Uma das coisas sobre as câmeras digitais que as tornam tão atraentes é a pequena tela LCD na parte de trás delas.
Quando eu usava uma SLR de filme, costumava fazer anotações meticulosas das configurações que usava ao tirar fotos – anotando o número do quadro, a abertura e a velocidade do obturador após a maioria das fotos, para que uma ou duas semanas depois, quando eu recebesse minhas fotos do laboratório Eu poderia comparar minhas anotações com as fotos e descobrir como eu poderia melhorar minha fotografia.
A tela LCD nas câmeras digitais elimina a necessidade desse processo, pois as imagens podem ser visualizadas imediatamente após serem tiradas e os ajustes podem ser feitos para melhorar suas fotos imediatamente.
Se você gosta de gravar as configurações de suas imagens para análise futura, a maioria das câmeras digitais fará isso por você – para ser visto posteriormente em sua câmera (usando a função ‘info’ quando estiver reproduzindo em muitas câmeras) ou em seu computador.
LCD como visor?
Uma pergunta que recebo muito dos leitores é se eles devem usar a tela LCD ou o visor da câmera digital para enquadrar suas fotos. Suspeito que a maioria dos proprietários de câmeras use o LCD, mas há vários argumentos a favor e contra ele. Deixe-me explorar alguns:
Por que usar o LCD para enquadrar fotos
- Conveniência – Talvez a principal razão pela qual as pessoas usem o LCD seja a conveniência. Em vez de ter que ligar a câmera, levantá-la até o olho, olhar de soslaio (em muitos modelos de apontar e fotografar é bem pequeno) etc… usar o LCD significa que você simplesmente liga a câmera e de quase qualquer posição você pode tirar tiro.
- Tamanho – Como sugeri acima – muitos modelos de câmeras digitais têm visores muito pequenos e quando comparados com o LCD (geralmente entre 1,5 e 2,5 polegadas hoje em dia) não há muita comparação.
- Reprodução instantânea – fotografar com o LCD significa que, depois de tirar a foto, você verá imediatamente a foto que tirou piscando na tela. Você pode ver isso se usar o visor também baixando a câmera, mas adiciona outra ação ao processo.
- Criatividade – o uso do LCD abre todos os tipos de oportunidades criativas para sua fotografia, o que significa que você não precisa ter a câmera na altura dos olhos para poder obter o enquadramento correto. Em vez disso, você pode colocá-lo no alto ou no baixo e ainda conseguir alinhar bem as coisas.
- Imprecisão de enquadramento de visores ópticos em apontar e disparar – uma das reclamações mais comuns sobre o uso do visor em câmeras digitais é que o que você vê através dele é ligeiramente diferente do que a câmera está realmente vendo, pois o visor geralmente está posicionado acima e à esquerda da lente, o que significa que é ligeiramente diferente (um problema chamado paralaxe). A maioria dos visores que têm isso lhe dará um guia sobre onde enquadrar sua foto, mas pode ser um pouco difícil - especialmente ao tirar fotos em close / macro. (observe que nem todas as câmeras point and shoot possuem visores ópticos – algumas possuem eletrônicos (veja abaixo).
- Visão obstruída – em alguns modelos de câmeras digitais aponte e dispare, um zoom totalmente estendido pode obstruir a visão do seu visor. Isso pode ser bastante frustrante.
- Usuários de óculos – se você usa óculos, pode achar mais difícil usar o visor da sua câmera digital. Muitos hoje em dia vêm com um pequeno ajustador de dioptria para ajudar com isso.
Por que não usar o LCD para enquadrar fotos
- Assassino de bateria – o LCD da sua câmera consome a energia da bateria mais rápido do que quase qualquer outro recurso da sua câmera. Use-o não apenas para ver as fotos tiradas, mas também para alinhá-las e você precisará recarregar muito mais regularmente.
- Agitação da câmera – ao fotografar com o LCD como visor, você precisa manter a câmera afastada do corpo (geralmente no comprimento dos braços). Isso leva a câmera para longe do seu torso sólido e imóvel e para o ar (suportada apenas pelos braços estendidos) – isso aumenta a chance de sua câmera se mover enquanto você tira a foto, o que resultará em fotos desfocadas.
- Luz Competitiva – um problema que muitas vezes você terá ao enquadrar suas fotos usando o LCD é que, para muitas câmeras, fotografar com luz forte dificultará a visualização do LCD – deixando-o com uma aparência desbotada. Os fabricantes de câmeras digitais estão tentando superar isso com telas mais claras e brilhantes, mas usar o visor em vez do LCD geralmente resolve o problema.
- DSLRs – a maioria das DSLRs não oferece a oportunidade de usar o LCD como um visor. Suspeito que esse recurso se tornará mais disponível, no entanto, ao ouvi-lo ser solicitado um pouco. Não tenho certeza se o usaria, pois os localizadores de visualização DSLR geralmente são maiores e são um WYSIWYG (o que você vê é o que você obtém), o que significa que você pode ter certeza de que o que está olhando através do visor é o que a imagem será quando você fotografar.
- Localizadores eletrônicos de visualização (EVF) – outro tipo de visor encontrado em algumas câmeras digitais point and shoot é o EVF. Isso supera o problema de seu visor e câmera verem coisas ligeiramente diferentes, fornecendo uma imagem exata da cena que você está fotografando no visor. Isso acontece simplesmente colocando um pequeno LCD no visor.
Em última análise, a escolha de usar o LCD ou o visor dependerá da preferência pessoal. Eu usei uma variedade de câmeras digitais nos últimos anos e me vejo usando os dois métodos, dependendo da situação de filmagem e da câmera. Algumas câmeras têm visores grandes e claros (como minha DSLR) e então eu as uso. Outros têm visores minúsculos (na verdade, minha última point and shoot, a Fujifilm Finepix F10, não tem um).
Dada a escolha entre um ótimo visor e um ótimo LCD, eu provavelmente optaria pelo visor – me chame de tradicionalista, mas parece certo para mim.
Vá até o nosso grupo do Flickr para dar sua opinião sobre o que você usa – visor ou LCD?