A identidade internacional do equipamento móvel, ou número IMEI, é essencialmente um número de série do seu celular. Seu cartão SIM tem seu próprio número exclusivo, chamado de identidade internacional de assinante móvel, ou IMSI. A polícia e as empresas de telefonia celular podem rastrear telefones usando esses números, mas a pessoa comum pode ter mais sorte usando aplicativos "rastrear meu telefone" de suas operadoras de telefonia.
Entendendo o IMSI e o IMEI
Todo celular moderno tem seu próprio identificador exclusivo chamado identidade internacional de equipamento móvel, ou IMEI. Esse é essencialmente um número de série para o telefone. Sua operadora geralmente o tem em arquivo, e normalmente você pode acessá-lo pelos menus de um smartphone ou digitando códigos especiais em outros tipos de celulares.
Seu cartão SIM também possui seu próprio número exclusivo, chamado de identidade internacional do assinante móvel, ou IMSI. Isso basicamente identifica sua conta de celular e inclui um código que identifica a operadora que emitiu seu plano. Se você tiver vários cartões SIM, cada um deles terá seu próprio código IMSI, mas seu telefone normalmente terá apenas um IMEI.
Ambos os números são diferentes do seu número de telefone e não podem ser usados para discar para seu telefone. Geralmente, não há motivo para você fornecer seu IMSI ou IMEI a ninguém e, exceto em determinadas circunstâncias, como ativar um novo telefone ou desativar um antigo, não há motivo para você saber esses números.
Tecnologia de rastreador IMSI e IMEI
A polícia às vezes usa dispositivos de rastreamento conhecidos como IMSI catchers, ou Stingrays, para monitorar os movimentos do celular. Essas máquinas basicamente imitam torres de telefonia celular e interceptam comunicações de celulares, incluindo seus códigos IMSI e IMEI.
Portanto, uma rede de coletores de IMSI pode dizer quais usuários de celulares estão em quais áreas e em que horários. Criminosos e espiões também podem usar esses dispositivos para seus próprios fins.
Embora seja possível construir seu próprio coletor de IMSI, você deve considerar as consequências éticas e legais antes de fazê-lo, pois você estará adquirindo informações sobre o paradeiro de seus vizinhos se usar o dispositivo.
Como rastrear seu celular
Quando você simplesmente quer rastrear seu próprio celular, normalmente não precisa do IMEI para fazer isso.
Se você acha que o telefone foi roubado, você pode entrar em contato com a polícia para obter ajuda para recuperá-lo e entrar em contato com sua operadora de telefonia para desconectar a conta para que ela não possa ser usada para fazer chamadas na sua conta. Com um smartphone iPhone ou Android, você pode fazer com que a Apple ou o Google, respectivamente, desconectem você do dispositivo.
Se você não tiver certeza de onde está o telefone, poderá usar ferramentas da Apple ou do Google para encontrá-lo. Você não precisa ter o IMEI ou o IMSI, mas precisa de uma conta na nuvem para o fabricante do sistema operacional do seu telefone e geralmente precisa ter optado anteriormente. A Apple chama seu sistema de "Find My iPhone", e o do Google é geralmente conhecido como "Encontrar meu dispositivo".