A estabilização de imagem (redução de vibração em lentes Nikon) é um recurso maravilhoso que foi adicionado a muitas lentes DSLR lançadas no ano passado.
A Estabilização de Imagem (IS) permite que os fotógrafos acionem um interruptor em suas lentes e segurem suas câmeras em condições de pouca luz - usando velocidades de obturador mais longas sem o problema de Camera Shake (com minhas lentes Canon, eu estimo que isso me dá mais duas paradas) .
A estabilização de imagem é um ótimo recurso e, na minha opinião, vale a pena pagar os dólares extras – especialmente se você tirar muitas fotos com pouca luz.
Dito isso, há um momento em que você definitivamente deve desligar o IS porque isso fará mais mal do que bem às suas fotos -
quando você estiver usando um tripé .
As lentes de estabilização de imagem (e redução de vibração) procuram vibrações em sua câmera para reduzi-las - no entanto, se elas não encontrarem nenhuma (como quando você está usando um tripé), elas realmente podem causar isso - e, como resultado, causar sacudir.
Chuck Westfall da Canon explica bem:
Isso é realmente muito básico - se você ler o manual que vem com sua lente habilitada para IS, ele lhe dará a mesma dica - no entanto, eu vi alguns DLSRs montados em tripé com IS ligado no meu tempo e pensei que poderia ser tempo (e esqueci de desligar o IS em algumas ocasiões) – então pensei em escrever isso como um lembrete rápido (para todos nós).
A regra – se você estiver segurando sua câmera com a mão em situações de pouca luz, ligue o IS – se sua câmera estiver montada em um tripé – desligue o IS.
A exceção – Sim, sempre há uma exceção a qualquer regra e, no caso de IS, é importante saber que existem algumas lentes DSLR que podem realmente detectar e explicar quando você está usando um tripé (a Canon chama isso de detecção de tripé – um recurso que foi adicionado em 2000). Como resultado, você não precisa desativar a estabilização de imagem.
Como resultado – uma segunda ‘regra’ entra em jogo – ‘leia o manual da sua lente e você não errará’.