>> Tecnologia eletrônica >  >> Celulares e Acessórios Celulares >> smart Phones

Escolher um telefone inicial para seu filho


Quando é hora de uma criança ter um telefone inicial, os pais enfrentam a difícil tarefa de escolher o dispositivo certo. A idade e a maturidade social da criança são fatores importantes, é claro, mas também são os motivos pelos quais você está comprando o telefone. Os pais naturalmente querem manter seus filhos seguros e protegidos, enquanto as crianças geralmente querem um telefone para se comunicar com outras pessoas e explorar o mundo ao seu redor.

Aqui estão alguns pensamentos sobre telefones iniciais apropriados para a idade que podem atender às necessidades de pais e filhos. Analisaremos os dispositivos em três categorias diferentes:telefones específicos para crianças, telefones básicos e smartphones. Smartphones e telefones básicos não são tão seguros quanto telefones específicos para crianças, mas dão mais liberdade às crianças – e os pais podem adicionar várias medidas de proteção por meio de aplicativos de controle parental ou programas de gerenciamento de telefone fornecidos por operadoras sem fio.

Telefones específicos para crianças


Alguns modelos de telefone são projetados especificamente para crianças menores de 12 anos e outros que podem ter problemas com telefones convencionais, como idosos. Esses telefones tendem a oferecer recursos limitados de chamadas de voz e texto, operação simples e recursos especiais de segurança, como botões de chamada programáveis ​​e dispositivos exclusivos para uso durante uma emergência.

Exemplos de telefones nessa categoria incluem o Kisa, da empresa australiana de mesmo nome, e o WeGo. da Sprint. O Kisa (foto no topo deste artigo) tem uma tela grande e brilhante com alguns botões grandes e quadrados na frente. Um botão é para iniciar chamadas e outro é para encerrá-las. Os outros botões permitem que o usuário exiba os nomes e/ou fotos de pessoas associadas a dez números pré-programados, para facilitar a chamada. Não há limites para chamadas recebidas.

Um botão SOS na parte traseira conecta-se aos serviços de emergência. O Kisa vem com um cordão (para usar o aparelho no pescoço) e uma base de carregamento. A tela não é touchscreen e o Kisa não suporta mensagens de texto ou fotografia.

O WeGo permite que os pais especifiquem até 20 números para chamadas telefônicas de entrada e saída. A criança também pode receber mensagens de texto SMS dos mesmos números especificados e enviar mensagens de texto "predeterminadas" de uma lista de 50 opções. Estes incluem "sim", "não", "estou em casa", "estou na escola" e "não me sinto bem", por exemplo.

Entre os muitos outros recursos do WeGo estão um portal de gerenciamento da web para os pais, a capacidade de localizar o telefone da criança em um mapa interativo e um alarme de pânico, que a criança pode ativar puxando uma corda. O telefone também pode enviar alertas de texto para os pais, como "alarme de pânico puxado", "alarme de bateria fraca" e "dispositivo desligado".

Mas os recursos de segurança em qualquer telefone só podem ir tão longe. A maioria deles é inútil se a criança perder o telefone, ou se o telefone for desligado, ou se a bateria acabar.

Ainda assim, telefones específicos para crianças podem ser convenientes, especialmente para crianças muito pequenas. Se uma criança está esperando no parquinho para uma carona para casa, o pai pode enviar uma mensagem de texto – ou melhor ainda, ligar para a criança – para explicar que ele se atrasou no trabalho e estará lá em 15 minutos.

Além disso, crianças pequenas podem se perder facilmente se entrarem em um bairro estranho. Uma criança que não consegue se lembrar com segurança dos números de telefone de seus pais certamente pode apertar um botão de pânico para obter ajuda em casa.

No geral, porém, as fileiras de telefones específicos para crianças têm diminuído ultimamente. Embora o smartphone Kurio para crianças e o Firefly glowPhone ainda possam ser comprados em vários lugares na web, ambos os modelos foram descontinuados.

Kurio está atualmente se concentrando apenas em tablets para crianças. A Firefly Mobile introduziu recentemente novos smartphones não específicos para crianças.

Telefones básicos


O termo "telefone básico" refere-se a telefones tradicionais flip phone e clamshell que não executam um sistema operacional de smartphone, como o Android do Google ou o iOS da Apple.

Quando as crianças atingem a idade do ensino médio, muitas delas querem enviar mensagens de texto com seus amigos. Os pais não devem levar esse desejo de ânimo leve. Afinal, as crianças, como os adultos, querem se sentir à vontade socialmente, e um telefone básico pode ser uma boa ferramenta para atender às necessidades sociais. Além de lidar com chamadas de voz e mensagens de texto SMS, esses telefones geralmente oferecem acesso limitado à web.

Como os telefones básicos não suportam Android ou iOS, no entanto, eles não executam os milhões de aplicativos disponíveis no Google Play ou na App Store da Apple, incluindo aplicativos que podem ser arriscados para crianças. Por outro lado, eles também não podem executar aplicativos de controle parental para Android e iOS, como Norton Family Premier, Qustodio, Net Nanny e Mobicip.

Todas as quatro principais operadoras sem fio dos EUA – AT&T, Verizon Wireless, Sprint e T-Mobile – oferecem programas de gerenciamento parental que podem ser usados ​​com telefones básicos e smartphones. Os programas diferem em alguns detalhes, mas todos eles permitem que os pais bloqueiem textos e chamadas telefônicas de determinados números, definam limites de tempo para quando as crianças podem enviar mensagens de texto ou ligar, filtrar o conteúdo do site e usar o rastreamento por GPS para encontrar a localização física do telefone .

Você também pode conferir uma operadora pré-paga chamada Kajeet, que executa um programa BYOD (traga seu próprio dispositivo) para muitos telefones Sprint, incluindo alguns modelos mais antigos. Nesse programa, os pais podem usar um conjunto de ferramentas de gerenciamento criadas pela Kajeet (que é diferente da Sprint Mobile Controls) ao adquirir um dos planos de chamadas pré-pagos de baixo custo da Kajeet para crianças.

O programa de Kajeet pode ser uma boa maneira de sua família reaproveitar telefones antigos. Se a Big Sister está prestes a atualizar para um novo telefone da Sprint, talvez a Little Sister não se importe em adquirir o telefone antigo como um de segunda mão. (Então, novamente, talvez ela iria).

As mensagens de texto tendem a ser mais difíceis de um telefone básico típico do que de um smartphone por causa da tela pequena e sem toque do telefone básico. Se você estiver interessado em comprar um telefone básico compatível com texto para seu filho, uma possibilidade é o LG Cosmos 3 da Verizon. Ele vem com um teclado QWERTY deslizante de quatro linhas.

Smartphones


Talvez os amigos do seu filho estejam usando aplicativos de bate-papo na web em vez de mensagens de texto SMS antiquadas, ou talvez a criança queira usar outros tipos de aplicativos - para edição de fotos, criação de música ou culinária - para apoiar um hobby.

Pode fazer sentido para um pré-adolescente ter um smartphone como um telefone mais inteligente? Sim, especialmente se a criança já tiver experiência em smartphones com o empréstimo de telefones Android ou iPhones de membros da família. (Vimos crianças de um ano que podem atender o telefone - sem necessariamente serem capazes de dizer "alô" - e que podem pressionar ícones de aplicativos nos iPhones de seus pais.) Em algumas jurisdições, as escolas estão começando a oferecer currículos que requer acesso a smartphone na sala de aula para participação total.

Você terá que oferecer orientação ao seu filho, no entanto. Por fornecerem toda a web e todos os aplicativos existentes, os smartphones podem expor as crianças a conteúdos assustadores e comportamentos de bullying. Alguns aplicativos também exibem a localização precisa das crianças para estranhos.

Você deve se envolver em um diálogo contínuo com seu filho sobre essas questões. Você também pode querer exercer controles parentais mais fortes do que os disponíveis por meio de operadoras sem fio. In addition to the apps already mentioned, MM Guardian (for Android and iOS) and Family Protector (for iOS only) provide effective parental controls.

Photo credits:Kisa, Sprint, LG USA.