Você tem um tripé? Você o usa?
Suspeito que muitos fotógrafos digitais poderiam melhorar os resultados que obtêm de suas câmeras simplesmente anexando-as a um tripé.
Durante a próxima semana, aqui no DPS, vamos dar uma olhada no humilde tripé e cobrir por que eles são úteis (leia neste post para saber mais sobre isso), como comprar um tripé, o caso de monopés e alternativas quando você precisa de um tripé, mas não tem um à mão. Espero que gostem desta série.
Uma 'regra' para tiro com a mão
Não sou um grande fã de regras quando se trata de fotografia (sou um cara muito mais intuitivo), mas às vezes é bom tê-las em mente enquanto você fotografa.
A 'regra' para saber se não há problema em segurar a câmera na mão ao fotografar tem a ver com dois fatores principais, a velocidade do obturador em que você está fotografando e a distância focal da lente que você está usando. Aqui está:
Escolha uma velocidade do obturador com um denominador maior que a distância focal da lente. Então:
- se você tiver uma lente com 50 mm de comprimento, não fotografe mais devagar que 1/60 de segundo
- se você tiver uma lente com distância focal de 100 mm, dispare a 1/125 de segundo ou mais rápido
- se você estiver fotografando com uma lente de 200 mm, dispare a 1/250 de segundo ou mais rápido
Fotografar nessas velocidades significa que o efeito de trepidação da câmera que você tem ao tirar a foto deve ser minimizado na imagem que você obtém.
Tenha em mente que este é apenas um guia – um ponto de partida, se você quiser – para ter em mente ao fotografar. É uma regra que foi criada nos dias do filme e hoje em dia a maioria de nós fotografa com câmeras digitais que geralmente têm estabilização de imagem, o que significa que você pode usar velocidades de obturador mais lentas e que (a menos que você tenha uma DSLR) não tenha distâncias focais medido em mm's o que dificulta a sua utilização. Portanto, tome-o com um grão de sal, se quiser.
(mais…)