Adoro fotografia de viagem em 35mm. Com minha lente 35mm f/1.4 em um corpo full-frame, posso fotografar praticamente qualquer coisa; é a lente principal mais versátil do meu kit, é rápida e super nítida.
Viajar com uma lente de 35 mm abre oportunidades maravilhosas para capturar o mundo ao seu redor. Eu uso minha prime 35mm mais do que qualquer outra lente porque ela pode lidar com muitos assuntos diferentes, de retratos e paisagens a arquitetura e comida. Na verdade, se eu pudesse levar apenas uma lente prime comigo quando viajo, seria minha 35mm.
Abaixo, explico minhas cinco principais razões para usar uma lente principal de 35 mm para fotografar em viagens – e compartilho algumas dicas e truques para ajudá-lo a melhorar suas imagens de 35 mm.
Vamos começar!
5 razões para amar a fotografia de viagem em 35 mm
Há mais de 10 anos, uso minha lente de 35 mm para fotografia de viagem (e muitos outros gêneros também!). Inicialmente, hesitei em comprá-lo – estava preocupado com o preço e a qualidade do bokeh de fundo – mas acabei dando o salto e estou muito feliz por ter feito isso!
Observe que, se você está lendo este artigo e possui uma câmera com sensor de corte, precisará pensar em termos de distâncias focais equivalentes. Portanto, se você usar uma câmera APS-C, o conselho que dou se aplica a lentes (aproximadamente) de 24 mm e, se você usar uma câmera de quatro terços, precisará de uma lente de 17 mm para obter uma distância focal equivalente a 35 mm.
1. As lentes de 35 mm oferecem um excelente campo de visão
Eu
amo o campo de visão da minha lente 35mm. É um pouco mais largo do que vemos – sem incluir nossa visão periférica – mas ainda fornece uma foto com aparência muito natural. Para fotografia de viagem, as lentes de 35 mm oferecem uma visão ampla o suficiente sem abrir muito.
Este campo de visão produz um muito
documentário olhar e sentir. Mostra a cena do jeito que a vemos na vida real. E por não ser excessivamente largo, não introduzirá muita distorção em suas composições de viagem.
2. As lentes de 35 mm são compactas
Tamanho e peso importam muito ao viajar. Muitas vezes é difícil saber qual equipamento levar ao sair em uma viagem. Você pega uma lente zoom grande e pesada? Ou você opta por uma lente de 35 mm rápida, versátil e leve?
Pessoalmente, sou fã de manter as coisas leves e confortáveis, e é por isso que escolho a opção de 35 mm. Agora, uma 35mm f/1.4 é maior e mais pesada que as lentes 35mm f/1.8 e f/2. Mas eles são todos muito fáceis de transportar, e eu prefiro a versão f/1.4 por causa do desempenho com pouca luz e bokeh aprimorado.
Também é importante perceber que o tamanho e o peso reais dependem do seu sistema de câmera. Mas embora minha Nikon 35mm f/1.4G seja uma das maiores e mais pesadas lentes 35mm do mercado, ainda não tenho problemas em levá-la comigo quando viajo.
3. A distância focal fixa força você a se mover
Alguns fotógrafos podem ver isso como uma desvantagem das lentes de 35 mm (ou qualquer outra lente principal). Mas eu discordo. Acredito que somos obrigados a ser mais criativos ao usar uma lente prime porque temos que nos mover para capturar a composição que queremos. O zoom não é uma opção, e isso é uma coisa boa!
Com uma lente de 35 mm conectada à sua câmera quando você viaja, você terá que se mover com mais frequência – e, como consequência, verá o mundo de maneiras diferentes. A primeira composição que você enquadra em uma fotografia nem sempre é a mais interessante.
Se você trabalha com uma lente de zoom, ficará tentado a simplesmente mover a distância focal para frente e para trás
sem mudando sua perspectiva. Mas com um prime de 35 mm, você precisa se mover fisicamente para capturar uma composição alternativa. O plano de fundo mudará, a interação da luz com seu assunto mudará e você perceberá o quanto
mais você pode fazer com um pouco de movimento.
4. Uma lente de 35 mm produz um bokeh fabuloso
Você pode não perceber isso, mas o desfoque de fundo produzido pelas lentes de 35 mm é
linda .
Você nem precisa de uma lente 35mm f/1.4 para tirar fotos com ótimo bokeh. Mesmo em f/1.8, uma lente de 35 mm pode oferecer fundos deliciosamente desfocados. E quanto mais perto você chegar do seu assunto, melhor será o plano de fundo.
À medida que você usa uma lente principal de 35 mm cada vez mais para fotografia de viagem, você terá uma ótima sensação de seus efeitos bokeh. Tirei tantas fotos com minha 35mm f/1.4 que posso prever com antecedência o quanto meu fundo ficará desfocado! Claro, você nem sempre precisa fotografar em f/1.4 ou mesmo f/1.8 para obter um fundo desfocado (e às vezes uma abertura ultra-ampla produzirá uma profundidade de campo muito rasa). Portanto, não tenha medo de estreitar a abertura conforme necessário.
5. Os primos de 35 mm são afiados
Eu sei que se eu tirar uma foto com minha lente prime 35mm e ela não ficar nítida, a culpa é minha. Por quê? Porque a ótica é fantástica!
Ao longo dos anos, tive e usei muitas lentes de zoom, algumas melhores que outras. E eles nem sempre eram nítidos em todas as distâncias focais. Essa é a natureza dos zooms.
Mas os primos - e não apenas os primos de 35 mm - são consistentemente nítidos. Mesmo os primos baratos tendem a oferecer nitidez de nível profissional. Quando você trabalha com uma lente como essa e acaba com uma foto embaçada, sabe que o problema é seu, não da lente (e você pode tomar medidas para corrigir o problema!).
dicas de fotografia de viagem de 35 mm
Se você usar uma lente de 35 mm para fotografia de viagem, poderá produzir resultados fantásticos. (E se você está acostumado a trabalhar com uma lente zoom, pode se surpreender com a versatilidade de uma lente prime de 35 mm!)
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a capturar imagens de viagem de 35 mm de alto nível:
1. Comprometa-se a usar sua lente de 35 mm regularmente
Ter uma ideia de uma lente prime é geralmente diferente de ter uma ideia de uma lente zoom – e quanto mais comprometido você estiver em fotografar com sua lente de 35 mm, mais rápido você se acostumará com ela.
Você começará a entender os tipos de composições que pode capturar e escolher a configuração de abertura certa se tornará instintivo. Você saberá o quão perto está do seu assunto e a abertura necessária para capturar uma quantidade perfeita de desfoque.
Para paisagens de viagem, interiores, retratos e qualquer outro tipo de foto que você queira tirar, você determinará facilmente onde se posicionar. E você saberá – antes mesmo de levar a câmera ao olho – o que está capturando, se precisa se mover ou se precisa trocar as lentes completamente.
2. Use sua lente de 35 mm para retratos sinceros
Muitos fotógrafos acham que você precisa de uma lente longa para capturar retratos sinceros enquanto viaja. E com certeza, uma lente longa permitirá que você fique para trás e passe despercebido, mas quanto mais longe você estiver do seu assunto, mais você acabará com uma desconexão – falta de intimidade – na imagem final.
É por isso que encorajo você a usar uma lente de 35 mm! Adoro usar minha lente de 35 mm para retratos sinceros de estilo de rua quando viajo, e acho que funciona especialmente bem em lugares movimentados, como praças e mercados.
Quando encontro alguém que quero capturar, me aproximo. Não os fotografo imediatamente; em vez disso, tiro fotos de outros assuntos. Não estou preocupado em permanecer anônimo porque se a pessoa não acha que estou fotografando, não importa se ela pode ver a mim e minha câmera.
Eu mantenho os dois olhos abertos para que eu possa ver o assunto pretendido. Quando eles não estão olhando, componho e capturo rapidamente uma foto, depois afasto minha câmera para que ela não fique apontada para o rosto deles. Se eles olharem para cima quando me ouvirem tirando uma foto, minha câmera já estará apontada em uma direção diferente.
3. Tire alguns retratos de viagens ambientais
Quando incluo pessoas em minhas fotos, embora às vezes capture fotos espontâneas (veja a dica anterior!), prefiro me envolver diretamente com meus assuntos. Adoro fazer retratos ambientais de artistas e trabalhadores fazendo o que fazem.
Começo por mostrar interesse na atividade deles, mesmo que não falemos uma língua comum. As pessoas em locais públicos geralmente ficam felizes por alguém ter notado e, com minha lente de 35 mm, posso me posicionar perto o suficiente para ter uma conversa normal e tirar fotos ao mesmo tempo. (Com uma distância focal maior, me sinto mais desajeitado, especialmente em lugares barulhentos onde tenho que levantar a voz para ser ouvido.)
Claro, sempre tomo cuidado para evitar interromper o fluxo de seus negócios ao tirar fotos.
4. Use sua lente de 35 mm para capturar uma variedade de imagens
Você pode usar uma lente de 35 mm para todos os tipos de assuntos e composições, incluindo paisagens de viagem, arquitetura, retratos, cenas de rua e muito mais. Não fique preso pensando que você precisa de uma lente grande para paisagens e uma lente fixa de 50 mm para retratos.
Então divirta-se com sua lente 35mm. Atire no que lhe interessa! Eu até encorajo você a usá-lo para fotografia de comida enquanto viaja (é fácil permanecer sentado e tirar algumas fotos rápidas da delícia culinária que você foi servido).
Fotografe os quartos em que você fica. Capture os belos lobbies do hotel. Atire no ônibus, bonde, táxi ou tuk-tuk que leva você a lugares e ao pôr do sol fabuloso do bar da cobertura. Você pode fazer tudo isso com uma lente de 35mm!
5. Procure sempre ângulos alternativos
Ao trabalhar com uma lente principal de 35 mm, tente
pensar diferente. Com uma lente principal de 35 mm em sua câmera, você é forçado a se mover, então use esse impulso e experimente constantemente as composições. Procure ângulos alternativos e tire uma grande variedade de fotos.
Lembre-se:o primeiro ângulo que você percebe nem sempre é o melhor – mas muitas vezes é o único ângulo que muitos iniciantes tentam! Mova-se e, enquanto se move, observe o fundo. Observe como ele muda em relação ao seu assunto. Olhe para a luz e como ela reflete de forma diferente dependendo da sua posição.
fotografia de viagem de 35 mm:palavras finais
Uma lente prime de 35 mm é uma lente de viagem versátil e prática. Se você costuma fotografar com zooms, talvez seja necessário praticar com um prime de 35 mm para se familiarizar com a distância focal - mas você rapidamente pegará o jeito!
Portanto, leve sua lente de 35 mm para todos os lugares. Use-o com frequência. Afinal, se permanecer em casa ou no fundo da bolsa da sua câmera, como você descobrirá as alegrias da fotografia de viagem de 35 mm?
Você planeja fazer filmagens de viagem de 35mm? Para onde você vai viajar a seguir? Compartilhe seus pensamentos nos comentários abaixo!