Quando o iOS 12 for lançado ainda este ano, os usuários de iPhone nos EUA que ligarem para o 911 poderão compartilhar suas informações de localização de forma automática e segura com os despachantes do 911, fornecendo informações mais rápidas e precisas para ajudar a reduzir os tempos de resposta de emergência.
Em 2015, a Apple lançou o (HELO) Hybridized Emergency Location, que estima a localização de um chamador 911 móvel usando torres de celular, GPS e pontos de acesso WiFi. A Apple agora começará a usar o pipeline de dados baseado em Protocolo de Internet da empresa de tecnologia de emergência RapidSOS para compartilhar dados de localização HELO de forma rápida e segura com 911 centros. O sistema da RapidSOS fornecerá dados de localização integrando-se com o software existente de muitos 911 centros, que dependem de protocolos padrão do setor.
"As comunidades contam com 911 centros em caso de emergência, e acreditamos que eles devem ter a melhor tecnologia disponível à sua disposição", disse Tim Cook, CEO da Apple. "Quando cada momento conta, essas ferramentas ajudarão os socorristas a alcançar nossos clientes quando eles mais precisarem de assistência".
A Apple garante a privacidade e a segurança dos dados do usuário. As informações de localização não serão usadas por motivos não emergenciais e apenas os socorristas terão acesso a elas durante uma chamada de emergência.