Você já olhou pelo visor da sua câmera apenas para descobrir uma imagem borrada? Nesse caso, a dioptria da sua câmera provavelmente está configurada incorretamente. Felizmente, é fácil de corrigir.
Neste artigo, explico como você pode redefinir a dioptria da sua câmera para que seu visor
sempre parece afiada. Também explicarei como você pode usar sua dioptria para fotografar sem óculos ou lentes de contato. (Dessa forma, você nunca precisa se preocupar com uma visão ruim arruinando uma sessão de fotos!)
Vamos mergulhar direto.
O que é uma dioptria de câmera?
Uma dioptria controla um sistema de lentes no visor da câmera e permite que você corresponda o foco do visor ao seu olho.
Uma imagem de visor mal focada – uma sem um ajuste de dioptria adequado – ficará assim:
Mas ajuste a dioptria e você verá algo mais parecido com isso:
Observe que as dioptrias são oferecidas pela maioria das DSLRs e câmeras sem espelho. Geralmente, você pode encontrar o controle de dioptria no lado esquerdo ou direito do visor.
Observe também que uma dioptria
não afetar a nitidez real de suas fotos; afeta apenas a nitidez do visor. Em outras palavras, um visor desfocado não se traduz em uma imagem desfocada.
Por que uma dioptria é útil?
As dioptrias da câmera permitem que você veja a imagem mais nítida possível - para que você possa selecionar cuidadosamente os pontos de foco, compor suas cenas e analisar os detalhes do assunto.
Afinal, se você estiver olhando para uma cena desfocada pelo visor, como pode esperar capturar uma boa foto? Você não será capaz de obter uma sensação precisa da cena porque será prejudicado pelo desfoque!
Se você usa óculos, o ajuste de dioptria pode ser uma grande ajuda. Você pode usá-lo para corrigir sua visão ruim; dessa forma, você pode fotografar sem óculos. Ou, se você às vezes trabalha com óculos e às vezes sem, pode ajustar o visor antes de cada sessão de fotos para ver uma imagem nítida.
Sempre fico chocado com o número de alunos que me dizem que nunca veem nada nítido pelo visor. Eu mostro a eles a dioptria e, depois que eles fazem um ajuste rápido, eles geralmente ficam surpresos com a nitidez do visor!
Como você sabe que sua dioptria precisa ser ajustada?
Se você olhar pelo visor e vir uma imagem ultra-nítida, sua dioptria está configurada corretamente e pode ser deixada sozinha.
No entanto, se você olhar pelo visor e notar um desfoque – mesmo que
um pouco de desfoque - então você deve seguir as etapas de ajuste que compartilho abaixo.
Dica profissional:ao avaliar o visor, tente apontar sua câmera para uma cena com muitos detalhes, como um pôster ou um livro. Se você luta para ler as palavras ou resolver linhas finas, é um sinal de que você precisa de um ajuste de dioptria.
(Você também pode olhar para as informações e guias presentes no visor, como a barra de exposição e os números de velocidade do obturador. Eles devem ser nítidos; se você não conseguir vê-los claramente, sua dioptria precisa ser redefinida.)
Como ajustar a dioptria da câmera:instruções passo a passo
Fazer um ajuste de dioptria é rápido e fácil. Basta seguir estes passos:
Etapa 1:Localize o controle de dioptria
A dioptria é geralmente uma pequena roda ou controle deslizante perto do visor da sua câmera:
A maioria é rotulada com sinais + e –.
Etapa 2:coloque sua câmera em um tripé
Certifique-se de ter uma lente conectada à sua câmera – idealmente, uma lente nítida que possa focar relativamente perto.
Em seguida, monte a câmera em um tripé resistente. Coloque a configuração na frente de uma cena plana com detalhes decentes e bom contraste, como uma estante, um relógio ou uma parede de tijolos.
Etapa 3:focar a lente
Usando o foco automático da sua lente, foque na cena.
(Se você estiver usando uma lente de foco manual, tudo bem, mas você precisará ter um cuidado extra para garantir um foco preciso.)
Faça uma foto de teste e amplie para ver os detalhes em seu LCD. Certifique-se de que os resultados são nítidos. (Se você tiver uma câmera sem espelho, poderá ver a imagem pelo visor, mas
não fazem isto! Verifique a focagem precisa sem olhar através do EVF.)
Etapa 4:ajuste a dioptria
Olhe pelo visor. Em seguida, comece a girar a roda de dioptria ou mova o controle deslizante.
A imagem pode ficar mais nítida ou mais suave. Eu recomendo apertar o ajuste de dioptria até que o visor fique extremamente embaçado; então traga a dioptria
de volta até ver uma imagem nítida. (Sinta-se à vontade para empurrá-lo para frente e para trás até que o visor esteja o mais nítido possível.)
Nota:Se as informações da tela do visor parecerem nítidas, mas a imagem nunca entrar totalmente em foco, você terá um problema diferente. Você pode ter perdido o foco, nesse caso você deve repetir a etapa anterior. Alternativamente, você pode estar usando uma lente macia ou uma lente que não consegue focar a essa distância; tente trocar de lente e/ou fazer backup e veja se resolve o problema.
Etapa 5:repita conforme necessário
Se você sempre fotografa com óculos ou lentes de contato, use-os ao ajustar a dioptria; se você primeiro ajustar a dioptria e
então coloque seus óculos ou lentes de contato, o visor pode parecer excessivamente corrigido.
Claro, se você preferir fotografar
sem óculos ou lentes de contato – mesmo que você os use em outras situações – remova-os antes de ajustar a dioptria. A dioptria pode compensar a má visão, mas somente se você a ajustar aos olhos.
Por fim, se você às vezes fotografa com óculos ou lentes de contato e às vezes fotografa sem eles, basta redefinir a dioptria antes de cada nova sessão de fotos. Levará apenas alguns momentos e, dessa forma, você pode ter certeza de que está capturando as fotos mais nítidas possíveis!
A dioptria da câmera:palavras finais
As dioptrias da câmera não são complexas e ajustar sua dioptria é simples. No entanto, pode fazer um
enorme diferença para sua fotografia – e seu prazer fotográfico – então não tenha medo de fazer uma redefinição de vez em quando!