Você está no meio de uma sessão de fotos e de repente
nada está em foco. O visor da câmera parece embaçado e toda vez que você tenta pressionar o botão do obturador pela metade, não obtém resposta. Você sabe que seu sistema de foco automático Nikon não está funcionando, mas você não tem tempo ou dinheiro para enviar sua câmera para reparos - então o que você faz?
Os problemas de foco automático da Nikon são complicados, mas você está com sorte:eu encontrei problemas de AF em várias ocasiões e, graças às minhas experiências, desenvolvi um sistema para solucionar rapidamente problemas de câmeras no local.
Neste artigo, explico meu processo passo a passo para que você possa ter seu sistema AF funcionando o mais rápido possível. E embora eu atenda aos usuários da Nikon (porque eu próprio tenho uma câmera Nikon), essas etapas de solução de problemas devem funcionar para câmeras de praticamente
qualquer marca:Nikon, Canon, Sony, Fujifilm, Olympus e muito mais.
Vamos mergulhar direto.
1. Verifique se você está usando o foco automático
Pode parecer bobo, mas é surpreendentemente fácil configurar acidentalmente seu equipamento para focar
manualmente em vez de
automaticamente (especialmente se você não estiver prestando atenção, se estiver segurando sua configuração com força devido a condições de vento ou se estiver com pressa para trocar de lentes).
A maioria das lentes inclui uma alternância AF/MF e, se você apertar o botão sem perceber, o sistema AF da sua lente de repente não responderá. Algumas câmeras também permitem que você ative e desative o sistema AF usando o menu, e alguns modelos de câmera ainda incluem um interruptor AF na parte frontal do corpo.
Portanto, verifique se os interruptores da lente e da câmera estão configurados para foco automático,
não foco manual. Sua alternância de lente deve ser definida como M/A, A ou AF:
E o interruptor da sua câmera deve ser definido como A ou AF:
2. Verifique se a discagem traseira não está bloqueada
Algumas câmeras Nikon apresentam um mostrador traseiro que circunda o seletor múltiplo; como você pode ver na imagem abaixo, isso pode alternar entre um ponto e um L:
É conhecido como interruptor de bloqueio do seletor de foco e permite determinar se você pode selecionar pontos AF usando o seletor múltiplo. O ponto único permite selecionar ativamente os pontos AF, enquanto o L impedirá o funcionamento do multisseletor.
Verifique se o interruptor está apontado para o ponto,
não a configuração L. É fácil apertar este botão, especialmente se você usar o foco com o botão Voltar com frequência.
Observe, no entanto, que o bloqueio do seletor de foco não impedirá que sua lente realmente foque. O foco ainda funcionará - você simplesmente não poderá alternar os pontos de foco.
3. Verifique se você não bloqueou o foco
As câmeras Nikon geralmente apresentam uma opção AE-L/AF-L (que significa “Autoexosure Lock” e “Autofocus Lock”):
O botão AE-L/AF-L pode ser configurado de várias maneiras, portanto, dependendo da sua câmera e das suas configurações personalizadas, ele pode ou não ser capaz de bloquear o sistema de foco automático da Nikon.
Verifique se seu polegar não está
pressionando o botão durante o disparo. E para ter mais segurança, pressione rapidamente o botão
e dispare o obturador da sua câmera; dessa forma, você pode cancelar as possíveis configurações de bloqueio de foco automático.
4. Verifique se há problemas na sua lente
Ninguém quer ter problemas com suas lentes – mas se sua lente
é quebrado, pelo menos você pode mudar rapidamente para uma alternativa e continuar atirando.
Remova a lente da câmera. Inspecione os elementos dianteiros e traseiros quanto a manchas ou sujeira. Verifique se nenhuma parte da lente está danificada. E se você tiver filtros em sua lente, certifique-se de que eles sejam claros e não tenham rachaduras. Se você notar algum problema, substitua os filtros quebrados e limpe a sujeira e manchas com um pano de limpeza.
Observação:Os panos para lentes geralmente não soltam fiapos e devem ser usados com uma solução especial de limpeza de lentes.
não soprar na lente; isso pode contribuir para danos às lentes, pois o hálito pode conter ácidos nocivos. Se você precisar soprar poeira ou detritos, use um soprador de foguetes ou uma escova.
Em seguida, recoloque a lente, ouvindo atentamente o clique que indica que está na posição.
5. Certifique-se de que seu visor esteja nítido
Se o seu visor estiver sujo, sua lente focará, mas a imagem do visor ainda parecerá borrada. (Observe que isso pode ser um problema com visores ópticos e eletrônicos.)
Portanto, tente tirar uma foto e, em seguida, amplie o LCD da câmera para verificar a nitidez. Você também pode verificar se há óleos, manchas e sujeira no visor. (Muitas vezes me deparo com esse problema; de alguma forma, meu protetor solar sempre parece encontrar o caminho para o elemento do visor!)
Se estiver com problemas no visor, você pode limpar o vidro da mesma forma que limpa sua lente:usando um pano de lente e uma solução de limpeza especial.
A propósito, o embaçamento do visor não é causado apenas por sujeira e sujeira. As câmeras também possuem um controle de dioptria, que permite ajustar a nitidez do visor. A ideia aqui é compensar problemas de visão – e ajustar cuidadosamente seu controle de dioptria
vai permitem que você veja claramente sem óculos, mesmo que sua visão seja ruim - mas se você ajustar acidentalmente a dioptria, seu visor ficará instantaneamente embaçado.
Assim como nos problemas do visor discutidos acima, um ajuste acidental de dioptria não afetará suas imagens. Ele apenas desfocará o visor e você poderá reorientá-lo rapidamente movendo o mostrador na outra direção.
Bônus:desligue e ligue sua câmera
Se você tentar todas as etapas que compartilhei acima e seu foco automático Nikon
ainda não está funcionando, vale a pena simplesmente desligar a câmera, esperar alguns segundos e ligá-la novamente.
Esta é basicamente uma reinicialização da câmera e, às vezes, corrige o problema. Se não funcionar, você também pode tentar remover a bateria por um minuto ou dois (lembre-se de desligar a câmera antes de remover a bateria). E como opção final, você pode tentar redefinir a câmera para o padrão de fábrica.
Mais uma coisa:antes de desistir, teste sua câmera com outra lente. Se a segunda lente funcionar bem, então você tem um problema de lente, não um problema de câmera, e provavelmente deve levar sua lente para ser consertada.
Problemas de foco automático da Nikon:palavras finais
Felizmente, agora que você terminou este artigo, corrigiu seu problema de foco automático da Nikon.
Recomendo que você anote essas etapas de solução de problemas e guarde o papel na bolsa da câmera. Dessa forma, se o problema surgir novamente durante uma filmagem, você saberá imediatamente o que fazer.
Você tem alguma dica de solução de problemas do Nikon AF? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!