Lutando para decidir se você deve comprar uma câmera sem espelho? Estamos protegendo você.
Hoje em dia, fotografo regularmente com
ambos câmeras mirrorless e DSLR. Com o tempo, passei a reconhecer um punhado de vantagens claras que os modelos sem espelho oferecem sobre suas contrapartes DSLR – e são esses benefícios da câmera sem espelho que compartilho neste artigo.
(Também ofereço algumas recomendações de mirrorless. Dessa forma, se você decidir que um sistema mirrorless é ideal para você, já sabe o que comprar.)
Então, se você está apenas começando na fotografia, mas não sabe por onde começar,
ou você é um proprietário de DSLR considerando a mudança para mirrorless, continue lendo!
Nota:as câmeras sem espelho são ótimas. Mas as câmeras DSLR também não são objetivamente inferiores aos modelos sem espelho. As DSLRs ainda têm seus usos – como eu disse, trabalho regularmente com uma! Uma DSLR pode ser uma ótima compra para fotógrafos com certas necessidades. Portanto, se nenhum dos benefícios mirrorless que compartilho abaixo falar com você, talvez uma DSLR seja a melhor compra. Faz sentido? 1. As câmeras sem espelho oferecem uma visualização da exposição ao vivo
Para mim, essa é a maior vantagem das câmeras sem espelho. Na verdade, é a principal razão pela qual comprei meu primeiro corpo sem espelho em 2020.
Em uma DSLR, quando você olha pelo visor, vê a cena real à sua frente (através da lente da câmera). É assim que o visor óptico DSLR funciona:a luz brilha da cena, salta pelos espelhos internos e atinge o olho do usuário.
Mas – como o nome sugere – as câmeras sem espelho não são projetadas com esse sistema espelhado. Em vez disso, eles usam um
eletrônico visor (EVF), que não mostra cenas diretamente, mas exibe um feed do sensor da câmera. Esse feed EVF incorpora informações de exposição, de modo que a imagem que você vê geralmente corresponde à imagem que você obtém.
Agora, o feed não é perfeito. Nem sempre mostrará uma representação precisa da imagem final, especialmente se você estiver gravando exposições longas com luz variável. E em muitas câmeras sem espelho, a profundidade de campo da imagem de visualização não reflete a profundidade de campo da imagem final (a menos que você pressione o botão “visualização de profundidade de campo”).
Mas é muito, muito bom. E é extremamente útil para aquelas situações em que você precisa capturar fotos em tempo real. Ele fornece uma compreensão imediata de onde está a exposição da sua câmera e onde ela precisa estar. Se sua imagem parecer muito escura ou muito clara, você pode apenas dar algumas voltas no dial da sua câmera e – voila! - você terá uma imagem detalhada.
Existem desvantagens em usar visores eletrônicos. Eles variam muito em termos de qualidade, alguns dos EVFs mais baratos podem ficar lentos e certamente não podem corresponder aos visores DSLR em termos de clareza. Além disso, existem algumas situações em que você deseja trabalhar sem simulação de exposição – quando estiver usando flash em ambientes fechados, por exemplo – e isso geralmente significa mergulhar no menu da sua câmera para descobrir como desativar o recurso.
Mas se você é o tipo de pessoa que quer saber a exposição resultante antes de apertar o botão do obturador, então sem espelho é uma ótima escolha.
(Mais uma coisa:enquanto a maioria das câmeras sem espelho oferece visores eletrônicos, alguns modelos básicos evitam totalmente o visor. Se você está animado com a vantagem da visualização ao vivo, certifique-se de que seu modelo sem espelho tenha um EVF antes de apertar o botão "comprar" !)
2. As câmeras sem espelho são pequenas e leves
As especificidades dessa vantagem sem espelho realmente dependem da câmera que você compra. Os corpos sem espelho maiores estão no mesmo nível das DSLRs de tamanho médio, mas os corpos sem espelho pequenos (como o Sony a6600) são literalmente do tamanho de bolso, e você geralmente pode carregar um por dias sem perceber que está na sua bolsa.
Isso é ideal se você sempre quer ter sua câmera à mão para capturar fotos de seus filhos, cenas interessantes enquanto caminha, etc. Também é perfeito para o fotógrafo de viagens (você não terá que se preocupar com limites de peso de bagagem despachada ou -sobre subsídios).
Além disso, corpos menores sem espelho são ótimos para fotógrafos de rua que tentam permanecer discretos. Embora os transeuntes notem que você está carregando uma enorme DSLR ao fotografar, digamos, na cidade de Nova York, uma câmera sem espelho diminuta geralmente voa sob o radar, e você terá muito mais facilidade para capturar fotos espontâneas.
Se você realmente deseja levar o fator de forma pequeno para o próximo nível, verifique as câmeras Micro Four Thirds, como a Olympus OM-D E-M10 Mark IV. As câmeras MFT são particularmente úteis graças às suas lentes pequenas; portanto, se você leva a sério a limitação do tamanho e do peso da sua câmera, elas são uma ótima escolha.
Aqui está um exemplo da variação de tamanho que você pode encontrar com corpos sem espelho, desde o grande Olympus OM-D E-M1X, até o compacto E-M10 Mark III:
3. Você pode ver em preto e branco enquanto fotografa
A fotografia em preto e branco é linda. Também é muito difícil acertar, principalmente porque nós, humanos, não somos capazes de ver em monocromático. Os melhores fotógrafos em preto e branco aprendem a imaginar um mundo monocromático, mas isso pode levar anos de prática.
Felizmente, as câmeras sem espelho têm uma solução bacana:
Uma visualização monocromática ao vivo.
Se sua câmera sem espelho incluir um visor eletrônico, você poderá programá-la para exibir em preto e branco. Ao colocar o EVF no olho, você verá uma reprodução perfeita do mundo – mas em monocromático.
Incrível, certo? (Como você programa sua câmera para exibir em preto e branco? Você precisará alterar o estilo de imagem para monocromático; as especificações variam de câmera para câmera, mas geralmente é apenas um ajuste muito simples no menu da câmera. Se você puder não descobrir, verifique seu manual.)
Esse truque sem espelho significa que você pode aumentar imediatamente seu potencial em preto e branco. Em vez de se esforçar para ver em preto e branco (que é metade da batalha do gênero P&B!), você pode entender o meio imediatamente. Você verá como diferentes cores são renderizadas em preto e branco. Você verá como os tons de preto e branco mudam à medida que a luz muda.
E você se tornará um fotógrafo em preto e branco muito melhor ao longo do caminho.
Agora, é verdade:você pode ver uma visualização monocromática usando a opção Live View da sua DSLR. Mas a visualização só aparecerá no LCD,
não no visor, então sua aplicação é muito mais limitada. É por isso que encorajo todos os iniciantes em preto e branco a considerar um sistema sem espelho.
4. As câmeras sem espelho oferecem modos de disparo silenciosos
Gostou da ideia de fotografar sem som? Então você vai adorar câmeras sem espelho.
Veja bem, a maioria das câmeras sem espelho oferece um verdadeiro disparo silencioso, onde você pode disparar uma foto e
ninguém – nem mesmo uma pessoa ao seu lado – ouvirá o obturador.
Este é um grande negócio, especialmente para aqueles atiradores de rua e eventos que precisam ficar totalmente imperceptíveis. Imagine:você poderia fotografar um casamento inteiro e nunca precisaria se preocupar em quebrar o silêncio. Você poderia filmar um concerto de música clássica e ninguém se viraria para olhar. Você poderia capturar fotos de rua espontâneas e seus assuntos nunca olhariam em sua direção.
Algumas DSLRs oferecem modos de disparo silenciosos, mas variam em termos de eficácia. E os modos mais silenciosos contam com o obturador eletrônico e só funcionam em Live View, enquanto os modos de disparo silencioso sem espelho funcionam enquanto usa
qualquer um o LCD ou o visor.
Esteja ciente, no entanto, de que os modos de disparo silenciosos têm desvantagens. Em algumas câmeras sem espelho, esses arquivos “silenciosos” contêm menos informações de cores, o que pode limitar ligeiramente sua capacidade de ajustar as cores no pós-processamento. E os modos de disparo silencioso podem distorcer objetos em movimento rápido (como carros e hélices de avião), portanto, se você planeja fotografar esportes ou pássaros em voo, verifique se a câmera escolhida oferece uma velocidade de leitura rápida do obturador.
5. As câmeras sem espelho vêm com todos os tipos de recursos bônus interessantes
Quando ganhei minha primeira câmera sem espelho, fiquei feliz com o tamanho menor e a visualização ao vivo, e essas foram as principais razões pelas quais a comprei em primeiro lugar.
Mas os recursos extras…
... bem, eu não podia esperar para experimentá-los.
Estou falando de coisas como pico de foco, que indica, antecipadamente, quais áreas da sua foto estarão em foco. Não é perfeito, mas ajuda você a entender se seu foco é preciso, além de ser muito legal.
Também sou fã de guias de foco manual, que permitem selecionar pontos de foco automático e dizer quando você os acertou com foco manual. Este último recurso foi inestimável para garantir que eu acerte exatamente o meu ponto de foco; ele atua como uma verificação ao focalizar manualmente para fotografia de paisagem, arquitetura e macro.
Agora, nem todas as câmeras sem espelho oferecem esses recursos. E há alguns bônus, como a opção Pro Capture da Olympus, que você encontrará apenas em alguns poucos corpos sem espelho.
Então, quando você estiver olhando para as câmeras, confira os recursos ocultos nos menus. Quem sabe? Você pode encontrar algo realmente especial!
As melhores câmeras sem espelho em 2022
Se você optar pelo mirrorless, mas não tiver certeza de qual modelo comprar, aqui estão algumas recomendações:
Os iniciantes que desejam mergulhar de cabeça na fotografia devem considerar a Canon EOS R10, a Nikon Z50 ou a Sony a6400, que oferecem excelentes recursos de fotografia por preços razoáveis. Observe que a EOS R10 pode usar lentes da linha EF mais antiga da Canon (por meio de um adaptador), enquanto a Z50 pode usar lentes da série F-mount da Nikon (também por meio de um adaptador); esta é uma ótima maneira de obter lentes de alta qualidade a preços fantásticos.
Atiradores intermediários e sérios vindos do mundo das DSLRs devem conferir um modelo full-frame de nível médio, como a Canon EOS RP ou EOS R6, a Sony a7 III ou a7 IV e a Nikon Z5 ou Z6 II.
E os profissionais que exigem o melhor dos melhores devem procurar modelos como a Sony a7R IV, a Nikon Z7 II e a Canon EOS R5 – ou mesmo a Canon EOS R3, a Sony a1 e a Nikon Z9. Esses modelos oferecem resolução de nível profissional, velocidades ultrarrápidas ou uma combinação de ambos, mas não são baratos.
5 vantagens essenciais da câmera sem espelho:palavras finais
Agora que você terminou este artigo, sabe tudo sobre as vantagens das câmeras sem espelho e se um modelo sem espelho é ideal para você.
Eu amo a tecnologia sem espelho, mas esses sistemas certamente não são para todos. Há boas razões para filmar sem espelho, claro, mas também há boas razões para usar uma DSLR (e há até razões para filmar!).
Agora gostaria de saber sua opinião:
Qual você prefere, câmeras sem espelho ou DSLRs? Existem razões para fotografar sem espelho que eu perdi? E se você fotografa com uma DSLR, por quê? Deixe-nos saber nos comentários abaixo!