM para ativar o novo serviço. Com telefones GSM e cartões SIM, é possível alternar de um telefone celular para outro celular programado para o mesmo provedor de rede, trocando o cartão SIM do telefone antigo para o novo.
CDMA versus GSM
Ao contrário dos telefones que operam em redes GSM, os telefones que usam a tecnologia de acesso múltiplo por divisão de código não usam cartões SIM. A tecnologia CDMA também limita onde você pode usar um telefone celular fora dos Estados Unidos. Outros países que usam a tecnologia CDMA incluem China, Taiwan, Coréia do Sul, Tailândia, Índia, Israel e vários países da América Latina. No entanto, a tecnologia GSM é dominante em grande parte do resto do mundo, incluindo quase toda a Europa. Como resultado, muitos telefones CDMA não funcionarão se você viajar para o exterior.
Sprint e Nextel
A Sprint herdou a tecnologia iDEN e as redes iDEN quando se fundiu com a Nextel, que opera uma rede nacional push-to-talk. Assim como os celulares que usam a tecnologia CDMA, os celulares que usam a tecnologia iDEN não possuem cartões SIM. Como resultado, o uso de telefones com tecnologia iDEN fora dos Estados Unidos é limitado. Atualmente, os telefones que usam a tecnologia iDEN operam em aproximadamente 12 países, incluindo os Estados Unidos. Em dezembro de 2010, a Sprint anunciou que encerraria o suporte para telefones celulares usando a tecnologia iDEN no final de 2013.
Operadoras de rede virtual móvel
A Boost oferece serviço de telefonia celular pré-pago para seus clientes, muitos dos quais moram em áreas urbanas. Tecnicamente, o Boost não é um provedor de serviços de telefonia celular. Boost é, na verdade, uma operadora de rede virtual móvel que revende o serviço que obtém da Sprint Nextel, que possui a Boost definitiva. Muitos telefones Boost usam o serviço de rede CDMA da Sprint para voz, texto e navegação na Internet. No entanto, alguns telefones Boost usam a tecnologia Integrated Digital Enhanced Network, ou iDEN, que permite funções push-to-talk, além dos recursos normais do telefone celular.