Se você tem uma DSLR, provavelmente já teve a experiência de enviar suas fotos para o computador após um longo dia de fotografia - apenas para descobrir que há "manchas" e "manchas" escuras em suas fotos.
Esses pontos e manchas aparecem em todas as suas fotos exatamente na mesma posição. Eles podem ser menos perceptíveis em fundos com muitos detalhes (e mais perceptíveis em fundos simples (como céu azul – especialmente quando você tem uma pequena abertura) – mas eles estão lá em todas as suas fotos (a imagem à esquerda é uma das os piores exemplos que eu já vi – e foi o resultado de uma técnica de limpeza de sensor de imagem ruim).
A razão para essas marcas é que você quase certamente tem poeira no sensor de imagem da sua câmera.
Estão sendo desenvolvidas câmeras que combatem esse problema (por exemplo, a Canon EOS 400D/Revel Xti e outras), mas até que todos saiamos e atualizemos nossa DSLR, estamos todos suscetíveis a isso.
A maioria dos proprietários de DSLRs acaba pegando um pouco no seu sensor (a menos que você nunca troque sua lente), mas aqui estão algumas dicas para diminuir a probabilidade disso:
- Evite trocar as lentes em ambientes de risco (onde há vento, água, poeira, etc.) – escolha uma lente e tente mantê-la.
- Desligue a câmera antes de trocar as lentes. Em algumas câmeras, o sensor tem uma carga elétrica que atrai poeira como um ímã.
- Segure a câmera de cabeça para baixo (com a abertura voltada para baixo) ao trocar as lentes. É impossível que a poeira caia na câmera se ela estiver de cabeça para baixo (a menos que haja vento que a exploda).
- Tenha sua lente pronta quando for trocar de lente (esteja preparado e tenha sua nova lente pronta para ser instalada para que sua câmera fique aberta pelo menor tempo possível).
- Verifique se há poeira nas lentes antes de instalá-las. Tenha um soprador com o qual você possa tirar qualquer especificação da lente.
- Limpe seu sensor de imagem com cuidado. Há muito debate sobre se você deve fazer isso sozinho ou se deve limpar seu sensor profissionalmente (veja abaixo algumas das abordagens de bricolage para limpar sensores). motivação para acertar!
Para testar se o seu sensor de imagem está sujo fotografe uma parede branca com uma pequena abertura (número grande) e você deverá vê-la nas imagens resultantes se tiver alguma.
Veja abaixo algumas das técnicas para limpar sensores de imagem sujos e empoeirados: - Compreendendo a limpeza do sensor digital SLR
- Limpeza do sensor da câmera
- Limpeza do Sensor Digital – Parte 1
- Técnicas e produtos de limpeza de câmeras digitais
- Limpeza do sensor de imagem
- Limpando seu sensor
- Guia de limpeza do CCD da Nikon
Achou isso útil? Cava aqui.