Um novo telefone chega ao mercado a cada duas semanas, de acordo com estimativas da indústria. Portanto, há muita tentação de trocar de telefone. Por outro lado, comprar novos telefones pode ser demorado, e se acostumar com eles pode ser um passeio atribulado. Aqui estão cinco sinais de que você deve procurar novos telefones para sua família, de qualquer maneira.
Assinar #1:O contrato para seus telefones atuais terminará.
Digamos que você está chegando perto de fazer a parcela final dos smartphones de última geração – talvez modelos Samsung Galaxy S5 ou iPhone 5? – que você comprou de uma grande operadora há dois anos. Enquanto isso, a Samsung saltou algumas gerações para o Galaxy S7 Series, lançado em março de 2016, e há rumores de que a Apple está preparando o iPhone 7 para setembro.
Quando você pagar essa última parcela, seu contrato terminará, assim como suas obrigações com sua operadora. Você será o proprietário dos seus telefones. Você estará livre para mantê-los ou vendê-los e passar para outros dispositivos.
Se você decidir mudar para novos telefones, considere trocar de operadora também, especialmente se a cobertura sem fio da sua operadora atual em sua área geográfica não for tão boa. Os sintomas indicadores incluem quedas de chamadas frequentes e conexões lentas com a Internet, mesmo que seu serviço não esteja sendo limitado.
Hoje em dia, há pouco incentivo financeiro para ficar com uma grande operadora como AT&T, Verizon, Sprint ou T-Mobile. Se você não quiser pagar muito dinheiro adiantado, poderá encontrar facilmente um acordo financeiro de 12, 24 ou 30 meses com uma opção de atualização. Além disso, as principais operadoras vêm introduzindo planos de locação, com parcelas mensais um pouco mais baratas, além de novas opções de pré-pago.
Mas o tipo de contrato subsidiado que você tradicionalmente recebia das Quatro Grandes – que pode lhe dar um telefone de US$ 600 por apenas US$ 200 se você renovasse seu contrato – agora é uma relíquia do passado.
Por outro lado, novas opções se abriram com operadoras menores e sem contrato, como Page Plus, Virgin Mobile, Boost, Ting e Straight Talk. A maioria dessas operadoras menores são Operadoras de Redes Móveis Virtuais (MVNOs), que fornecem serviços por meio de acordos com uma ou mais das Quatro Grandes. As pequenas operadoras oferecem planos de chamadas que podem custar muito menos do que você está pagando. Os tipos de serviços – e telefones suportados – variam consideravelmente, no entanto.
Você também pode querer mudar para um sistema operacional móvel (SO) diferente — Android, se estiver usando iPhones, ou iPhones, se estiver usando telefones Android. Os telefones Microsoft Windows e BlackBerry também estão por aí, mas não suportam tantos aplicativos.
Sinal nº 2:novos aplicativos não serão executados em seus telefones.
Se as pessoas da sua família estão tendo problemas para instalar e executar aplicativos de smartphone, pode ser um sinal de que seu sistema operacional ou hardware móvel está desatualizado.
Os problemas do sistema operacional são particularmente comuns em telefones Android. Alguns desenvolvedores de software lançam aplicativos para a edição mais recente do sistema operacional no Google Play e em outros mercados de aplicativos Android com bastante rapidez, para que possam aproveitar os recursos mais recentes do sistema operacional. Enquanto isso, os fabricantes de telefones Android ajustam as últimas edições para rodar em seu próprio hardware, lançando atualizações do sistema operacional para as operadoras sem fio em horários variados. Além disso, as operadoras criam mais atrasos ao adicionar personalizações e recursos especiais para suas próprias redes.
Mesmo se você instalar uma edição mais recente do Android, seu telefone pode não fornecer velocidade de processamento ou memória de acesso aleatório (RAM) suficiente para executar os aplicativos mais recentes. Ao comprar um novo telefone, procure modelos com processadores quad-core mais rápidos – em oposição aos processadores dual-core mais lentos – mesmo que os telefones mais rápidos sejam mais caros.
Sinal nº 3:Suas baterias estão acabando muito rápido.
Geralmente, é uma boa ideia que todos os membros da família carreguem seus telefones durante a noite. Então, esperançosamente, seus telefones podem passar o dia seguinte sem ficar sem bateria.
Infelizmente, com o passar do tempo, as baterias perdem a capacidade de manter a energia. Quando os smartphones chegaram pela primeira vez, você poderia resolver esse problema removendo a tampa traseira e inserindo uma bateria de reposição de reposição.
Agora, porém, muitos telefones - incluindo as edições mais recentes do iPhone e muitos telefones Android - estão completamente selados. Se as baterias dos seus telefones estão acabando muito cedo, é hora de pensar em comprar novos telefones.
Sinal #4:Você tem vergonha das fotos que está postando no Facebook.
Com tantas fotos sendo postadas no Facebook, Instagram e outras mídias sociais, um telefone com uma boa câmera é praticamente uma necessidade. E agora que as câmeras dos smartphones ficaram muito melhores, muitos consumidores não usam câmeras digitais independentes. Por que se preocupar em carregar um dispositivo extra?
Os telefones de hoje normalmente vêm com uma resolução de pelo menos 16 megapixels em suas câmeras traseiras e quase 5 megapixels em suas câmeras frontais, que são usadas para tirar selfies. No entanto, se você está satisfeito com a qualidade das fotos, pode ter menos a ver com as especificações do seu telefone do que com variáveis como o quão bem ele lida com coisas como luz e foco. Para encontrar telefones com câmeras incríveis, verifique as análises de smartphones.
Sinal nº 5:A situação financeira de sua família acabou de mudar.
Se a mudança em sua vida for um aumento ou promoção, parabéns! Este pode ser um bom momento para comprar novos telefones, seja por meio de uma operadora ou varejista. Então você terá os telefones imediatamente, sem ter que esperar até que eles estejam desatualizados. Se você tiver um modelo específico de telefone em mente, poderá descobrir em quais redes ele será executado usando uma ferramenta gratuita chamada WillMyPhoneWork?
Se você (ou seu cônjuge) perdeu um emprego... bem, um emprego melhor provavelmente está ao virar da esquina. Enquanto isso, aproveite para dar uma olhada nos telefones e planos de chamadas disponíveis através dos MVNOs, que tendem a ser mais acessíveis. Um site chamado WhistleOut permite comparar telefones e planos entre as Quatro Grandes e 24 outras operadoras.
Se você não estiver satisfeito com o serviço de um MVNO, sempre poderá mudar para outro serviço, pois não há contratos envolvidos. E se você gosta do que sua família está recebendo, pode ficar com a operadora mesmo quando sua situação financeira melhorar novamente.
Créditos das fotos:T-Mobile, Samsung, Apple, Jacqueline Emigh, Pexels.com.