Quais são os melhores filtros para fotografia de paisagem? E como você pode usá-los para obter imagens consistentemente excelentes?
Neste artigo, ofereço muitas dicas para trabalhar com filtros de paisagem. Discuto o poder dos polarizadores circulares, o valor dos filtros ND graduados e muito mais. Quando terminar de ler, você saberá como lidar com filtros como um profissional de fotografia de paisagem (e estará familiarizado com os tipos de filtros que todo fotógrafo de paisagem deve possuir!).
Vamos começar.
1. Use um polarizador para melhorar o céu
Se eu tivesse que escolher apenas
um filtro para usar para fotografia de paisagem, seria um polarizador circular.
Os polarizadores funcionam filtrando a luz que é refletida em direção à câmera, o que significa que eles reduzem os reflexos e a névoa. A neblina pode fazer com que o céu azul pareça menos vibrante - mas graças a um polarizador, você pode minimizar a neblina indesejada e produzir uma cor azul profunda:
Observe que os polarizadores funcionam melhor quando você aponta a câmera em um ângulo de 90° em relação ao sol, portanto, lembre-se sempre da posição do sol ao fotografar.
O efeito de polarização pode ser aprimorado ou reduzido simplesmente girando o elemento do filtro na frente de sua lente. Dessa forma, você pode visualizar as cores saturadas do céu
sem necessidade de tirar fotos de teste.
Dica profissional:certifique-se de não levar o efeito de polarização longe demais. É possível superpolarizar uma cena, criando uma mancha azul escura no céu que tornará o filtro óbvio e a imagem não natural. (Muitas vezes, é um problema ao usar lentes ultra largas que capturam uma grande parte do céu.)
Embora existam muitos polarizadores excelentes no mercado, o modelo básico da Hoya é uma boa escolha para iniciantes. Apenas certifique-se de pegar um filtro que corresponda ao diâmetro da sua lente!
2. Use um polarizador para revelar o que está embaixo da água
Ao fotografar um riacho ou lago, a luz geralmente reflete na superfície da água. Na verdade, muitas vezes é impossível ver as rochas ou plantas que existem
abaixo a água, que pode ser um problema; e se houver algo de interesse abaixo da superfície, como rochas, peixes ou até mesmo troncos de árvores caídas? E se você quiser fotografar a luz caindo no fundo do lago?
Bem, usando um polarizador, você pode eliminar a luz refletida, ver abaixo da superfície e capturar muitas imagens detalhadas de peixes, rochas, troncos e muito mais. Legal certo?
E como mencionei na minha dica de filtro de paisagem anterior, o efeito não precisa ser tudo ou nada. Você pode modificar o resultado girando levemente o filtro para reter
algumas luz refletida enquanto ainda captura detalhes sob a superfície.
Nenhum polarizador foi usado no lado esquerdo desta próxima imagem. Observe como a luz refletida impede que você veja debaixo d'água? Mas no lado direito, um polarizador
era usado para reduzir a luz refletida, permitindo que você veja rochas no fundo do córrego.
Para ser claro, um polarizador nem sempre é a melhor jogada ao trabalhar com água refletiva. Às vezes vale a pena
incluir reflexos na cena (especialmente se os reflexos forem excepcionalmente belos). Mas a remoção de reflexos pode ajudar a focar o espectador e também pode ajudar a saturar as cores para um resultado impressionante.
3. Use um polarizador para reduzir os reflexos em rochas molhadas
As cachoeiras são um assunto fantástico para fotografia de paisagem - mas ao fotografar uma cachoeira, você geralmente encontra muitas rochas molhadas, que refletem a luz para criar um efeito brilhante desagradável.
Felizmente, como discutido acima, os polarizadores reduzem os reflexos da água. Eles se livram do brilho e enfatizam os detalhes por baixo.
Dê uma olhada nesta imagem da cachoeira:
Parece bom, mas as rochas apresentam muitos reflexos perturbadores. Adicione um polarizador, no entanto, e você obterá um resultado como este:
Muito melhor! O detalhe nas rochas é claro e o resultado é muito mais equilibrado e poderoso.
E lembre-se:você pode ajustar o efeito girando o filtro (e pode olhar pelo visor para ver a mudança do efeito). Dessa forma, você pode capturar uma boa mistura de luz refletida e detalhes de rocha!
4. Use um filtro de densidade neutra graduado para escurecer o céu
Ao fotografar cenas de paisagem, muitas vezes você desejará incluir muitos detalhes em
ambos o céu e o primeiro plano. No entanto, você encontrará frequentemente cenários de alto contraste, especialmente ao nascer ou pôr do sol, o que o obriga a fazer uma escolha:
Exponha para o céu e deixe o primeiro plano ficar escuro,
ou expor para o primeiro plano e arriscar explodir o céu.
Nenhuma das opções é ideal; a menos que sua câmera tenha um alcance dinâmico enorme, muitas vezes você acabará perdendo detalhes nos realces ou nas sombras. Então, o que você faz? Qual é a melhor jogada?
Fácil:você coloca um filtro de densidade neutra graduado, que escurecerá
parte do quadro, deixando o resto intocado. Você precisará posicionar cuidadosamente a borda da transição do filtro claro para escuro ao longo da linha do horizonte (aqui, o modo Live View da sua câmera pode ser muito útil). O céu escurecerá, o primeiro plano permanecerá o mesmo e você terá uma cena muito mais gerenciável:
Ao adicionar um filtro, observe como a exposição do primeiro plano muda em relação ao céu. É possível exagerar uma coisa boa (em outras palavras, não deixe o céu ficar
muito Sombrio!). Se você perceber que o céu está anormalmente escuro em relação ao primeiro plano, tente um filtro menos denso.
(Procurando um bom conjunto ND de graduação inicial? Recomendamos o kit de filtros Cokin Creative, que oferece vários filtros de qualidade decente por um preço muito razoável.)
Mais uma coisa:
Embora os filtros de densidade neutra graduados sejam bastante úteis, eles podem ser difíceis de transportar, além de serem caros. Uma alternativa é usar técnicas de escalonamento de exposição e mesclagem de HDR, que fornecerão o mesmo efeito por meio do pós-processamento. No final das contas, é uma questão de preferência pessoal; ambas as opções são ótimas e são usadas consistentemente por profissionais.
5. Use um filtro de densidade neutra para controlar o movimento da água
A água em movimento geralmente é a parte mais dinâmica de uma imagem, e você pode criar diferentes humores simplesmente alterando a maneira como captura a água. Uma exposição mais longa, por exemplo, criará um efeito mais pacífico, enquanto uma exposição mais curta congelará as ondas em ação.
Infelizmente, embora as cenas de longa exposição do oceano e da cachoeira sejam incrivelmente bonitas, pode ser difícil obter a velocidade do obturador longa que você precisa sem superexpor a foto - a menos que você tenha um filtro de densidade neutra.
Os filtros ND simplesmente reduzem a quantidade de luz que entra na lente, permitindo aumentar a velocidade do obturador para um efeito de longa exposição. Observe que os filtros ND vêm em diferentes intensidades, portanto, quanto mais filtros você possui, mais você pode controlar cuidadosamente as configurações da câmera.
Um filtro ND de 3 paradas é ótimo para desacelerar as cachoeiras apenas o suficiente para obter uma aparência cremosa agradável. Mas ao capturar ondas no oceano, pode ser necessário usar um filtro de 4 ou 5 paradas.
E se você usar um filtro ND de 10 pontos, você pode diminuir a velocidade do obturador para um minuto ou mais e eliminar completamente o movimento da água, criando uma cena calma que parece silenciosa e tranquila.
A imagem apresentada no início desta seção exigia um filtro de densidade neutra de 3 paradas para capturar o movimento da água ao bater nas rochas. Mas para a imagem abaixo, usei um filtro ND de 10 paradas, o que me permitiu prolongar a exposição para dois minutos!
Quais filtros de densidade neutra são os melhores? Recomendamos o kit Tiffen ND Filter, que oferece muita flexibilidade a um preço muito razoável.
6. Use um filtro de densidade neutra para esticar as nuvens
As nuvens são uma parte importante de quase todas as imagens de paisagens; eles adicionam profundidade e drama, além de oferecerem um bom interesse de fundo.
Mas enquanto nuvens de aparência natural podem fazer uma boa foto, você pode obter um efeito ainda mais impressionante capturando seu movimento por vários minutos. Confira esta foto padrão do horizonte de Nova York:
Então veja como uma abordagem de longa exposição me deu um resultado muito mais impressionante:
Em particular, observe como as nuvens
esticaram na segunda imagem (graças à velocidade do obturador de 60 segundos).
Se você sair à noite, poderá filmar em 30 segundos ou mais sem problemas. Mas durante o dia (e especialmente por volta do meio-dia), você precisará usar um filtro de densidade neutra para reduzir drasticamente a luz que atinge o sensor da câmera.
Eu recomendaria uma opção de 10 paradas (como um Lee Big Stopper), mas se você precisar de um efeito mais forte, considere empilhar um filtro de 10 paradas e um filtro de 5 paradas. Dessa forma, você pode usar uma velocidade de obturador substancial que criará um belo desfoque de movimento.
Observe que a velocidade adequada do obturador para capturar o movimento das nuvens varia dependendo da velocidade com que as nuvens estão passando. Quanto maior a exposição, mais movimento você capturará. Para nuvens em movimento rápido, uma velocidade do obturador de 30 a 60 segundos resultará em bastante desfoque de movimento, mas as nuvens ainda se parecerão com
nuvens . Empurre a velocidade do obturador para 120 segundos, no entanto, e as nuvens se tornarão listras de cores irreconhecíveis no céu.
Dicas de filtro de fotografia de paisagem:palavras finais
Bem, aí está:
Muitas dicas para usar filtros na fotografia de paisagem.
Se você ainda não possui nenhum filtro, recomendo que comece com um polarizador ou um filtro de densidade neutra. A partir daí, você pode ver como se sente sobre o processo de filtragem – e pode pensar em estocar modelos adicionais.
Quais destes filtros você planeja usar? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo! Índice
Fotografia de paisagem
- GERAL
- O guia definitivo da dPS para fotografia de paisagem
- 10 erros mais comuns na fotografia de paisagem – e como superá-los
- Responsabilidades dos fotógrafos de paisagens
- PREPARAÇÃO
- Como encontrar e fotografar paisagens selvagens para imagens épicas
- Os três perigos da fotografia de paisagem
- Como planejar a foto de paisagem perfeita
- Como encontrar os melhores locais para fotografia de paisagem
- A importância do escotismo para fotógrafos de paisagens
- Por que o planejamento de metas é a chave para crescer como fotógrafo de paisagens
- Qual é o seu local de paisagem favorito?
- 8 dicas para evitar multidões em locais de paisagem populares
- CONFIGURAÇÕES
- 5 dicas para definir o foco em sua fotografia de paisagem
- Compreendendo a fotografia de abertura e paisagem – por que o F16 não é a única opção
- Guia de equilíbrio de branco criativo para fotografia de paisagem
- Como uma exposição curta versus longa afetará suas imagens de paisagem
- Como obter imagens fotográficas de paisagens super nítidas
- Como obter paisagens nítidas:distâncias hiperfocais e seleção de abertura
- O melhor ISO para fotografia de paisagem (em todas as situações)
- 5 razões para fotografar suas imagens de paisagem em RAW
- Como trabalhar com diferentes velocidades do obturador para fotografia de paisagem
- ILUMINAÇÃO
- Dicas para usar o Flash para aprimorar a natureza ao ar livre e a fotografia de paisagem
- Fotografia de paisagem:é tudo sobre a luz
- Como melhorar sua fotografia de paisagem entendendo a iluminação de retrato
- Pintura com luz na paisagem
- COMPOSIÇÃO
- Proporções na fotografia de paisagem
- 6 dicas para capturar céus dramáticos em sua fotografia de paisagem
- Como usar linhas principais de forma eficaz na fotografia de paisagem
- 10 técnicas de composição de paisagem para fotos de tirar o fôlego (2021)
- 3 razões para fotografar paisagens de aspecto vertical e 6 dicas sobre como fotografá-las
- Como usar a justaposição para uma fotografia de paisagem mais atraente
- Usando camadas e interesse em primeiro plano para uma melhor fotografia de paisagem
- Incluir o primeiro plano para paisagens dramáticas
- Como fotografar uma paisagem minimalista
- 5 truques de enquadramento para ajudá-lo a capturar melhores fotos de paisagens
- Como usar o equilíbrio em sua composição de fotografia de paisagem
- 5 boas razões para adicionar pessoas à sua fotografia de paisagem
- Inclua nuvens em suas paisagens
- Fotografia de paisagem e o elemento humano
- Como adicionar uma sensação de escala às suas fotos de paisagem
- Como resolver 5 enigmas de composição enfrentados por fotógrafos de paisagens
- A curva em S:uma técnica de composição de fotografia de paisagem
- Usando água para clarear fotos de paisagens
- GEAR
- 5 razões rápidas para usar o Nifty Fifty para fotografia de paisagem
- Como usar filtros de densidade neutra graduada para fotografia de paisagem
- Como usar filtros de densidade neutra para criar fotos de paisagem melhores
- Como usar lentes grande angulares para fotografia de paisagem
- Dicas para fotografar paisagens com uma lente telefoto
- Seis dicas para usar filtros para melhorar suas fotos de paisagens
- 1. Use um polarizador para realçar o céu
- 2. Use um polarizador para revelar o que está embaixo da água
- 3. Use um polarizador para reduzir os reflexos em rochas molhadas
- 4. Use um filtro de densidade neutra graduado para escurecer o céu
- 5. Use um filtro de densidade neutra para controlar o movimento da água
- 6. Use um filtro de densidade neutra para esticar as nuvens
- Dicas de filtro de fotografia de paisagem:palavras finais
- 5 dicas para usar um tripé na fotografia de paisagem
- Seis situações em que os tripés são essenciais para fotógrafos de paisagens
- Lentes grande angular versus teleobjetiva para belas fotografias de paisagens
- 10 peças essenciais de equipamento para fotografia de paisagem
- Por que você precisa de uma lente zoom telefoto para fotografia de paisagem
- Polarizadores circulares versus filtros de densidade neutra graduada para fotografia de paisagem
- Comparação – HDR versus filtros de densidade neutra graduada para fotografia de paisagem
- Filtros polarizadores e de densidade neutra:fundamentos para fotografia de paisagem
- Por que sempre uso um suporte de placa em L para fotografia de paisagem
- Por que mudei de filtros LEE para Formatt-Hitech para fotografia de paisagem
- Revisão da lente grande angular Venus Laowa 15mm F/4 para fotógrafos de paisagens
- Qual câmera de fotografia de paisagem você deve comprar? [vídeo]
- Acessórios essenciais para fotografia de paisagem
- Como escolher o tripé certo para fotografia de paisagem
- GUIAS AVANÇADOS
- 10 dicas para fotografar paisagens de grande angular
- 8 dicas para fotografia de paisagem de outono
- 5 dicas para uma melhor fotografia de paisagem de inverno
- 5 maneiras de criar fotos de paisagens dramáticas ao meio-dia
- Como fotografar paisagens ao pôr do sol
- Dicas para fotografar paisagens em direção ao sol
- 8 passos para uma excelente fotografia de paisagem de longa exposição
- 15 dicas para fotografia de paisagem com pouca luz
- O céu noturno na fotografia de paisagem
- Como fazer fotos de paisagens para contar histórias – 4 etapas
- Um dia na praia:fotografando paisagens litorâneas
- Dicas para fotografia de paisagem de inverno na pradaria
- Fotografia de paisagem – fotografar o mesmo local ao longo das estações
- 3 dicas para tirar melhores fotos de paisagens independentemente do clima
- Tempo para paisagem – fotografia de clima e paisagem
- Dicas para fotografia de paisagem em lugares exóticos
- Colocando você em sua fotografia de paisagem
- 5 maneiras de capturar fotos de paisagens mais diversas
- 5 dicas para descobrir fotos íntimas versus grandes paisagens e natureza
- Fotografar céus estrelados para paisagens noturnas sem gastar muito
- TÉCNICAS CRIATIVAS
- Como tirar fotos criativas de paisagens usando o movimento intencional da câmera
- Como converter uma câmera para infravermelho para fotografia de paisagem em preto e branco
- Dicas para fazer fotos dramáticas de paisagem em preto e branco
- 6 ideias para uma fotografia de paisagem mais criativa
- Como criar paisagens de bola de vidro – 6 técnicas
- Como obter paisagens nítidas com empilhamento de foco
- Como fazer fotografia panorâmica de paisagem
- PÓS-PROCESSAMENTO
- 5 etapas fáceis para a mistura de exposição para paisagens de alto contraste
- Uma maneira super simples de fazer fotos de paisagem POP usando o Lightroom
- Aproveitando ao máximo o HDR na fotografia de paisagem
- Técnicas de edição de paisagem para fotografia de belas artes usando o Lightroom
- Como usar o Adobe Camera Raw e o Photoshop para destacar suas imagens de paisagem
- Editando suavemente:3 dicas para processar fotos realistas de paisagens
- O poder do pós-processamento para fotografia de paisagem
- Como usar tons neutros para criar edições realistas em fotos de paisagem
- Os 5 principais filtros de coleção Nik para melhorar suas fotos de paisagem
- Como editar fotos de paisagem e natureza com a ferramenta Lightroom Gradient e os recursos Range Mask
- Dicas rápidas de pós-processamento do Lightroom para fotografia de paisagem
- Dicas para processar paisagens de inverno no Lightroom
- Como usar o painel HSL do Lightroom para edição de fotos em paisagem
- Como processar uma foto de paisagem em preto e branco usando o Lightroom
- Como dar um toque extra às suas fotos de paisagem em uma etapa fácil
- Dicas para editar as cores em fotos de paisagem usando o Lightroom (vídeo)
- Dicas para processar fotos de paisagem – desde edições básicas até interpretação artística
- 5 dicas para dominar o contraste em suas fotos de paisagem (vídeo)
- Usando o Pincel de ajuste do Lightroom para adicionar dimensão a uma foto de paisagem
- OPINIÃO:Por que o Photoshop está arruinando a fotografia de paisagem
- INSPIRAÇÃO
- Uma entrevista com a lenda da fotografia de paisagem Art Wolfe – Parte 1
- 27 imagens de paisagem em preto e branco
- Uma coleção de fotografias de paisagens impressionantes
- 9 paisagens impressionantes que quebram as 'regras'
- Esses fotógrafos de paisagens inspiradores farão você querer tirar fotos melhores