Mesmo com o surgimento das comunicações móveis, o telefone fixo ainda é um marco nas comunicações de voz. Quase todas as casas e praticamente todas as empresas têm pelo menos um telefone fixo instalado. Enquanto a maioria das unidades de telefone fixo moderno apresenta uma série de recursos adicionais, como mensagens de texto, chamadas de vídeo, mobilidade e uso de linha dupla, essas unidades ainda consistem em praticamente as mesmas peças dos antigos telefones fixos rotativos.
A campainha
A campainha ou dispositivo de sinalização é um dos componentes mais básicos de um telefone fixo. O objetivo deste dispositivo é alertar o usuário sobre uma chamada recebida. No passado, os telefones fixos eram equipados com uma campainha que produzia um toque semelhante a uma campainha sempre que uma chamada era recebida. Hoje, a campainha na maioria das unidades de telefone fixo consiste em um alto-falante que produz uma melodia digital ou tom eletrônico. Em alguns casos, essas unidades podem até vir acompanhadas de uma lâmpada LED que acenderá junto com a campainha, perfeita para alertar pessoas com dificuldades auditivas.
O Discador
Os telefones antigos apresentavam um discador rotativo que, quando girado, produzia pulsos que interrompiam o fluxo do circuito telefônico. Essas interrupções foram contadas para determinar o número discado. A central telefônica local direcionaria a chamada para a linha telefônica com o número de telefone designado discado. Hoje, esse sistema funciona da mesma maneira. Os discadores rotativos foram substituídos por teclados, e a identificação do número discado é baseada em tons em vez de pulsos. Cada número no discador tem um tom específico atribuído.
O Switch
Telefones fixos são equipados com interruptores. Na maioria das unidades, esses interruptores são normalmente chamados de êmbolos e estão localizados onde o monofone repousa. Quando o êmbolo é pressionado, o circuito do telefone é fechado. Quando ele é elevado, o circuito se abre, permitindo que o usuário faça ou receba uma chamada, resultando em um tom de discagem ou na voz do chamador. Hoje, muitas unidades de linha fixa usam um interruptor eletrônico liga e desliga em vez de um êmbolo.
O telefone
O fone é a parte do telefone que fica encostada no rosto, uma extremidade na orelha e a outra na boca. O fone de ouvido consiste em um receptor interno que traduz sinais eletrônicos em som que uma pessoa pode compreender. Na outra extremidade do fone está o bocal, que consiste no transmissor. O transmissor é realmente um microfone que capta as ondas sonoras. O som é então convertido em sinais eletrônicos e enviado através da central para o outro telefone. Ambos os componentes são conectados a uma bobina que evita realimentação e reduz o ruído ambiente.