Os iPhones têm uma reputação estelar quando se trata de segurança. A ideia de o iPhone de alguém ter um vírus parece quase estranha, e muitas pessoas pensam que os iPhones não podem pegar vírus. Na realidade, as coisas são um pouco mais complicadas do que isso e, em algumas situações, os iPhones podem pegar vírus. No entanto, as chances de seu iPhone ser infectado são extremamente baixas, especialmente se você não fizer o "jailbreak" do seu aparelho e instalar apenas aplicativos da App Store oficial.
Os iPhones podem pegar vírus?
Os iPhones geralmente não pegam vírus, mas podem em algumas situações raras. Tecnicamente, "vírus" descreve um pedaço de código que se infiltra em outro programa, e "worm" (ou mais amplamente, malware) descreve um programa completo com intenção maliciosa. Os vírus de iPhone mais comumente vistos são os worms e visam especificamente os iPhones que foram desbloqueados. O processo de jailbreak permite que os usuários instalem aplicativos de outros lugares que não a App Store oficial.
A App Store contém apenas aplicativos que foram revisados pela Apple, e os aplicativos no iOS normalmente não podem se comunicar com outros aplicativos para que um programa de malware cause um problema ao usuário. Isso explica por que os vírus do iPhone são raros. Se você fizer o jailbreak do seu iPhone, perderá a proteção oferecida pela Apple e poderá baixar um aplicativo malicioso de outro lugar que não seja a App Store. Além disso, houve alguns casos em que aplicativos de outra forma honestos tiveram algum código de vírus inserido neles ou foram feitos com ferramentas de desenvolvedor que foram comprometidas. No entanto, aplicativos com esses problemas raramente chegam à App Store.
Resumindo, os iPhones podem pegar vírus, mas é altamente improvável que isso ocorra, a menos que você tenha feito o jailbreak do seu iPhone.
Os vírus de telefone são reais?
O termo "vírus" tem uma definição técnica - que raramente se aplica em sentido estrito a telefones Android ou iPhones. Um termo geral como "malware" descreve mais de perto o que a maioria das pessoas quer dizer quando diz "vírus". O termo descreve um software malicioso que pode roubar informações e senhas, controlar seu dispositivo, aplicar cobranças falsas à sua conta e rastrear sua localização. Embora não sejam comuns, os vírus de telefone que são tecnicamente malware são reais.
Como remover um vírus de um iPhone
A remoção de um vírus do seu iPhone geralmente envolve identificar o aplicativo específico que está causando o problema e removê-lo ou atualizá-lo. Identifique o problema observando quando o problema começou e quando ele se manifesta. Se você desbloqueou seu iPhone e baixou um aplicativo de uma fonte não oficial, esse aplicativo é a fonte mais provável do problema. No entanto, se o problema surgir quando um aplicativo específico for executado e não em outras ocasiões, independentemente da origem do aplicativo, removê-lo ou atualizá-lo provavelmente resolverá o problema. A maioria dos aplicativos comprometidos leva você a uma página da Web no Safari ou abre a App Store sem sua permissão.
Quando você identificar o aplicativo que está causando o problema, resolva-o removendo ou atualizando o aplicativo. Se for um aplicativo da App Store oficial, verifique se há atualizações recentes projetadas para corrigir o problema e verifique o site do desenvolvedor ou as contas de mídia social para ver se o problema é conhecido. Se for um aplicativo não oficial ou você não puder atualizá-lo, desinstale o aplicativo e veja se o problema desaparece.
Se você for redirecionado para uma página da Web pelo vírus, limpar o histórico e os dados do Safari pode resolver o problema. Em "Configurações", escolha "Safari" e selecione "Limpar histórico e dados do site". Toque em "Limpar histórico e dados" na janela que aparece e pronto.
Se você ainda tiver problemas, reinicie o telefone. Simplesmente desligue e ligue novamente ou execute uma reinicialização forçada pressionando e mantendo pressionados os botões "Repouso/Despertar" e "Início" (para iPhone 6S e anteriores) ou pressionando e mantendo pressionados os botões "Repouso/Despertar" e "Diminuir volume" " em modelos posteriores até que o logotipo da Apple apareça. Se isso não funcionar, você pode restaurar seu iPhone a partir de um backup que você criou ou – na pior das hipóteses – realizar uma redefinição de fábrica completa em seu dispositivo.
Como colocar seu iPhone no modo de segurança
Se você está tendo dificuldade para remover aplicativos, o modo de segurança inicializa seu iPhone sem nenhum serviço ou aplicativo de terceiros em execução e pode permitir que você desinstale ou desative o programa problemático. Para colocar seu iPhone no modo de segurança, execute uma reinicialização forçada pressionando e segurando "Sleep/Wake" e "Home" em modelos mais antigos ou "Sleep/Wake" e "Volume Down" em modelos posteriores ao 6S. Quando o logotipo da Apple aparecer, solte os botões que você está segurando e pressione e segure o botão "Aumentar volume" até que o iPhone notifique que está sendo executado no modo de segurança.
A partir daqui, você pode remover qualquer aplicativo que suspeite estar causando o problema. Saia do modo de segurança usando outra reinicialização forçada.